domingo, 10 de novembro de 2013

DRAGA “ENGº MATOS” DA AGPL

A ENGº MATOS a navegar no estuário do Tejo em 1985

A ENGº MATOS na doca da Rocha em 1953

A ENGº MATOS em trabalhos de dragagem no estuário do Tejo em 1985

A ENGº MATOS na doca da Rocha em 1988

Draga de gadanha Portuguesa ENGº MATOS construída em 1930 por um estaleiro Holandês, por encomenda da AGPL – Administração Geral do Porto de Lisboa, para dragagens no estuário do Tejo; 19__, a máquina a vapor foi substituída por um motor a diesel; 1998 amarrou e no mesmo ano foi vendida ao estaleiro de sucatas de Alhos Vedros para desmantelamento em sucata.
11/01/1961 – a tripulação da draga ENGº MATOS, quando retiravam lodo do rio, junto a um dos pontões da Ribeira Nova encontraram um objecto raro e bastante valioso, um canhão de bronze antiquíssimo de carregar pela boca, que deve ter pertencido a uma nau do século XVI. A velha peça de dois metros, foi objecto de natural curiosidade popular.
Nas minhas fontes não encontrei mais pormenores da draga Engº MATOS.
Fonte: Nuno Bartolomeu, Almada.
Imagens de autor desconhecido passadas gentilmente por Nuno Bartolomeu, Almada,
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

Sem comentários: