Oa rebocadores CATUMBELA e DANDE no porto de Lisboa durante a visita do Ministro das Colónias em 14/01/1950.
Rebocador
Português CATUMBELA, imo 5066372/ 26m/ 137tb/ 10nós; 04/1944 entregue por JK
Welding – Yorkus - Nova Iorque, como ST487 ao US Army (Exército dos E.U.A.);
1946 Governo de Portugal, que o adquiriu para servir os portos da Província
Ultramarina de Angola, particularmente o porto de Luanda, juntamente com o
gémeo DANDE; 1974 CATUMBELA, Governo da Republica Popular de Angola.
Subsequente história não encontrada. Gémeos: DANDE (BENGO), VANDOMA, GUIA.
Rebocador
Português DANDE, imo______/ 26m/ 137tb/ 10nós; 10/1944 entregue por Iron Works,
Port Houston, Texas, como ST728 ao US Army (Exército dos E.U.A.); 1946 Governo
de Portugal, que o adquiriu para servir os portos da Província Ultramarina de
Angola, particularmente o porto de Luanda, juntamente com o gémeo CATUMBELA;
1959 BENGO, Governo-geral da Província Ultramarina de Angola. Subsequente história não encontrada. Gémeos:
CATUMBELA, VANDOMA, GUIA.
Fontes: US Army – WW2
tugboats.
Imagem:
O Comércio do Porto.
Rui
Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache
com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de
imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena,
contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)
em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is
anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this
blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be
sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the
continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much
appreciated.
9 comentários:
Em 1976 a Marinha trouxe traineiras que haviam fugido de Angola para a Namíbia e juntamente um rebocador que operava em Moçâmedes ; o rebocador ficou algum tempo na BNL no Alfeite julgo tratar-se do Bengo .
Caro Anónimo
Agradeço o seu comentário, mas o rebocador BENGO a que se refere foi construído nos estaleiros da Sorefame, do Lobito, em 1968/69, juntamente com o MIRANDA GOMES, por conseguinte o BENGO ex DANDE, de 1950 ou mudou de nome ou foi demolido.
Veja o título abaixo do meu blog NAVIOS Á VISTA e leia, que encontra referencia ao segundo BENGO.
DOIS REBOCADORES CONSTRUIDOS PELA SOREFAME DE ANGOLA EM 1968
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro
Caro Sr. Rui Amaro.
Permita-me uma correção. O nome do gémeo do segundo Bengo, era Miranda Guedes, e não Miranda Gomes.
Existiu ainda um terceiro, o S. Miguel.
Saudações
Luis Filipe Silva
Caro Luís Filipe Silva
Obrigado pele correcção.
Erro meu MIRANDA GUEDES e não MIRANDA GOMES.
Quanto ao S. MIGUEL desconhecia.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro
ousleralrebocador S. Miguel
Se estivermos a falar do S. Miguel construido pela Sorefame, Lobito em 1973 para a JAPPD ( Porto de Ponta Delgada, hoje, Portos dos Açores)este tem algumas semelhanças com os rebocadores Giraul, Bengo e Miranda Guedes,mas não é de forma alguma um "sister-ship". É maior em comprimento, boca e calado, maior tonelagem ,está preparado para serviço em alto mar e está sobretudo dotado de motores mais potentes -3400 cv contra 2300/2500 nos barcos angolanos. Até há pouco tempo era o maior e mais potente rebocador a operar a partir de portos nacionais: 437 ton gross, 38,5mx10.5x5,2m; 2 Nei-Allen engines 3.400BHP, 13Kn.NO activo.
João Moura,Açores
Caro João Moura
Tem razão havia ou ainda há nos Açores um rebocador de nome SÃO MIGUEL construído no Lobito mas maior e mais potente do que os MIRANDA GUEDES e BENGO.
Já encontrei na Net foto do SÃO MIGUEL.
Muito obrigado pelo seu comentário.
Saudações Marítimo-entusiásticas
Rui Amaro
O rebocador "Dande" acima referido tinha o IMO 5085990, e foi afundado ,perda total, no dia 21 de Fevereiro de 1964,numa manobra mal sucedida, quando o paquete "VERA CRUZ", largava do cais de Moçâmedes. Morreram 2 tripulantes e um ficou ferido, do rebocador "Dande".
Enviar um comentário