terça-feira, 3 de junho de 2008

« A PROBLEMÁTICA BARRA DO RIO DOURO » - 8 -

« A. TEIXEIRA DA COSTA »
O FOTÓGRAFO AMADOR DA BARRA DO DOURO

O navio-motor inglês Palmelian, 83m/1.535tb, Ellerman Papayanni Lines, Liverpool, demanda a barra do Douro, riscando na vaga, década de 50. Este navio e os gémeos Darinian, Mercian, Crosbian e Lucian davam bastante balanço a ambos os bordos, por vezes em dia de mar na barra, pareciam que iam adornar.

Outro aspecto do Palmelian, já dentro da barra, passando diante do Castelo de S. João Baptista da Foz do Douro, vendo-se o mastro de sinais da Corporação de Pilotos da Barra.

O navio-motor inglês Mercian, 83m/1.517tb, Ellerman Papayanni Lines, Liverpool, deixando a barra do Douro, década de 50

O navio-motor alemão Lisboa, 77m/1.441tb, OPDR, Hamburgo, saindo a barra do Douro, sob o olhar do piloto da barra José Fernandes Amaro Júnior, década de 50.


O iate-motor português Sadino, 34m/193tb, Chaves & Mateus.,Lda., Setúbal, faz-se à barra do Douro, sob mar cavado, a 31/01/1960.

Mar de enxofria, vindo lá da linha do horizonte, invade a Rua da Praia, a pouca distância a norte da barra do Douro, década de 50.

A.Teixeira da Costa, profissional do ramo da pastelaria e confeitaria, cujo estabelecimento e residência se situavam, ali junto da barra do Douro, tinha como hobby a fotografia de amadorismo, pois a sua câmara estava sempre pronta a disparar para o que desse e viesse, particularmente em ocasiões de barra difícil, tendo deixado uma apreciável colecção de fotografias de vários cenários daquela barra, dentre as quais, aquelas aqui postadas mas também as da entrada do navio-motor Strabo, sob mar desfeito e ainda as da ocasião da tragédia do iate-motor Meteoro, que além de emotivas fotos, fez o instantâneo do preciso momento do seu afundamento. Aqui fica a minha homenagem àquele ilustre e saudoso fotógrafo amador da Foz do Douro.
Rui Amaro