sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O LUXUOSO IATE DE RECREIO INGLÊS "VIRGINIA" ESTEVE NO RIO DOURO EM 1956


Num dia de meados do ano de 1956, pelas 16h00, entrou no rio Douro, o luxuoso iate de recreio Inglês VIRGINIA, que trazia a bordo, além do seu dono, lord Camrose, um barão da imprensa escrita Britânica e proprietário do afamado jornal Londrino "Daily Telegraph", o príncipe e a princesa Dimitri da Rússia e a princesa Aga Khan, filha do famoso arquimilionário Aga Khan.

Lord Camrose a bordo do VIRGINIA / Jornal de Noticias /.

Aquela magnifica embarcação, que desde há bastantes anos tem realizado cruzeiros privados, nomeadamente cruzeiros pelo Mediterrâneo, Báltico e outros mares longínquos, ficou atracada ao então, recentemente inaugurado cais do Vinho do Porto, V. N. de Gaia, levou como seria natural, devido â sua originalidade, grande afluência de curiosos à zona ribeirinha.
Aquele iate clássico, que tinha uma tripulação de 26 elementos era uma das maiores embarcações de recreio do mundo, e a maior até então que demandou o porto do Douro.
Lord Camrose, aproveitando a sua estadia no Porto, realizou, acompanhado pelos seus hóspedes, uma digressão turística pela região Minhota.

O VIRGINIA atracado ao cais do Vinho do Porto, rio Douro, V. N. de Gaia / Rui Amaro /.

VIRGINIA – 60m + -/ 712tb/ motores diesel/ ..nós/ acomodações para 12 hóspedes; projectado por G. L. Watson & Co., Ltd; 06/1950 entregue pelo estaleiro Wm. Beardmore & Co., Ltd., Dalmuir, Upper Clyde, família Cortauld; 1939 HMY VIRGINIA, requisitado pelo Almirantado para servir a Royal Navy como iate de luta anti-submarina, baseado em Liverpool e algures fora do Reino Unido: 1945 VIRGINIA, família Cortauld; 1948 VIRGINIA, Lord Camrose, Londres; 1960 LIBERIAN, Governo da Libéria, Monróvia, utilizado como iate presidencial. O VIRGINIA findou os seus dias como um casino flutuante na Serra Leoa, onde um fogo devorador precipitou o seu fim.
Fontes: Jornal de Noticias: G. L. Watson & Co. Ltd.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

RECORDANDO A ESCALA DO N/M HOLANDÊS "SPURT" NO PORTO DE AVEIRO EM 1953

O SPURT na ria de Aveiro em 20/12/1953, distinguindo-se na adriça de bombordo a bandeira do armador da "Portugal Lijn", a companhia Van Nievelt, Goudriaan & Co's, a par do pavilhão nacional de Porugal, içado a estibordo /foto de autor desconhecido - Porto de Aveiro /.


A 20/12/1953 demandou a barra de Aveiro, agenciado pela Garland, Laidley, da praça do Porto, o navio-motor Holandês SPURT, 47m/399tb/559dwt, do armador Fiege & Hoff, de Roterdão, gerido por Scheepvaartbedrijf Gruno, de Amsterdão, e ao serviço do grupo CPL (Cornelder Lijn, Portugal Lijn e Lusitania Lijn). O carregamento de cerca de 600 toneladas de cubos de granito destinados ao mercado Belga, foi a razão daquele navio escalar o porto de Aveiro, o que foi notícia da imprensa diária, por ser uma raridade a visita de uma embarcação comercial àquele porto da laguna Aveirense, e após o inicio das obras de melhoramentos da sua barra. O Spurt foi atendido pelo caixeiro de mar Domingos Rodrigues Brandão.

Deve-se acrescentar que à altura daquele interessante evento, para o porto de Aveiro, o SPURT (1) encontrava-se fretado em regime "bareboat charter" ao importante armador Van Nievelt, Goudriaan & Co's, de Roterdão, que com a sua "Portugal Lijn" servia os portos de Lisboa, Douro e Leixões, com duas saídas semanais para Vigo, Anvers e Roterdão. Em 1965 o SPURT (1) foi substituído por uma nova tonelagem e mais oferta de espaço de carga, o SPURT (2), ex ARAK, de 1946/53,64m/499tb/680dwt/9,5nós/2 mastros.

A Garland, Laidley, além do SPURT, já levou alguns navios ao porto de Aveiro, entre os quais, PAULA BUSCHER, Alemão, atendido por Manuel Spratley da Silva e Rui Amaro; BRANDARIS, Holandês, por Joaquim Augusto Rodrigues Azeredo; NIEUWLAND, Holandês, por Fernando Marques dos Santos; ADELHEID SIBUM, Alemão, por Luis Pimenta Povoas, que também atendeu o RENAISSANCE ONE, que foi o primeiro ou talvez o único navio de cruzeiro a visitar aquele porto, o qual pertencia à Renaissance Cruises. Outros navios estiveram à barra, contudo devido à agitação marítima se deteriorar, prosseguiram viagem para o porto do Douro ou Leixões.

O porto de Aveiro, com a sua imensa e bela ria, que hoje em dia está capacitado a receber navios para cima dos 150m cff e tem tido um movimento marítimo comercial crescente, já rivalizando com o porto de Leixões e outros portos nacionais e mesmo a nível peninsular. Naqueles tempos, como já tenho frisado, era um porto de armamento de navios de pesca, nomeadamente bacalhoeiros e a sua barra era muito problemática. Note-se, que os próprios navios bacalhoeiros, que calavam bastante, chegando alguns aos 19 pés, em muitas campanhas estavam à barra e por esta não ter água suficiente ou existência de ondulação perigosa na barra valiam-se do rio Douro e da bacia do porto de Leixões, de forma a aliviarem a sua carga para reduzirem o seu calado de água, a fim de poderem demandar em segurança o ancoradouro do lugar da Gafanha da Nazaré, numa próxima maré grande. A sua carga era transportada para Aveiro em batelões de pouco calado.

Muitos daqueles navios já vinham de rumo ao rio Douro, onde ficavam a hibernar. Tais contingências, não eram só do porto de Aveiro mas também dos portos de Viana do Castelo e Figueira da Foz. Houve anos de barra assoreada, que até as traineiras da sardinha, encalhavam e o lugre-motor bacalhoeiro de quatro mastros Primeiro Navegante encalhou e perdeu-se na barra em 10/1946 e outros ficavam encalhados em bancos de areia da ria, até alcançarem os seus ancoradouros da Gafanha da Nazaré.

Fontes: Imprensa diária; Groninger Kustvaart.

Rui Amaro


ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MOVIMENTO MARITIMO DE NAVIOS DA PESCA DO BACALHAU NOS PORTOS DO DOURO E LEIXÕES NOS ANOS DE 1951/52



INVICTA, barra do Douro, década de 60 / Rui Amaro /.



AVIZ, saindo da barra do Douro de rumo ao Tejo, década de 60 / Rui Amaro /.


CAMPANHA 1951


29/03 - L's/m AVIZ, CONDESTÁVEL, SENHORA DA SAÚDE, INFANTE DE SAGRES TERCEIRO, SENHORA DA SAÚDE saíram do Douro para Lisboa, a fim de estarem presentes nas cerimónias da Benção dos Bacalhoeiros.

07/04 - Lugres ANA MARIA e PAÇOS DE BRANDÃO saíram do Douro a reboque do VOUGA 1º e de seguida rumaram directamente aos pesqueiros da Terra Nova.

28/08 - Lugre ANA MARIA, Douro – entrou a reboque do VANDOMA.

28/08 - L/m SÃO JACINTO, Douro

12/09 - L/m DOM DENIZ, Leixões

13/09 - L/m AVIZ, Leixões

13/09 - L/m SANTA MARIA MANUELA, Leixões

14/09 - N/m INÁCIO CUNHA, Leixões

14/09 - L/m AVIZ, Douro vindo de Leixões

17/09 - L/m CONDESTÁVEL, Leixões

19/09 - N/m INÁCIO CUNHA, Douro vindo de Leixões

19/09 - L/m CONDESTÁVEL, Douro vindo de Leixões

20/09 - L/m ANTÓNIO RIBAU, Douro

22/09 - Arrastão SENHOR DOS MAREANTES, Leixões

24/09 - L/m BRITES, Leixões

20/09 - N/m VAZ, Leixões

20/09 - L/m MILENA, Leixões

27/09 - L/m ADELIA MARIA, Leixões

28/09 - L/m MARIA FREDERICO, Leixões

01/10 - L/m SENHORA DA SAÚDE, Douro. Entrou a reboque do VANDOMA, após 30 dias de navegação à vela or avaria de máquina.

02/10 - L/m BRITES, Douro vindo de Leixões

03/10 - N/m SÃO RUY, Leixões

03/10 - N/m SANTA MARIA MADALENA, Leixões

04/10 - N/m LUTADOR, Leixões

06/10 - L/m NOVOS MARES, Leixões

10/10 - Arrastão SENHORA DAS CANDEIAS, Leixões

14/10 - L/m COIMBRA. Leixões

24710 - Arrastão ALVARO MARTINS HOMEM, Douro

24/10 - L/m COIMBRA, Douro vindo de Leixões

02/11 - Arrastão INVICTA, Douro

03711 - Arrastão SÃO GONÇALINHO, Leixões

07/11 - Arrastão SANTO ANDRÉ, Leixões. Pairou dois dias ao largo sem se poder fazer ao porto devido a um enorme ciclone

13/11 - Arrastão ESTEVAM GOMES, Douro

14/11 - Arrastão FERNANDES LABRADOR, Douro

14/11 - Arrastão COMANDANTE TENREIRO, Leixões

27/11 - N/m SÃO MAGAIO, ex BISSAYA BARRETO, Douro. Saiu para Aveiro a reboque do VANDOMA, a fim de ser reconstruido.

07/12 - Vapor GIL EANES, Leixões. Veio descarregar a sua usual carga de "stock fish" embarcada na Terra Nova


CAMPANHA DE 1952


CONDESTÁVEL, rio Douro década de 50 /Rui Amaro


AVIZ, rio Douro, lugar do Cais das Pedras, década de 60 / Rui Amaro /


17/03 - L's/m AVIZ, CONDESTÁVEL, SENHORA DA SAÚDE saíram do Douro para Lisboa, a fim de estarem presentes nas cerimónias da Benção dos Bacalhoeiros.

05/04 - L/m SÃO JACINTO, saiu do Douro para Lisboa, a fim de estar presente nas cerimónias da Benção dos Bacalhoeiros.

09/04 - Lugre ANA MARIA, saiu do Douro a reboque do NEIVA, e de seguida rumou directamente aos pesqueiros da Terra Nova.

24/07 - Arrastão COMANDANTE TENREIRO, Leixões

22/08 - Lugre ANA MARIA, Douro a reboque do VANDOMA

24/08 - Arrastão JOÃO CORTE REAL, Douro

19/09 - Arrastão ESTEVAM GOMES, Douro

24/09 - N/m SÃO RUY, Leixões

04/10 - L/m CONDESTÁVEL, Douro

07/10 - L/m COIMBRA, Leixões

08/10 - Arrastão INVICTA, Douro vindo de Leixões onde desembarcara náufragos do n/m JOÃO COSTA

14/10 - L/m AVIZ, Leixões

17/10 - L/m AVIZ, Douro vindo de Leixões

18/10 - N/m RIO LIMA, Leixões

19/10 - N/m SANTA MARIA MADALENA, Leixões

24710 - L/m SANTA MARIA MANUELA, Leixões

26/10 - N/m SENHORA DO MAR, Douro


Note-se que muitos destes navios eram de praças e armamento fora do Porto, e vinham a Leixões ou Douro para aliviar carga e aguardar melhores marés nos seus respectivos portos, se bem que alguns hibernavam no rio Douro, caso do COIMBRA, SÃO JACINTO, etc.

Rui Amaro