terça-feira, 17 de setembro de 2013

REBOCADOR PORTUGUÊS “GUIA” DO PORTO DE MACAU




Rebocador Português GUIA, imo______/ 26.4m/ 155tb/ máquina diesel Enterprise DMG 38, 650bhp, 5 cilindros/ 9,5nós; 1943 entregue pelo estaleiro Levingston Shipbuilding Corp., Orange, Texas, como ST-247 ao US Army (exército dos EUA); WW2 tomou parte nos desembarques do D-Day, ao largo da costa Francesa, nas praias Utah e Omaha, aquando do posicionamento de obsoletos navios, que foram afundados e aos caixões que serviram para formar um género de porto, junto às praias de desembarque das forças militares Aliadas, tendo sofrido um rombo no seu casco por ter embatido em qualquer engenho submerso, e foi rapidamente varado na praia mais próxima, a fim de ser colmatado o dito rombo por soldadores do exército Americano. Mais tarde foi colocado no porto de Le Havre; 11/09/1944 a 24/01/1945 ficou baseado no porto de Southampton; 1950 GUIA, governo de Portugal, que o adquiriu para servir o porto de Macau, para onde seguiu pelos seus próprios meios, após a sua chegada ao Tejo. Gémeos: VANDOMA, da APDL; CATUMBELA e DANDE, do Governo da Província Ultramarina de Angola.
Visto a navegar no estuário do Tejo no dia da sua inauguração.
Fontes: Internet
Imagem: Diário de Noticias
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

Sem comentários: