Oa rebocadores CATUMBELA e DANDE no porto de Lisboa durante a visita do Ministro das Colónias em 14/01/1950.
Rebocador
Português CATUMBELA, imo 5066372/ 26m/ 137tb/ 10nós; 04/1944 entregue por JK
Welding – Yorkus - Nova Iorque, como ST487 ao US Army (Exército dos E.U.A.);
1946 Governo de Portugal, que o adquiriu para servir os portos da Província
Ultramarina de Angola, particularmente o porto de Luanda, juntamente com o
gémeo DANDE; 1974 CATUMBELA, Governo da Republica Popular de Angola.
Subsequente história não encontrada. Gémeos: DANDE (BENGO), VANDOMA, GUIA.
Rebocador
Português DANDE, imo______/ 26m/ 137tb/ 10nós; 10/1944 entregue por Iron Works,
Port Houston, Texas, como ST728 ao US Army (Exército dos E.U.A.); 1946 Governo
de Portugal, que o adquiriu para servir os portos da Província Ultramarina de
Angola, particularmente o porto de Luanda, juntamente com o gémeo CATUMBELA;
1959 BENGO, Governo-geral da Província Ultramarina de Angola. Subsequente história não encontrada. Gémeos:
CATUMBELA, VANDOMA, GUIA.
Fontes: US Army – WW2
tugboats.
Imagem:
O Comércio do Porto.
Rui
Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache
com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de
imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena,
contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)
em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is
anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this
blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be
sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the
continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much
appreciated.