quinta-feira, 16 de setembro de 2010

UMA DA PRIMEIRAS CONTRUCÇÕES DOS ACREDITADOS “ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO” REALIZADAS PARA O ESTRANGEIRO NO ANO DE 1959



A imagem obtida e enviada pelo amigo Jack Daussy, de Fécamp, um entendido e autor de várias obras sobre a indústria da pesca do bacalhau de França, nomeadamente por navios da pesca por arrasto, mostra o navio NOE, que durante a sua vida útil sofreu várias transformações, amarrado no porto de Lorient, recentemente, onde permanece desactivado.

A imagem não teria grande importância, se aquela embarcação, não tivesse sido uma das três primeiras construídas para o estrangeiro pelos acreditados Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1959 para as Ilhas Faroe, sob o nome de OLAVUR HALGI, juntamente com os gémeos LEIVUR OSSURSSON e VAGBINGUR.

O NOE foi comprado em 1999 pela Sté Carabin Sarl, dirigida pelo animador de televisão Olivier Chiabodo, que pretendia converter o NOE em estúdio flutuante de televisão itenerante, tendo os trabalhos sido iniciados em Lorient, contudo a totalidade dos financiamentos falharam, acabando por ficar arrestado.

http://naviosavista.blogspot.com/2009_04_19_archive.html

Fonte: Jack Daussy, Fécamp

Rui Amaro

3 comentários:

Anónimo disse...

Os ENVC construiram óptimos barcos,muito sólidos,como o velho Cedros ou o Ponta Garça para citar alguns que navegavaram nos mares açoreanos, segundo relatos dos meus velhos que durante décadas estiveram ligados á marinha mercante portuguesa. Pena foi a triste novela do Atlântida, mas esta tem muitos contornos...
João Moura

Rui Amaro disse...

Caro João Moura
Como disse os ENVC construiram (e reconstruiram) e continuam a entregar óptimos barcos (e de todos os tipos),o que dignifica a contrução naval Portuguesa.
Agora existem donos e projetistas das construções por esse mundo fora, que resolvem fazer alterações sobre alterações, e depois o construtor vai na onda e acaba por ficar encalhado.
Saudações maritimo-entusiasticas
Rui Amaro

Rui Amaro disse...

De acordo com o jornal OUEST FRANCE (Lorient) on-line, do passado dia 7, o Navio NOE parece ter interessado em negociar com as autoridades judiciais a sua compra para fins de reabilitação.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro