sábado, 21 de fevereiro de 2009

RECUEMOS AO ANO DE 1954 – ALGO DE NOVO NO PORTO COMERCIAL DE VIANA DO CASTELO



1950 - Porto de Viana do Castelo vendo-se o quebra-rochas DOURO a trabalhar na barra. Gravura da Imprensa diária.


Viana do Castelo, 11 de Janeiro – Depois de ter caído em marasmo que se prolongou no pós-guerra, o porto de Viana do Castelo volta a usufruir do movimento e popularidade antigas, e o ano de 1953 que vem de findar, trouxe ao nosso porto o maior número de navios de toda a sua história.
Assim, a carregar esteios para as minas das Astúrias, visitaram o porto assiduamente, os vapores Espanhóis VICENTE SUAREZ, MINA CANTINQUIM e SANTIRSO; para receber madeiras serradas para caixas e construção para as ilhas do Canal e Inglaterra, e trazendo materiais para os Estaleiros Navais locais, vindos do Norte da Europa os navios-motor Holandeses BREM, VLIER, IMPORT, EREBUS, VROUWEPOLDER, WESTERSCHELDE, MEIKE, BILL-S, TON-S, GERRY-S, BETTY ANNE-S; Alemães KATJA, ACASTE, BRILLANT, MARIAECK e do Sul de França e Itália, os Italianos MAURO SANTE e DORIDE e o Suíço ROHNE.

 O vapor SANTIRSO demanda o porto de Leixões, década de 50 / (c) Foto Mar, Leixões /.

Abriu com chave de ouro o ano de 1954, com a visita para carregar as belas madeiras serradas do Alto Minho, o navio-motor Alemão ATLANTA, uma das mais belas e modernas unidades mercantes vinda ao nosso porto, com um comprimento total de 96 metros, boca de 11,5 metros e podendo carregar 1.300 toneladas de carga, embarcação, que graças, à comprovada competência dos nossos pilotos, fez impecáveis manobras de entrada e saída da barra, sem o mais leve incidente, e cuja entrada no nosso porto pôs em alvoroço todos aqueles que sabem e lhe atribuem importância vital para o futuro da região.
Salientamos acima somente a quantidade de embarcações estrangeiras, pelo que isso significa de crescente prestigio dum porto que, dotado com três diques secos, e magnifica doca, pode vir a ser, quando completadas as obras de quebramento da penedia da barra, ainda mais procurado e muito mais útil para esta região.

O navio-motor alemão BRILLANT cruzando de saída a barra do Douro em 1954- foto de Rui Amaro.

Viana do Castelo tem deveres de gratidão para companhias de navegação e suas agências, quer nacionais e estrangeiras, que não deixam de dar o seu valioso concurso para o engrandecimento do nosso porto. Dentre elas, é justo destacar-se a armadora Suiça “Keller Line”, de Basileia, e ao seu agente no Porto, Sr. Renato Costa, devendo frisar-se que os simpáticos irmãos Keller, que muitas vezes nos visitam, são sinceros admiradores de Viana do Castelo. E a propósito, citaremos a sua recente visita aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, onde proferiram palavras de maior encómio, pela maneira modelar como ali se trabalha.
Das industrias de exportação de madeiras serradas, da pesca do bacalhau e da construção naval, está recebendo o porto de Viana do Castelo o crescente incremento que regista e não queremos deixar de escrever duas palavras de reconhecimento para o Governo da Nação que, desde a primeira hora soube compreender os anseios de Viana do Castelo e a importância do seu porto; dos ministros Américo Tomás e Eng.º Frederico Ulrich que tanto tem ajudado o seu engrandecimento e dos bons Vianenses ligados às industrias citadas, que se têm entregado, sem desânimo nem colapsos, ao seu crescente desenvolvimento, fomentador da riqueza da região.
Cremos que, de ano para ano, algo de novo se irá registando no nosso porto. E isso, é obra de todos aqueles cujos nomes aqui deixamos, para que se faça história.
Fonte: Extraído do Jornal O Comércio do Porto – Diário de Viana, com ligeiros acertos.
Rui Amaro
 
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

2 comentários:

Luis Filipe Morazzo disse...

Caro Rui Amaro

Gostaria de lhe pedir um favor, se for possível postar a foto do navio espanhol "Santirso"? Ficaria grato por isso, pois como se sabe, este navio naufragou ao largo do Cabo S.Vicente em 1963, vítima de forte colisão.

Obrigado

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo

Rui Amaro disse...

Amigo Luis Filipe Morazzo

Gostava de satisfazer o seu pedido, infelizmente estou na mesma situação. Por mais que procure não consigo arranjar uma foto ou desenho do vapor “Santirso”, o tal que em Viana do Castelo era presságio de chuva, ou melhor chovia mesmo.
Já tentei através do “Ships Nostalgia” e de sites de “nuestros hermanos” e ainda ontem, aqui em minha casa perguntei ao F. Cabral, que tem fotos que se farta, e na Foto Mar, e nada!
Na minha colecção de recortes de jornal, tenho uma gravura de notícia dele, atracado na doca de Viana do Castelo. Só que está muito estragada.
Eu conheci esse “mercante” que vinha regularmente a Leixões e ao Porto e um dia lá ficou pelas alturas do Cabo de S. Vicente.
Se entretanto eu conseguir a foto, certamente que será postada em “Navios à Vista”.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro