domingo, 23 de dezembro de 2012

REBOCADOR “DOM LUIZ” DO PORTO DE LISBOA


O rebocador DOM LUIZ embandeirado em arco junto da Torre de Belém em dia festivo.

O rebocador DOM LUIZ no estuário do Tejo. / Photo taken by Mr. Chris Morgan - copyright /.

Os rebocadores DOM LUIZ e FOZ DO LIMA assistindo o paquete italiano RAFFAELLO na acostagem à Gare Maritima de Alcantara em fins da década de 60.

 
O rebocador DOM LUIZ prestando assistência ao navio escola e porta-helicópteros da Armada Francesa JEANNE D'ARC no porto de Lisboa na década de 60.  

DOM LUIZ – Rebocador de alto mar/ imo 5091779/ 43,6m/ boca 10,3/ calado 04,01m/ 594tb/ DWT 800/ 1 motor diesel electrico 1.875hp/ 1 hélice/ 1 leme/ 2 baleeiras/ 1 radar/ 14 tripulantes; 07/11/1943 lançado à água como rebocador salvadego denominado ATR-100, da classe Sotoyomo auxiliary fleet tug, pelo estaleiro Levingston Shipbuilding Co., Orange, Texas; 04/1944 entregue pelo estaleiro Gulfport Boilers & Welding Works, Port Arthur, Texas, à US Navy; 12/04/1944 entrou ao serviço da Navy como rebocador auxiliar de esquadra ATA-173; _/__/____ abatido ao efectivo e cancelado o registo naval; 1949 DOM LUIZ, AGPL -Administração Geral do Porto de Lisboa, que o colocou no serviço portuário, se bem que sempre pronto para actuar em assistência em alto-mar; década de 70 foi fretado pela APDL para assistência às manobras dos petroleiros no terminal de petroleiros do porto de Leixões; 1975 ALPERTUCHO, Rebosado – Rebocadores Fluviais do Sado Lda., Setúbal, tendo operado no tráfego de rebocagem local; 1993 abatido ao efectivo e vendido a sucateiros de Setúbal para desmantelamento.
Fontes: Navsource, Auxiliary Fleet Tug, Miramar Ship Index, Nuno Bartolomeu.
Imagens: Autor desconhecido – gentilmente transmitidas por Nuno Bartolomeu, de Almada.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

2 comentários:

Anónimo disse...

O navio tinha dois motores Diesel (geradores de corrente contínua) da marca GM que alimentavam um motor eléctrico de CC de propulsão.

José Correia disse...

O rebocador de alto - mar D. Luíz era irmão gémeo do rebocador Monsanto da Companhia Colonial de Navegação. Foi efectivamente construído em 1942 nos E.U.A e tinha como aparelho propulsor dois (2) motores diesel de 12 cilindros cada, construídos no mesmo ano por General Motors Corp., em Detroit, com uma potência máxima de 1900 cv. Velocidade máx 12 mph e 14 tripulantes.