Rebocador Português GUIA,
imo______/ 26.4m/ 155tb/ máquina diesel Enterprise DMG 38, 650bhp, 5 cilindros/
9,5nós; 1943 entregue pelo
estaleiro Levingston Shipbuilding Corp., Orange, Texas, como ST-247 ao US Army
(exército dos EUA); WW2 tomou parte nos desembarques do D-Day, ao largo da
costa Francesa, nas praias Utah e Omaha, aquando do posicionamento de obsoletos
navios, que foram afundados e aos caixões que serviram para formar um género de
porto, junto às praias de desembarque das forças militares Aliadas, tendo sofrido um
rombo no seu casco por ter embatido em qualquer engenho submerso, e foi
rapidamente varado na praia mais próxima, a fim de ser colmatado o dito rombo
por soldadores do exército Americano. Mais tarde foi colocado no porto de Le
Havre; 11/09/1944 a 24/01/1945 ficou baseado no porto de Southampton; 1950
GUIA, governo de Portugal, que o adquiriu para servir o porto de Macau, para
onde seguiu pelos seus próprios meios, após a sua chegada ao Tejo. Gémeos:
VANDOMA, da APDL; CATUMBELA e DANDE, do Governo da Província Ultramarina de
Angola.
Visto a navegar no
estuário do Tejo no dia da sua inauguração.
Fontes: Internet
Imagem: Diário de Noticias
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache
com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de
imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena,
contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)
em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is
anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this
blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be
sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the
continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much
appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário