sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
O LUXUOSO IATE DE RECREIO INGLÊS "VIRGINIA" ESTEVE NO RIO DOURO EM 1956
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
RECORDANDO A ESCALA DO N/M HOLANDÊS "SPURT" NO PORTO DE AVEIRO EM 1953
A 20/12/1953 demandou a barra de Aveiro, agenciado pela Garland, Laidley, da praça do Porto, o navio-motor Holandês SPURT, 47m/399tb/559dwt, do armador Fiege & Hoff, de Roterdão, gerido por Scheepvaartbedrijf Gruno, de Amsterdão, e ao serviço do grupo CPL (Cornelder Lijn, Portugal Lijn e Lusitania Lijn). O carregamento de cerca de 600 toneladas de cubos de granito destinados ao mercado Belga, foi a razão daquele navio escalar o porto de Aveiro, o que foi notícia da imprensa diária, por ser uma raridade a visita de uma embarcação comercial àquele porto da laguna Aveirense, e após o inicio das obras de melhoramentos da sua barra. O Spurt foi atendido pelo caixeiro de mar Domingos Rodrigues Brandão.
Deve-se acrescentar que à altura daquele interessante evento, para o porto de Aveiro, o SPURT (1) encontrava-se fretado em regime "bareboat charter" ao importante armador Van Nievelt, Goudriaan & Co's, de Roterdão, que com a sua "Portugal Lijn" servia os portos de Lisboa, Douro e Leixões, com duas saídas semanais para Vigo, Anvers e Roterdão. Em 1965 o SPURT (1) foi substituído por uma nova tonelagem e mais oferta de espaço de carga, o SPURT (2), ex ARAK, de 1946/53,64m/499tb/680dwt/9,5nós/2 mastros.
A Garland, Laidley, além do SPURT, já levou alguns navios ao porto de Aveiro, entre os quais, PAULA BUSCHER, Alemão, atendido por Manuel Spratley da Silva e Rui Amaro; BRANDARIS, Holandês, por Joaquim Augusto Rodrigues Azeredo; NIEUWLAND, Holandês, por Fernando Marques dos Santos; ADELHEID SIBUM, Alemão, por Luis Pimenta Povoas, que também atendeu o RENAISSANCE ONE, que foi o primeiro ou talvez o único navio de cruzeiro a visitar aquele porto, o qual pertencia à Renaissance Cruises. Outros navios estiveram à barra, contudo devido à agitação marítima se deteriorar, prosseguiram viagem para o porto do Douro ou Leixões.
O porto de Aveiro, com a sua imensa e bela ria, que hoje em dia está capacitado a receber navios para cima dos 150m cff e tem tido um movimento marítimo comercial crescente, já rivalizando com o porto de Leixões e outros portos nacionais e mesmo a nível peninsular. Naqueles tempos, como já tenho frisado, era um porto de armamento de navios de pesca, nomeadamente bacalhoeiros e a sua barra era muito problemática. Note-se, que os próprios navios bacalhoeiros, que calavam bastante, chegando alguns aos 19 pés, em muitas campanhas estavam à barra e por esta não ter água suficiente ou existência de ondulação perigosa na barra valiam-se do rio Douro e da bacia do porto de Leixões, de forma a aliviarem a sua carga para reduzirem o seu calado de água, a fim de poderem demandar em segurança o ancoradouro do lugar da Gafanha da Nazaré, numa próxima maré grande. A sua carga era transportada para Aveiro em batelões de pouco calado.
Muitos daqueles navios já vinham de rumo ao rio Douro, onde ficavam a hibernar. Tais contingências, não eram só do porto de Aveiro mas também dos portos de Viana do Castelo e Figueira da Foz. Houve anos de barra assoreada, que até as traineiras da sardinha, encalhavam e o lugre-motor bacalhoeiro de quatro mastros Primeiro Navegante encalhou e perdeu-se na barra em 10/1946 e outros ficavam encalhados em bancos de areia da ria, até alcançarem os seus ancoradouros da Gafanha da Nazaré.
Fontes: Imprensa diária; Groninger Kustvaart.
Rui Amaro
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ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
MOVIMENTO MARITIMO DE NAVIOS DA PESCA DO BACALHAU NOS PORTOS DO DOURO E LEIXÕES NOS ANOS DE 1951/52
29/03 - L's/m AVIZ, CONDESTÁVEL, SENHORA DA SAÚDE, INFANTE DE SAGRES TERCEIRO, SENHORA DA SAÚDE saíram do Douro para Lisboa, a fim de estarem presentes nas cerimónias da Benção dos Bacalhoeiros.
07/04 - Lugres ANA MARIA e PAÇOS DE BRANDÃO saíram do Douro a reboque do VOUGA 1º e de seguida rumaram directamente aos pesqueiros da Terra Nova.
28/08 - Lugre ANA MARIA, Douro – entrou a reboque do VANDOMA.
28/08 - L/m SÃO JACINTO, Douro
12/09 - L/m DOM DENIZ, Leixões
13/09 - L/m AVIZ, Leixões
13/09 - L/m SANTA MARIA MANUELA, Leixões
14/09 - N/m INÁCIO CUNHA, Leixões
14/09 - L/m AVIZ, Douro vindo de Leixões
17/09 - L/m CONDESTÁVEL, Leixões
19/09 - N/m INÁCIO CUNHA, Douro vindo de Leixões
19/09 - L/m CONDESTÁVEL, Douro vindo de Leixões
20/09 - L/m ANTÓNIO RIBAU, Douro
22/09 - Arrastão SENHOR DOS MAREANTES, Leixões
24/09 - L/m BRITES, Leixões
20/09 - N/m VAZ, Leixões
20/09 - L/m MILENA, Leixões
27/09 - L/m ADELIA MARIA, Leixões
28/09 - L/m MARIA FREDERICO, Leixões
01/10 - L/m SENHORA DA SAÚDE, Douro. Entrou a reboque do VANDOMA, após 30 dias de navegação à vela or avaria de máquina.
02/10 - L/m BRITES, Douro vindo de Leixões
03/10 - N/m SÃO RUY, Leixões
03/10 - N/m SANTA MARIA MADALENA, Leixões
04/10 - N/m LUTADOR, Leixões
06/10 - L/m NOVOS MARES, Leixões
10/10 - Arrastão SENHORA DAS CANDEIAS, Leixões
14/10 - L/m COIMBRA. Leixões
24710 - Arrastão ALVARO MARTINS HOMEM, Douro
24/10 - L/m COIMBRA, Douro vindo de Leixões
02/11 - Arrastão INVICTA, Douro
03711 - Arrastão SÃO GONÇALINHO, Leixões
07/11 - Arrastão SANTO ANDRÉ, Leixões. Pairou dois dias ao largo sem se poder fazer ao porto devido a um enorme ciclone
13/11 - Arrastão ESTEVAM GOMES, Douro
14/11 - Arrastão FERNANDES LABRADOR, Douro
14/11 - Arrastão COMANDANTE TENREIRO, Leixões
27/11 - N/m SÃO MAGAIO, ex BISSAYA BARRETO, Douro. Saiu para Aveiro a reboque do VANDOMA, a fim de ser reconstruido.
07/12 - Vapor GIL EANES, Leixões. Veio descarregar a sua usual carga de "stock fish" embarcada na Terra Nova
CAMPANHA DE 1952
CONDESTÁVEL, rio Douro década de 50 /Rui Amaro
AVIZ, rio Douro, lugar do Cais das Pedras, década de 60 / Rui Amaro /
17/03 - L's/m AVIZ, CONDESTÁVEL, SENHORA DA SAÚDE saíram do Douro para Lisboa, a fim de estarem presentes nas cerimónias da Benção dos Bacalhoeiros.
05/04 - L/m SÃO JACINTO, saiu do Douro para Lisboa, a fim de estar presente nas cerimónias da Benção dos Bacalhoeiros.
09/04 - Lugre ANA MARIA, saiu do Douro a reboque do NEIVA, e de seguida rumou directamente aos pesqueiros da Terra Nova.
24/07 - Arrastão COMANDANTE TENREIRO, Leixões
22/08 - Lugre ANA MARIA, Douro a reboque do VANDOMA
24/08 - Arrastão JOÃO CORTE REAL, Douro
19/09 - Arrastão ESTEVAM GOMES, Douro
24/09 - N/m SÃO RUY, Leixões
04/10 - L/m CONDESTÁVEL, Douro
07/10 - L/m COIMBRA, Leixões
08/10 - Arrastão INVICTA, Douro vindo de Leixões onde desembarcara náufragos do n/m JOÃO COSTA
14/10 - L/m AVIZ, Leixões
17/10 - L/m AVIZ, Douro vindo de Leixões
18/10 - N/m RIO LIMA, Leixões
19/10 - N/m SANTA MARIA MADALENA, Leixões
24710 - L/m SANTA MARIA MANUELA, Leixões
26/10 - N/m SENHORA DO MAR, Douro
Note-se que muitos destes navios eram de praças e armamento fora do Porto, e vinham a Leixões ou Douro para aliviar carga e aguardar melhores marés nos seus respectivos portos, se bem que alguns hibernavam no rio Douro, caso do COIMBRA, SÃO JACINTO, etc.
Rui Amaro