O rebocador DOM LUIZ embandeirado em arco junto da Torre de Belém em dia festivo.
O rebocador DOM LUIZ no estuário do Tejo. / Photo taken by Mr. Chris Morgan - copyright /.
Os rebocadores DOM LUIZ e FOZ DO LIMA assistindo o paquete italiano RAFFAELLO na acostagem à Gare Maritima de Alcantara em fins da década de 60.
O rebocador DOM LUIZ prestando assistência ao navio escola e porta-helicópteros da Armada Francesa JEANNE D'ARC no porto de Lisboa na década de 60.
DOM LUIZ – Rebocador de alto mar/ imo
5091779/ 43,6m/ boca 10,3/ calado 04,01m/ 594tb/ DWT 800/ 1 motor diesel
electrico 1.875hp/ 1 hélice/ 1 leme/ 2 baleeiras/ 1 radar/ 14 tripulantes;
07/11/1943 lançado à água como rebocador salvadego denominado ATR-100, da
classe Sotoyomo auxiliary fleet tug, pelo estaleiro Levingston Shipbuilding
Co., Orange, Texas; 04/1944 entregue pelo estaleiro Gulfport Boilers &
Welding Works, Port Arthur, Texas, à US Navy; 12/04/1944 entrou ao serviço da
Navy como rebocador auxiliar de esquadra ATA-173; _/__/____ abatido ao efectivo
e cancelado o registo naval; 1949 DOM LUIZ, AGPL -Administração Geral do Porto
de Lisboa, que o colocou no serviço portuário, se bem que sempre pronto para
actuar em assistência em alto-mar; década de 70 foi fretado pela APDL para
assistência às manobras dos petroleiros no terminal de petroleiros do porto de
Leixões; 1975 ALPERTUCHO, Rebosado – Rebocadores Fluviais do Sado Lda.,
Setúbal, tendo operado no tráfego de rebocagem local; 1993 abatido ao efectivo
e vendido a sucateiros de Setúbal para desmantelamento.
Fontes: Navsource, Auxiliary Fleet Tug, Miramar Ship Index,
Nuno Bartolomeu.
Imagens: Autor desconhecido – gentilmente transmitidas
por Nuno Bartolomeu, de Almada.
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se
houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue,
deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que
será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação
da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION.
If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos
posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but
will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the
continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.
2 comentários:
O navio tinha dois motores Diesel (geradores de corrente contínua) da marca GM que alimentavam um motor eléctrico de CC de propulsão.
O rebocador de alto - mar D. Luíz era irmão gémeo do rebocador Monsanto da Companhia Colonial de Navegação. Foi efectivamente construído em 1942 nos E.U.A e tinha como aparelho propulsor dois (2) motores diesel de 12 cilindros cada, construídos no mesmo ano por General Motors Corp., em Detroit, com uma potência máxima de 1900 cv. Velocidade máx 12 mph e 14 tripulantes.
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