tag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post3137967267703008519..comments2024-03-26T03:30:05.990+00:00Comments on Navios à vista: ARRASTÃO BACALHOEIRO “SANTA PRINCESA” ex CHALUTIER MORUTIER “SPTIZBERG”Rui Amarohttp://www.blogger.com/profile/10773818608237113341noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-86219558483981308442009-06-17T22:59:37.651+01:002009-06-17T22:59:37.651+01:00Caro, senhor, claro, que era o Santa Joana o compa...Caro, senhor, claro, que era o Santa Joana o companheiro do Santa Princesa, foi distracção.<br /> Já agora, quando foi pedida autorização para construir um arrastão de popa, que veio a ser o Santa Isabel, foi justificado que, era para substituir o Santa Princesa.<br /><br /> Ricardo MatiasRicardo Matiashttps://www.blogger.com/profile/02038169514167334736noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-60694154400179389902009-06-16T14:11:58.158+01:002009-06-16T14:11:58.158+01:00Amigo Ricardo Matias
Mais dados para a história do...Amigo Ricardo Matias<br />Mais dados para a história do SANTA PRINCESA/SPITZBERG são sempre bem-vindos.<br />Quanto ao SANTA MAFALDA certamente está a referir-se ao SANTA JOANA, que com o seu companheiro SANTA PRINCESA em muitas das suas campanhas vinham ao rio Douro aliviar carga e aguardar melhores condições de acessibilidade na barra de Aveiro e ao ancoradouro da Gafanha. <br />Como as coisas são, o porto de Aveiro tem um movimento marítimo crescente e o porto do Porto acabou-se, porque assim o quiseram. Valha-nos os navios “BOX-SHAPE” que se servem do porto do Douro em trânsito para Sardoura e Várzea do Douro e agora a regata dos Rebelos nas festas do São João do Porto, além das embarcações turisticas, se bem que também parece quererem levar os navios hotéis para Leixões.Enfim!<br />Obrigado<br />Saudações marítimo-entusiásticas<br />Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/16601067907255602671noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-14390300259804410342009-06-16T14:00:37.177+01:002009-06-16T14:00:37.177+01:00Caro Rui Amaro
Vou tentar seguir a sua ideia. Bem...Caro Rui Amaro<br /><br />Vou tentar seguir a sua ideia. Bem haja pela total disponibilidade em querer ajudar<br /><br />Saudações marinheiras<br /><br />Luis Filipe MorazzoLuis Filipe Morazzohttps://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-58406181188170409992009-06-16T01:32:57.051+01:002009-06-16T01:32:57.051+01:00EX.mo Sr:
Obrigado pelos conhecimentos que part...EX.mo Sr:<br /><br /> Obrigado pelos conhecimentos que partilha connosco.<br /><br /> Havia umas lacunas nos meus dados, sobre este navio.<br /> Já agora, disse-me o capitão João São Marcos, que o Ministério da Marinha não autorizou o embandeiramento em Portugal deste navio, por ter mais de 10 anos, contudo, mudou de ideias quando a guerra começou.<br /> Na primeira viagem a St. John's, este navio e o Santa Mafalda foram apresados pelas autoridades canadianas, porque um cidadão alemão era accionista da E.P. de Aveiro. Foi necessária uma intervenção diplomática para libertar os navios.<br /> Também me disse que os navios eram 6 e que dois deles eram para ser portugueses. Mais tarde verifiquei, que o Le Jacques Couer e o Le Dougay-Trouin da Compagnie Generale de Grand Peche, os tinha aquirido ao estaleiro Robert Thompson, falido, que tinha sido encomendados pela Bacalhau de Portugal em 1930, com o nome de Corte Real e Descobridor, respectivamente, que declarou falência antes dos navios estarem prontos, estes eram refrigerados e eram os maiores do mundo, (... o costume pobrezinhos, mas imodestos...).<br /> Imagine-se como teria sido a pesca do bacalhau se estes navios tivessem chegado a Portugal em 1932. Seguramente teriamos ganho 20 anos. Eles vêm referenciados no 1ª Volume do Manuel Pata, pag 313.<br /><br /> Leio tudo, o que escreve, bem haja.<br /><br /> Ricardo MatiasRicardo Matiashttps://www.blogger.com/profile/02038169514167334736noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-82462273911470302872009-06-15T21:25:59.295+01:002009-06-15T21:25:59.295+01:00Caro Filipe Morazzo
As imagens e as fotocópias da...Caro Filipe Morazzo <br />As imagens e as fotocópias das páginas 115/116 foram-me dispensadas por correio electrónico pelo autor da obra LES CHALUTIERS FÉCAMPOIS MORUTIERS. Mr. Jack Daussy, mas de acordo com a página de apresentação, a obra está esgotada, no entanto poderá tentar par o editor: Association Fécamp Terre-Neuve<br />(Musée des Terres Neuvas)<br />27, boulevard Albert 1er<br />76400 Fécamp<br />Att. Mr. Jack Daussy<br />Contact@fecamp-terre-neuve-fr<br />È tudo que posso informar<br />Saudações maritimo-entusiásticas<br />Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/16601067907255602671noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-69976861976966342232009-06-15T17:01:43.065+01:002009-06-15T17:01:43.065+01:00Caríssimo Rui Amaro
Apreciei imenso a oportunidad...Caríssimo Rui Amaro<br /><br />Apreciei imenso a oportunidade que me deu em conhecer um pouco mais a história deste famoso armador francês La Morue Française et Sécheries de Fécamp, pioneiro dos grandes navios bacalhoeiros de arrasto lateral. Gostaria de lhe perguntar, como é que eu poderei fazer para adquirir a obra de Jack Daussy – “Les Chalutiers Fécampois Morutiers”? Uma vez que está esgotado.<br /><br />Saudações marinheiras<br /><br />Luis Filipe MorazzoLuis Filipe Morazzohttps://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com