quinta-feira, 19 de junho de 2008

« O BATELÃO-PONTÃO ALEMÃO "INGE" À DERIVA, ENCALHA NA RESTINGA DA FOZ DO CÁVADO »

Madrugada tempestuosa, navegava ao largo da costa Norte de Portugal, conduzido pelo rebocador Italiano IGLESIAS, o batelão/pontão Alemão INGE (referencias à popa INGE, SCHW-4 HAMBURG), com cerca de 70m, em rota de Hamburgo para a Líbia, quando a amarreta, que o ligava ao rebocador, devido ao mau tempo rebentou, ficando o INGE à deriva, sem luzes de navegação e como não possuía tripulação correu à mercê do mau tempo de Noroeste e desgovernado. por seu lado o rebocador tentou encontrar o rebocado, não tendo sido bem sucedido, o seu capitão alertou as autoridades marítimas Portuguesas, uma vez que a embarcação extraviada, tornava-se um enorme perigo para a navegação. Durante todo o dia seguinte, não tendo localizado o batelão/pontão, rumou ao porto de Peniche, a fim de se abrigar do temporal e aguardar eventuais notícias sobre o seu paradeiro, e ainda para lavrar na respectiva capitania o usual "Protesto de Mar".
Passados cerca de dois dias, 09/03/1975 foi o INGE avistado varado numa praia do lugar do Forcadinho, a sul da barra de Esposende, na restinga da foz do Cávado, diante da fatídica penedia localizada ao largo da costa, denominada de Cavalos de Fão, onde muitas embarcações se têm perdido. pelo pessoal em serviço ao farol de Esposende.
Já com o batelão varado na praia, subiram a bordo alguns pescadores locais, que conseguindo penetrar no seu interior, não encontraram viva alma e trataram de trazer para terra alguns objectos, entre os quais uma bóia de salvação, dois sofás e algumas caixas contendo lingotes de ferro, estes possivelmente servindo de lastro.
Note-se, que este tipo de embarcação, uma “work barge”, não possuia qualquer estrutura de importância relevante acima do convés, além de não vir lotada de tripulação. Apesar de encalhada e batida por ondulação de Noroeste, não foram detectadas quaisquer avarias de importância, salvo a borda da popa ligeiramente danificada, e muito possivelmente cruzou toda a penedia dos Cavalos de Fão sem que se detivesse encalhada, devido ao seu pouco calado de água.
Logo que foi dado o alerta deslocara-se para o local uma patrulha da GNR de Esposende, da Guarda Fiscal do posto de Ofir, Delegação Maritima e ainda os Bombeiros Voluntários de Esposende, com material de socorros a náufragos.
O rebocador IGLÉSIAS, IMO 7351006, 36m/365tb, construido em 1974 pelo Cantieri Navali Solimano, Savona; 25/10/1980 ELEANORA ONORATO; subsequente história ignorada: 13 tripulantes comandados pelo cap. Armando Spadola.
Alguns dias depois, foi o INGE retirado do local com o prestimoso auxílio de vários barcos de pesca locais, sendo conduzido até ao rebocador da APDL, que pairava ao largo, devido aos perigosos baixios ali existentes, que faziam perigar aquele rebocador. Passado o cabo de reboque foi o batelão/pontão trazido para o porto de Leixões, tendo ficado atracado a uma das pontes-cais do porto de pesca, e uma vez que o primeiro rebocador perdeu o contrato, ficou a aguardar um outro rebocador oceânico, também de nacionalidade italiana, a fim de o conduzir ao seu destino, tendo deixado o porto de Leixões alguns dias mais tarde.
Durante todo dia do encalhe e no dia da reflutuação, foram muitos os curiosos, como acontece em ocasiões destas, que se deslocaram ao local, a fim de presenciarem o inédito naufrágio, naquela zona costeira.
O INGE foi agenciado pela Vesselmar – Agencia de Navegação, Lda, grupo Garland, Laidley, da cidade do Porto e recordamo-nos do colega Manuel Spratley da Silva, que tomou a seu cargo este caso, em apenas um dia ter ido do Porto à Alfandega e à Capitania do porto de Viana do Castelo, assim como a Esposende mais de quatro vezes, devido às sempre exigentes burocracias.
Rui Amaro
Fonte: Imprensa Nacional
Desenho : Rui Amaro

« THE LOSS OF THE MOTOR-COASTER "PONTA DE SAGRES" »

On the 02/01/1967, due to engine breakdown and in dense fog, the Portuguese wooden motor-coaster PONTA DE SAGRES went aground on the rocks near the river Ued Sebou, Moulay Bouselham, about 40 miles north of Kenitra on the Moroccan Coast. Meanwhile, the local maritime authorities started searching the distress crew, after her skipper, Master Antonio Paulo, 56 years old, from Olhão, having sent a “Mayday” message, which was listen by Tanger Coasting Radio Station. The eight crewmembers were met and saved by local fishermen, about 3 miles of Moulay Bouselham, only on the next day, after a long walk on the sands.
Later the vessel, loaded with fertilisers and general cargo from Lisbon for Kenitra, broke in two and was considered a total constructive loss, as well as her cargo. The vessel was partly insured.
Some years before, the PONTA DE SAGRES was news in the press too, because she was in risk of being wrecked near the Azores, owing having made water, but fortunately she reached Ponta Delgada without further trouble.
The PONTA DE SAGRES was built by Mr. José de Lemos, Faro, in 1947, as a wooden two mast auxiliary schooner for Sociedade Algarvia de Navegação.,Lda, Faro. About three years before the vessel having been transferred to Messrs. Vieira Pita, Lda, Faro, and she was converted in a two holds coaster with a new 6 cylinder diesel engine of 400 HP. Later a new propeller was installed to increase her speed.
The PONTA DE SAGRES had the following particulars: Tonnages, gross 298,63; net 163,45 and LOA 41,73 metres. Her usual route was in the Portuguese coastal traffic and also Portugal/Morocco service with eventual trips to Azores. In her earlier days she made trips to some French ports of Biscay. She was a typical coaster vessel with the funnel ahead of the bridge in contrast with the usual Dutch type.
Meanwhile in 1968, her owners purchased from Secil-Cia. Geral de Cal e Cimento, Setubal, the motor-coaster SECIL, 47m/427gt, completed in 04/1938 by the De Haan & Oerlemans, Heusden, The Netherlands, being renamed DAVID NUNES, in order to replace the ill-fated PONTA DE SAGRES. The "DAVID NUNES" was deleted from LR in 1988.
Rui Amaro
Source: Oporto Press
PS – This text was partly published in the June 1967 “Marine News –World Ship Society” by Kapitein Jean M. Otten, master of Dutch motor-vessel GITANA with my collaboration.

The two masts auxilary schooner "PONTA DE SAGRES" in her earlier days. /Press image/.

The wooden motor-coaster "PONTA DE SAGRES" outbound river Douro, Oporto, with a shipment of dust coal. in the 60s./My photo/.

The motor-coaster "SECIL" inbound river Douro, loading bagged cement, 01-1960./My photo/.

The motor-coaster "DAVID NUNES" inbound river Douro, Oporto, loading bagged cement, on the 20-11-1977./My photo/.

terça-feira, 3 de junho de 2008

« A PROBLEMÁTICA BARRA DO RIO DOURO » - 8 -

« A. TEIXEIRA DA COSTA »
O FOTÓGRAFO AMADOR DA BARRA DO DOURO

O navio-motor inglês Palmelian, 83m/1.535tb, Ellerman Papayanni Lines, Liverpool, demanda a barra do Douro, riscando na vaga, década de 50. Este navio e os gémeos Darinian, Mercian, Crosbian e Lucian davam bastante balanço a ambos os bordos, por vezes em dia de mar na barra, pareciam que iam adornar.

Outro aspecto do Palmelian, já dentro da barra, passando diante do Castelo de S. João Baptista da Foz do Douro, vendo-se o mastro de sinais da Corporação de Pilotos da Barra.

O navio-motor inglês Mercian, 83m/1.517tb, Ellerman Papayanni Lines, Liverpool, deixando a barra do Douro, década de 50

O navio-motor alemão Lisboa, 77m/1.441tb, OPDR, Hamburgo, saindo a barra do Douro, sob o olhar do piloto da barra José Fernandes Amaro Júnior, década de 50.


O iate-motor português Sadino, 34m/193tb, Chaves & Mateus.,Lda., Setúbal, faz-se à barra do Douro, sob mar cavado, a 31/01/1960.

Mar de enxofria, vindo lá da linha do horizonte, invade a Rua da Praia, a pouca distância a norte da barra do Douro, década de 50.

A.Teixeira da Costa, profissional do ramo da pastelaria e confeitaria, cujo estabelecimento e residência se situavam, ali junto da barra do Douro, tinha como hobby a fotografia de amadorismo, pois a sua câmara estava sempre pronta a disparar para o que desse e viesse, particularmente em ocasiões de barra difícil, tendo deixado uma apreciável colecção de fotografias de vários cenários daquela barra, dentre as quais, aquelas aqui postadas mas também as da entrada do navio-motor Strabo, sob mar desfeito e ainda as da ocasião da tragédia do iate-motor Meteoro, que além de emotivas fotos, fez o instantâneo do preciso momento do seu afundamento. Aqui fica a minha homenagem àquele ilustre e saudoso fotógrafo amador da Foz do Douro.
Rui Amaro


quinta-feira, 29 de maio de 2008

« A PROBLEMÁTICA BARRA DO RIO DOURO » - 7 -

« O NAUFRÁGIO DO IATE-MOTOR METEORO »

O iate-motor Meteoro, precedido a pouca distância do navio-motor Caramulo, é atingido por um enorme andaço de mar, que o vai fazer adornar e afundar-se, atirando para as águas revoltas a maior parte da tripulação e o piloto da barra, e tudo levou a crer que os motoristas devem ter ido com o navio para o fundo do oceano. /(c) Imagem de A. Teixeira da Costa, publicada na noticia do JN de 17/01/1947/.

A 16/01/1947, pairavam fora da barra vários navios e outros estavam abrigados na bacia do porto de Leixões, dentre os quais o iate-motor Meteoro, 28,98m/130tb, que estivera no molhe Sul, a descarregar sal vindo de Setúbal.
Dado que a barra do Douro se encontrava impraticável para a saída da lancha de pilotos P4, todos os navios iriam ser abordados pela lancha P1 da secção de Leixões – era uma alternativa que a maior parte dos portos portugueses não possuía, o que lhes restringia o movimento marítimo em ocasiões de mar nas suas barras – pelo que os pilotos, manhã cedo, seguiram para Leça da Palmeira no carro eléctrico da linha 1, tendo antes recebido instruções do piloto-mor José Fernandes Tato, que em principio haveria movimento para os navios de maior porte e os dois iates-motor, que eram o Meteoro e um outro, que já não me recordo do respectivo nome, deveriam vir à barra e aguardar ordens.
Segundo me divulgou em tempos, o piloto Henrique Correia Hugo, que no carro eléctrico acompanhava o seu colega Pedro Reis da Luz, este ao passar diante da barra e observando o jeito da ondulação, murmurou dizendo, “levo o navio para junto da barra e quando surgir um liso, faço-me à barra” ao que o colega retorquindo, aconselhou-o a não proceder como tal, porque depois iria ter complicações graves, e teve-as graves e trágicas para ele e para mais seis, que perderam a vida, salvando-se apenas dois tripulantes, um pela lancha P1 e outro pelo salva-vidas Visconde de Lançada da estação do ISN da Foz do Douro. Verdadeira e incompreensível incúria!
Após a usual consulta dos pilotos, no cais dos Marégrafo, presidida pelo piloto-mor e verificando-se que a ondulação embora de andaço, não impedia a entrada dos navios de maior porte, cerca das 09h00, foi içado no mastro do cais do Marégrafo e do castelo da Foz, o grupo de bandeiras relativo ao calado de água de quatro navios de maior porte.
Três desses navios Portugueses, aproximaram-se da barra seguidos do Meteoro, tendo tomado a dianteira o vapor Outão, 41m/218tb, precedido do navio-motor Rui Alberto, 48m/474tb, que passaram a barra sem grandes percalços, e logo a seguir vem de entrada o navio-motor Caramulo, 46m/340tb, todos carregados com cimento ensacado, o qual ainda a uma certa distancia foi envolvido por forte ondulação, que não lhe causara qualquer contrariedade.
O malogrado piloto deve ter olhado para noroeste, lá para as Longas e vendo que se ia dar um liso e desobedenço às ordens do piloto-mor faz-se à barra, tomando a vez do petroleiro Penteola, 53m/544tb, que já vinha a navegar para a barra e acabou por desandar para fora, ainda com o Caramulo, ali mesmo à sua proa e que muito possivelmente lhe tolheria os movimentos. O Meteoro vinha em lastro, portanto presa fácil da ondulação, e a cerca de uns quatrocentos metros começa a suportar a forte maresia traiçoeira, aliás já não havia hipótese de desandar para fora, e atingido por um enorme andaço de mar, correndo na vaga acaba por adornar sobre bombordo e submerge nas águas daquele mar maldito, vendo-se o piloto e os tripulantes de convés a debaterem-se com a maresia, desaparecendo um aqui outro ali.

 O CARAMULO continua a demandar a barra e pela sua popa o METEORO acabava de submergir, e instantaneamente dava-se novo liso de mar. / imagem de A. Teixeira da Costa /.

Gritos lancinantes se ouviram em terra, naquele local, que – tantas vezes - tem sido teatro de tragédias semelhantes. Um deles nadava para a barra mas sentindo que a corrente do rio lhe era desfavorável, teve a inteligência de se deixar ir ao sabor da corrente, nadando para o largo, acabando por ser resgatado pela lancha P1 timonada pelo cabo-piloto Aires Pereira Franco e pelo piloto Eurico Pereira Franco, cunhados do piloto Pedro Reis da Luz. Um outro segue o piloto, este de compleição forte, que conhecedor nato da área, nada na direcção do molhe de Felgueiras, infortunadamente recebe uma pancada de um qualquer destroço e quando está perto do referido molhe bate com a cabeça numas pedras, ficando em dificuldades. O outro naufrago foi resgatado pelo salva-vidas Visconde de Lançada, da Foz do Douro, sob as ordens do seu patrão José Bilé. As lanchas P4 e a P2 timonadas, respectivamente pelo sota-piloto-mor Manuel de Oliveira Alegre e pelo motorista Joaquim da Fonseca (Quim do Amaro). O salva-vidas Gonçalo Dias, da Afurada, também compareceu na barra, além dos rebocadores fluviais Mercúrio 2º e Deodato e de Leixões veio o Vouga 1º. Várias corporações de bombeiros do Porto e Matosinhos acorreram com o seu material de socorros a náufragos e ambulâncias.
Em dado momento, Fernando da Silva Marques (Pacharra), um jovem local de 19 anos, vendo o piloto Pedro Reis da Luz a desfalecer, não hesita, salta para águas revoltas e nada célere em seu socorro, alheio a todos os perigos que o ameaçavam. As vagas altas como montanhas faziam medo. Munido de uma corda, instruído e auxiliado do paredão pelo velho lobo do mar José Teixeira da Silva (Zé Relojoeiro), possuidor de um palmarés de enorme número de salvamentos e muito entendido nestas lides e ainda pelo ex marinheiro Ilídio da Costa Pinto, além de outros locais, conseguiu trazer o infeliz prático da barra até às escadas de leste do molhe de Felgueiras, Uma ambulância levou-o inanimado para o Hospital de Misericórdia, onde já chegou sem vida.
Pedro Reis da Luz, 50 anos de idade, casado, prático muito competente à 22 anos, fora protagonista de vários salvamentos naquela maldita barra, onde veio a perecer, pelo seu arriscado e desnecessário arrojo. A tripulação era na sua maioria Algarvia, dois deles naturais de Ílhavo e um de V.N. Milfontes. Um jovem da praia da Aguda veio no navio a convite do motorista, seu cunhado, e acabou por perder a vida.
Eu e minha mãe, vivendo aqui junto da barra do Douro, ficamos na maior das aflições, visto constar que era o meu pai, o piloto José Fernandes Amaro Júnior, que conduzia o Meteoro, felizmente estava a bordo de um outro iate-motor, o pequeno Guida, que estava no rio a aguardar ordens para largar, acabando por não sair.
O Meteoro, que fora construído pelo estaleiro Rijkswerf, Holanda, em 1907 para o tráfego comercial, pertencia à Sociedade de Transportes Marítimos Judith, Lda, Porto, que o empregava no tráfego nacional costeiro, com eventuais idas a Marrocos e Gibraltar, a qual também fora proprietária dos iates-motor Judith 1º, Cumpridor e mais tarde do Vianense. Havia sido adquirido, tempos antes, ao velejador Português António Herédia, que o utilizava como iate de recreio sob o nome de Nereida e tivera como seu capitão, João dos Santos Redondo, piloto da barra do Douro e Leixões.
Rui Amaro
Fontes: Imprensa Diária
Meu testemunho visual

PS - Lamento a qualidade da imagem, que foi copiada de uma fotocopia da noticia do JN.
Parece incrível, eu aqui tão perto do local do naufrágio e da terra do autor da imagem e por mais que procure não consigo uma reprodução em condições.
Alguém que tenha fotos do naufrágio e que me possa dispensar, ficarei imensamente grato.

domingo, 25 de maio de 2008

« A PROBLEMÁTICA BARRA DO RIO DOURO » - 6 -

« A TRAGÉDIA DO VAPOR ALEMÃO DEISTER »

À esquerda vê-se o Deister atravessado e preparando-se para sair a barra, a fim de regressar a Leixões de onde tinha vindo. À direita encalhado e destroçado, já por fora do Cabeço da barra, começava a afundar-se, acabando por se deter algum tempo semi-submerso, a cerca de 400 metros para lá do Molhe de Felgueiras, estando ainda a bordo vinte um homens agarrados ao varandim do castelo da popa, dentre os quais o piloto da barra, três no vau do mastro da ré e o oficial sobrecarga na casa de navegação, que se mostra engolfada pela maresia em fúria, tentando todos eles resistirem a uma morte certa, que pouco tempo levou a chegar. /(c) Gravura de noticia do jornal O Comercio do Porto de 05/02/1929/.

A 03/02/1929, nesse domingo trágico, alguns minutos depois das 08h00, o Deister, 80m/1.760tb, 16 pés de calado de água, já dentro da barra, um pouco adiante do lugar da Ponta do Dente, desgovernou, perigosamente a bombordo e o piloto da barra mandou largar o ferro de estibordo e máquina à ré, a fim de evitar a pedra da Forcada. Logo a seguir, obedecendo às manobras, foi ao meio do rio mas perdeu o referido ferro, por se ter rebentado a amarra. Entretanto, quando se preparava para seguir rio acima voltou a guinar, desta vez a estibordo, pelo que se viu obrigado a largar o único ferro disponível ou seja o de bombordo, a fim de evitar ir sobre a restinga do Cabedelo, acabando por perder também esse ferro. No entanto, quando tudo parecia ir correr de feição foi de guinada a sueste e sem ferros para o evitar, acabou por encalhar na restinga do Cabedelo, ficando envolvido na forte ondulação, que muita das vezes se faz sentir naquele local, mesmo em ocasiões de mar chão.
O rebocador Burnay 2º, que pairava perto das bóia dos Arribadouros, acorreu pressuroso mas não conseguiu estabelecer ligação com o vapor sinistrado, devido à forte corrente do rio e à ondulação na restinga do Cabedelo, que o fazia perigar e causou, que alguns elementos da sua equipagem ficassem feridos. Mais feliz, apareceu às 08h30 o rebocador Jupiter vindo de Leixões que, beneficiando de alguns lisos de mar, conseguiu passar o cabo de reboque à popa do vapor sinistrado, o qual pouco depois rebentou. Uma segunda amarreta foi passada e também acabou por rebentar. Uma terceira tentativa foi mais afortunada, tendo o rebocador puxado pelo Deister, conseguindo fazê-lo mover-se um pouco para oeste, todavia logo a seguir o Jupiter devido ao jeito das águas de cima e da ondulação, foi tocado pela alheta de bombordo e desgovernou, guinando para sul. Chegou a bater por duas vezes com a quilha sobre a Restinga, quebrando-se os vidros das quatro vigias à proa, pelo que o mestre Francisco António Rosa, “o Salvaterra”, julgando ter sofrido grande avaria no fundo provocada pelas pancadas e vendo o risco iminente de naufragar com os seus homens, sem beneficio para ninguém, mandou cortar a amarreta sem perda de tempo e de marcha toda força à ré, a fim de sair do perigo em que se encontrava, seguiu assim para fora da barra, vencendo a ondulação, que no canal de navegação ainda não era demasiado perigosa, ao contrário da Restinga e do Cabeço da Barra, a sul.
Com a rebentação do mar, que se fazia sentir, quando o Jupiter bateu no fundo, agravado com a água que entrou em grande quantidade, a casa da máquina, caldeira, alojamentos à proa e à popa ficaram inundados. A água chegou a atingir o nível de 2,5 pés, pelo que o mestre decidiu voltar a Leixões, a fim de limitar as avarias e esgotar a água.
Nessa altura, o piloto-mor Francisco Rodrigues Brandão e o cabo-piloto Alexandre Cardoso Meireles, deixando de dispor da acção dos dois rebocadores, mandaram lançar um foguetão, que conseguiu alcançar o vapor e então foi estabelecido um cabo de arame, que foi amarrado a um peoriz do cais Velho. De bordo, começaram a retesar esse arame e a breve trecho conseguía-se desencalhar o vapor, que ganhando jeito às águas de cima ficou atravessado ao rio, de proa a norte e dando leves indícios de se encontrar arrombado avante, talvez por ter batido na penedia submersa da Forcada ou no enrocamento do cais Velho, sem que ninguém tivesse dado por isso.
Sem os dois ferros e talvez a bordo, devido à situação e nervosismo gerado, não se tivessem apercebido da entrada de água nos porões de vante ou se ignorasse por falta de sondagem a dimensão dos rombos, o piloto da barra compelido, para se evitar o bloqueamento da barra, acabou por se fazer ao largo, com a maresia e o tempo a deteriorar-se, na tentativa vã de alcançar o porto de Leixões e onde, caso estivesse arrombado, seria encalhado em areal apropriado ou em qualquer baixio da bacia daquele porto, procedimento normal para casos semelhantes. No entanto, houveram entendidos, que não admitiam a ida do vapor para o mar, devido ao facto de se encontrar, eventualmente a fazer água e sobretudo privado de ferros para uma eventual necessidade de ancorar numa situação de emergência mas o piloto-mor sem qualquer informação de bordo, certamente após ter conferenciado com os seus subordinados presentes no cais Velho e como profissional responsável pela barra e pelos serviços de pilotagem, apurando que havia condições para o Deister rumar ao porto de Leixões, teve de decidir na hora, pelo que os populares e a imprensa diária jamais lhe deveriam ter imputado culpas pela tragédia.
Entretanto, o Deister saía a barra suportando algumas fortes voltas de mar, que o não faziam perigar na sua marcha mas talvez lhe tenham danificado as escotilhas dos porões de vante, possivelmente por se encontrarem mal fechadas, por onde começou também a entrar água. Todavia, a cerca de meia milha, um pouco a sul da pedra do Gilreu, sem ferros e na ausência de qualquer embarcação de apoio por perto, começou por seguir à deriva a arriar-se de proa, leme e hélice fora de água, apitando lugubremente por socorro, tendo acabado por se deter encalhado no topo norte do cabeço de areia da barra, distanciado cerca de trezentos a quatrocentos metros para oés-sudoeste do farolim de Felgueiras, local de forte ondulação e difícil acesso.
Curiosamente, quando manhã cedo o Deister, vindo do porto de Leixões, demandara a barra, a ondulação era fraca, embora por vezes ameaçasse deteriorar-se devido à previsão de tempestade eminente mas nada fazendo prever tamanha tragédia, embora cerca das 07h40 fossem sentidas rajadas de vento de oés-noroeste da ordem dos 90 km/h e às 11h15 registara-se a rajada mais violenta de 128 km/h de noroeste. Durante a tarde repetiram-se as fortes rajadas de carácter ciclónico. O mau tempo só começou a amainar por volta das 20h00. O rebocador Jupiter, vindo do porto de Leixões para safar do Cabedelo o vapor sinistrado, entrou e saiu a barra com alguma dificuldade mas sem qualquer percalço. A maresia e a ventania começaram a piorar, drasticamente no preciso momento em que aquele vapor manobrando de proa ao mar, pelos seus próprios meios, retrocedia para o porto de Leixões, abandonando o rio Douro, se bem que quando o malogrado piloto da barra constatou que não alcançaria bom porto, tudo levou a crer, enquanto teve hélice e leme, que tentou manobrar de maneira a encalhar o Deister a norte do molhe de Felgueiras, mais propriamente na penedia da praia do Ourigo, local onde haveria mais hipóteses de resgate da tripulação. Só que já era demasiado tarde.
Logo que o Jupiter entrara em Leixões, procedera-se ao esgotamento da água e entretanto alertado pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, a bordo do vapor italiano Doride, navio de mau governo e fraco de máquina, que deveria ter entrado a barra do Douro, antes do Deister, só que demorou a safar as muitas voltas que os dois ferros tinham e da ponte de comando vislumbrando, que o Deister estava em dificuldades fora da barra, já não saiu daquele porto, tratando de proceder a nova amarração, e sem perda de tempo, tratou de chamar a atenção do Jupiter para a desgraça que se estava a desenrolar.
Aquele rebocador, imediatamente tratou de se fazer ao mar e por ordem do capitão do porto levou a reboque o salva-vidas Leixões, este sob as ordens do seu patrão José Rabumba, "O Aveiro", protagonista de salvamentos sem conta, e acompanhado pelo rebocador Lusitânia e a traineira S. Sebastião, conduzindo um outro salva-vidas, dirigiram-se para o local do naufrágio e então o Jupiter, fazendo os possíveis e impossíveis, foi-se aproximando do Deister. Infelizmente quando tinha dois náufragos por perto, o salva-vidas Leixões, devido a um golpe de mar, voltou-se e o mestre "O Salvaterra" teve de acorrer a resgatar a companha daquele salva-vidas.
Aquele mestre, que acabou por ter o seu rebocador, mais uma vez inundado, conferenciando com o patrão do salva-vidas Leixões, e não se vislumbrando qualquer náufrago à superfície daquelas malditas águas, além do mau tempo continuar a deteriorar-se, resolveram regressar, ingloriamente ao porto de Leixões.
Apesar de todas as tentativas de salvamento levadas a cabo por terra e por mar, particularmente pelo rebocador Júpiter, aquele acidente redundou numa enorme desgraça, na qual pereceram todos os seus 24 tripulantes e o piloto da barra Jacinto José Pinto, 33 anos de idade, profissional muito competente, após se debaterem estoicamente cerca de seis horas contra uma maresia impiedosa.
O Deister, que vinha consignado aos agentes W.Stuve & Cia e fora construído em 1921 pelo estaleiro Howaldstwerke, Kiel, sob o nome de Franziska para o armador Carl Wohlenberg, Hamburgo, tendo sido adquirido em 1928 pelo armador Rabien & Stadtlander G.m.b.H., Bremen, passando então a andar fretado à companhia Neptun Dampfs. Ges., também de Bremen, até se p
erder, quando realizava a sua terceira viagem ao rio Douro.
Rui Amaro
Fontes: Imprensa diária
Piloto da barra José Fernandes Amaro Júnior - meu Pai

Vapor italiano Doride, 75m/1.507tb, construido em 1897 por Henry Koch, Lubeck, como Tanger para OPDR, Oldenburg; 08/1914 devido à guerra foi internado em Malaga; 08/1919 quando se encontrava ao serviço de um armador Francês foi entregue ao Shipping Controller, Londres; 1921 Stralsund, Neue Dampfer-Compagnie, Stettin; 1924 Deutche Levante Linie, mesmo nome; 1926 Doride, Navigazione Neptunia, Genova, que o empregou no seu serviço Itália para Portugal; 1938 Gimna, Servizio Italo Portughese, Génova, 24/05/1943 afundado por bombardeamento em Regio di Calabria; 1947 posto a reflutuar: 1951 Palmaiola, Ilva Alti Forni e Accieri di Italia, Genova; 1961 desmantelado em Genova. /(c) Foto de autor desconhecido/.

O rebocador Jupiter, 33m/114,58tb, construido em 1915 por J. Constant Kieverts, Dordrecht; ex Foremost III, R.E.V. Jaags,Ltd; 1920 Jupiter, Empresa de Transportes Fluviais e Maritimos (Garland, Laidley & Co.,Ltd.), Porto; 1931 Jupiter, Messageries du Senegal, Dakar. / (c) imagem do armador/.