tag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post8736209225779076376..comments2024-03-26T03:30:05.990+00:00Comments on Navios à vista: « A PROBLEMÁTICA BARRA DO RIO DOURO » - 7 -Rui Amarohttp://www.blogger.com/profile/10773818608237113341noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-80866012917736732972016-02-04T15:11:17.314+00:002016-02-04T15:11:17.314+00:00O Centro Português de Fotografia tem uma foto do n...O Centro Português de Fotografia tem uma foto do navio espanhol “Cresalubi”? naufragado na famigerada restinga do Cabedelo em 13-2-21<br /><br />Aida Freitas FerreiraAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-20989509862721999562008-06-03T17:56:00.000+01:002008-06-03T17:56:00.000+01:00Caro Amigo MorazzoMuito grato pelos elementos dos ...Caro Amigo Morazzo<BR/><BR/>Muito grato pelos elementos dos encalhes do André Boineau e do Oldenburg (3).<BR/>Relativamente às imagens, as que tenho são da imprensa diária sem a reportagem da notícia, mas não estão grande coisa, São elas Oldenburg encalhado e a do André Boineau, parcialmente submerso.<BR/>Julgo que o Baixo Baracudo será uma fileira de pedras entre Ofir e Apúlia, diante do lugar de Pedrinhas. Sobre estes dois acidentes os detalhes que possuo são vagos, apenas uma publicação sobre a OPDR, relata que o Oldenburg, quando em viagem de Larache para Hamburgo, encalhou e perdeu-se ao largo de Esposende nos Cavalos de Fão.<BR/>Sempre ao dispor<BR/>Saudações marítimas<BR/>Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/10773818608237113341noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-31453303994033735282008-06-01T22:01:00.000+01:002008-06-01T22:01:00.000+01:00Caríssimo Rui AmaroComeço por agradecer, a fotogra...Caríssimo Rui Amaro<BR/><BR/>Começo por agradecer, a fotografia que teve o cuidado em postar do navio “Cresalubi”, no ShipsNostalgia, bem como, a descrição bem fundamentada do acidente sofrido pelo navio “Lagoa. Eu limito-me sempre, a reproduzir aquilo que leio nas minhas fontes, especialmente limitadas no tocante a fotografias antigas. Já agora gostaria de complementar, que os navios que o amigo Rui Amaro referenciou, o alemão “Oldenburg” de 1316 toneladas, construído em 1900, era propriedade da firma Oldensburg Portugieesiche, e perdeu-se por encalhe no Baixo Baracudo, próximo a Fão, devido ao nevoeiro no dia 11.5.36. Quanto ao navio francês “André Boineau”, tratava-se de uma pequena unidade, com um deslocamento da ordem das 200 toneladas, transportava aparas de cortiça para Baiona, quando foi surpreendido também pelo nevoeiro, só que desta vez ao largo da praia da Apúlia, vindo a encalhar a poucos metros da costa, facilitando assim, o salvamento dos 9 homens que compunham a sua tripulação. Fotografias destes navios, é coisa que só um mestre como o meu amigo, poderá eventualmente conseguir.<BR/><BR/>Saudações marinheirasLuis Filipe Morazzohttps://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-83054477708004663342008-06-01T12:05:00.000+01:002008-06-01T12:05:00.000+01:00Amigo Morazzo e ReimarNa verdade, notei que o amig...Amigo Morazzo e Reimar<BR/>Na verdade, notei que o amigo Morazzo, também se guiou sobre o trabalho do saudoso e conceituado colunista e historiador de assuntos marítimos A.A.Moraes, particularmente sobre o historial e a frota da Carregadores Açoreanos, só que quem conhecer o local, verifica que a penedia dos Cavalos de Fão, fica, sensivelmente a sudoeste do farol de Esposende (situado na margem norte da barra do Cavado) e um pouco a norte das Torres de Ofir, mais propriamente a cerca de uma milha para oeste da chamada Restinga da foz do Cavado, (Pode-se consultar o Google Earth, procurando Ofir ou clicar a página Mapa da foz do rio Cavado).<BR/>Não sei se já alguma vez passou por Esposende, o Reimar de certeza, que conhece, mas se por lá passar, não terá dificuldade, além de apreciar a degradada barra de Esposende, que, lamentavelmente parece ter sido esquecida pelos políticos, em avistar os terríveis penedos, que foram motivo dos encalhes do vapor Alemão Oldenburg (1936) e do Francês André Boineau (anos 50) e talvez de outros. Aqueles baixios sempre foram muito temidos pelos mareantes da costa norte.<BR/>Ao consultar uns recortes de jornais, sobre o acidente, li que populações dali tão perto, como Povoa do Varzim, Vila do Conde, Barcelos, Viana e mesmo Esposende, só tiveram conhecimento do encalhe no dia seguinte com a chegada dos jornais diários pela camioneta da carreira, ida do Porto, e que também ia cheia de curiosos da Invicta, para verem o naufrágio e mesmo assim juntou-se nas imediações uma enorme multidão de curiosos. <BR/>Quanto à foto do vapor Espanhol Cresalubi, podem clicar no Ships Nostalgia que hoje mesmo a foto solicitada foi postada por mim, assim como uma do Secil Novo (1), mais tarde denominado Secil Grande, para dar o nome ao Secil Novo (2).<BR/>Um abraço a ambos<BR/>Saudações marinheiras<BR/>Rui AmaroRui Amarohttps://www.blogger.com/profile/10773818608237113341noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1754739859474224413.post-84367300348685083862008-05-31T13:09:00.000+01:002008-05-31T13:09:00.000+01:00Caríssimos Reimar e Rui AmaroGostaria de os inform...Caríssimos Reimar e Rui Amaro<BR/><BR/>Gostaria de os informar, que não me importo mesmo nada que os comentários postados por mim nestes blogges possam ser rectificados, especialmente quando são feitos por pessoas que eu considero serem verdadeiros “experts” do tema da minha preferência, os navios.<BR/>Contudo, gostaria de esclarecer o seguinte: todos os comentários que eu costumo postar, esforço-me para que sejam baseados em fontes fidedignas, tais como (jornais, revistas, bons livros, Internet etc.) este é e será sempre o meu rumo. Deste modo, a fonte utilizada, na minha última intervenção, para descrever a localização do naufrágio do navio “Lagoa”, foi retirada do livro “Carregadores Açoreanos e a sua Frota” de A.A. de Moraes, onde além de tudo aquilo que eu disse, ainda posso acrescentar o azimute correcto da posição, 41º 37` N e 10 º 23` W, também lá referido, perto de Cavalos do Fogo.<BR/>Mais uma vez, o diabo que escolha, mas como chato militante que sou, vou perguntar ao meu amigo, se tem uma fotografia do navio espanhol “Cresalubi”? naufragado na famigerada restinga do Cabedelo em 13-2-21.<BR/><BR/>Obrigado<BR/><BR/><BR/>Saudações marinheiras<BR/><BR/>Luis Filipe MorazzoLuis Filipe Morazzohttps://www.blogger.com/profile/07562123876883210100noreply@blogger.com