tag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post6766964557990862327..comments2024-03-26T03:30:05.990+00:00Comments on Navios à vista: O PORTA-CONTENTORES ALEMÃO “S. GABRIEL” ENCALHA NOS AÇORESRui Amarohttp://www.blogger.com/profile/10773818608237113341noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-42645838510416830872009-12-05T18:57:27.820+00:002009-12-05T18:57:27.820+00:00O S.GABRIEL já está a salvo no porto de Ponta Delg...O S.GABRIEL já está a salvo no porto de Ponta Delgada.<br />Custava-me a crer que o navio não se safasse com a ajuda dos dois rebocadores portuários locais chamados pela Comapnhia TITAN.<br />Ainda bem!<br />Parabéns a todas as entidades envolvidas.<br />Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/10773818608237113341noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-41469435482289856812009-12-03T19:00:25.366+00:002009-12-03T19:00:25.366+00:00Caro Luis
Estou inteiramente de acordo, ou então s...Caro Luis<br />Estou inteiramente de acordo, ou então se estava alguém na ponte, o cansaço ou o sono foi mais forte.<br />Alguns dos naufrágios por encalhe, mais recentes aqui junto ao Douro/Leixões, aparentemente foram por motivos identicos.Alguns encontravam-se fundeados ao largo ou junto à costa, só que não fizeram marcações em terra, como os pilotos da barra o faziam, e em poucos minutos os navios estavam na praia ou nas pedras.<br />Saudações maritimo-entusiásticas<br />Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/10773818608237113341noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-48986144281862216702009-12-03T02:35:33.785+00:002009-12-03T02:35:33.785+00:00Tudo indica que o navio seguia sózinho sem ninguém...Tudo indica que o navio seguia sózinho sem ninguém na ponte, não há outra explicação para um disparate destes...LUIS MIGUEL CORREIAhttps://www.blogger.com/profile/06568959735209943791noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-38168483957802309762009-12-02T16:26:28.929+00:002009-12-02T16:26:28.929+00:00Caro Modesto
Casos idênticos ao acidente do S. Gab...Caro Modesto<br />Casos idênticos ao acidente do S. Gabriel, ocorrem por esse mundo, mesmo com tripulações bem qualificadas, das quais fazem parte as Europeias, Portuguesas incluidas. Agora faz uma pequena ideia o que sucede com as não qualificadas! È uma tragédia! <br />Este acidente não teve danos físicos, há pessoal que já desembarcou, outros como não podia deixar de ser permanecem a bordo. Os cavalos e mercadorias perecíveis já estão a salvo, e os seus proprietários e os das outras, possivelmente vão-se ver a braços, com o “Average Bond”, ou seja têm que contactar com as seguradoras a fim de garantirem um depósito a fixar sobre o valor da mercadoria. Está claro, muito mais tarde ser-lhes-há devolvido, pelo menos no meu tempo era mais ou menos assim.<br />Tratei alguns casos de navios que encalharam, se safaram mais tarde ou afundaram mesmo. Lembro de um vapor fretado à Booth Line, Liverpool, vindo do Pará e Ilhas do Amazonas, com carregamento completo de toros madeira e perto das Canárias, teve falha de máquina e água aberta, e já depois de vir para Leixões rebocado por outro vapor da frota do fretador, acabou por afundar. Este caso foi nos anos 60, pois os importadores, eram vários, tiveram que depositar verbas astronómicas ou entregar uma garantia bancária, eu vi-me à “rasquinha” para eles perceberem as clausulas contratuais exaradas nos Bs/l, mas acabaram por se entender com as suas seguradoras e fizeram os respectivos depósitos, que só passado cerca de dois anos foram devolvidos.<br />Quanto ao encalhe ocorrido de madrugada, tripulação a descansar, salvo para aí dois elementos de “quarto”, estranhamente o navio continua com os ferros em cima, pois esses ferros deveriam ter sido lançados à água muito antes do encalhe, a ondulação certamente não era de perigar, e o navio ficava fundeado e deixava de correr para a costa, e consta que o pedido de socorro só foi lançado depois do encalhe. Isto diz tudo!<br />Década 70, datas diferentes, por fora molhe Norte de Leixões encalharam dois porta-contentores saídos de Leixões, óptima visibilidade, desembarcados os pilotos, marcado rumo, e o pessoal foi almoçar, mesmo os de “quarto”, e por qualquer motivo os navios rodaram para Leste, e por mais chamadas de atenção, que os pilotos, radar fizessem, só estancaram com a proa nos blocos do Molhe Norte, felizmente safaram-se e sem avarias de maior!<br />Isto é assim, de noite, dois tripulantes de “quarto” na ponte, um diz para o outro, está tudo em ordem, vamos tomar café, ou fica um na ponte e adormece e lá vai o navio, por terra dentro ou meter outro no fundo, ou quando fundeado a aguardar piloto em ocasiões de mau tempo, garra até varar num areal ou espatifar-se nas pedras da costa. Fiam-se nos automáticos! Caro Modesto é isto e nada mais.<br />No Norte há os rebocadores da APDL, embora portuários, são de boa potência, caso de maior necessidade aparecem aí os rebocadores alto-mar da Remolcanosa, como o RIA DE VIGO (10.000cv/120tração), vindos de Vigo. <br />Antigamente quer na Galiza, Leixões, Lisboa, Gibraltar e nos Açores, haviam sempre salvadegos de companhias estrangeiras, particularmente Holandesas, Alemãs, Dinamarquesas, Suecas, Norueguesas e também Portuguesas, que faziam “estação” e ao primeiro pedido de socorro, avançavam de imediato, e muitos navios e tripulações foram salvos graças a esses rebocadores, apelidados de “raposas do mar”, e alguns ficaram famosos como o SEEFALKE, VALKYRIEN e ZWAARTE ZEE.<br />Estou convencido, se a agitação marítima não se deteriorar, depois de retirados o combustível e os contentores, e para tal facilitará as duas gruas com que o navio está equipado, e com o rebocador Holandês MISTRAL, 2X1.100cv motores, 31tons tracção, já a caminho do naufrágio, o S. GABRIEL voltará a Leixões.<br />Usualmente a condições de contrato armador/salvador é “no cure, no pay” ou seja não salva, não paga.<br />Saudações marítimo-entusiásticas <br />Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/10773818608237113341noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-20693844251582858252009-11-30T18:12:31.965+00:002009-11-30T18:12:31.965+00:00Caro Rui, só pode ser desatenção.
Como sabes, navi...Caro Rui, só pode ser desatenção.<br />Como sabes, navio regular em leixões, rota semanal e bem defenida, não encontro outra explicação.<br />O mais grave em tudo isto é que o navio vai perder-se sem que as nossas autoridades o consigam salvar.<br />Precisavamos pelo menos de três rebocadores espciais de salvamento de navios:<br />Um para o norte de portugal um para o centro e sul e outro para as nossas ilhas.<br /><br />Mais um navio perdido á mercê de quem não se interessa pelo sector marítimo, o ESTADO.<br /><br />Saudações Marítimas<br />José ModestoJOSÉ MODESTOhttps://www.blogger.com/profile/11832626106948263201noreply@blogger.com