sábado, 14 de dezembro de 2013

NAVIO-MOTOR FRANCÊS “FORIA”



Visto no porto de Leixões em manobras de acostagem em 24/06/1950 conduzidas pelo piloto José Fernandes Amaro Júnior, pai do autor, e assistido pelo rebocador MONTE GRANDE./(c) Foto Mar, Leixões/:

FORIA - n/m de carrreira Francês, imo 5001592 / 129,5 m/ 5.142tb/ 15nós; 20/11/1949 entregue por Forges et Chantiers de la Mediterranée, La Seyne, à Cie de Navegation Cyprien Fabre (Fabre Line), Marselha; 1954 CYPRIA, Skibs A/S Hassel (Rederiet Odfjell), Bergen; 1955 BOW HILL, Skibs A/S Hassel (Rederiet Odfjell); 1957 ACAPULCO, Cia. Naviera Overseas Transportation SA, Panamá; 1962 ACAPULCO, Cia. Naviera Overseas Transportation SA, Monróvia; 1966 ACAPULCO, Pacificmar SA, Monróvia; 14/04/1972 chegou a Savona para desmantelamento. Navio gémeo VOLTA.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

REBOCADOR “SERRA DE SINTRA” DA AGPL

O rebocador SERRA DE SINTRA na docA da Rocha, vendo-se a draga SANTOS e a proa do n(m bacalhoeiro VIRIATO, 1960 / imagem de autor desconhecido, transmitida amavelmente por Nuno Bartolomeu, Almada /.


SERRA DE SINTRA, rebocador portuário, imo______/ 22,56m/ boca 6,10m/ pontal 2,54m/ 107,67tb/ 11tl/ 1 hélice de 3 pás/ 1xdiesel 2T 6 cilindros Atlas Imperial tipo 6BM/ 400bhp/ 9,13 nós/ tracção 6tons; 09/1942 lançado á água pelo estaleiro Reliable Welding Works, Olympia, WA, USA; 12/1942 entregue ao US Army (Exército dos EUA) para fazer face ao esforço de guerra; 1943 HAGEN, armador não encontrado; 1949 SERRA DE SINTRA, AGPL – Administração Geral do Porto de Lisboa, Lisboa, que o empregou no serviço portuário na assistência aos navios; 1978 SERRA DA LAPA, JAPA – Junta Autónoma do Porto de Aveiro, Aveiro; 12/03/1983 entrou em face de arrematação - encontrava-se submerso pelas águas de ria de Aveiro; 1987 abatido ao efectivo; Subsequente história não encontrada.
Fonte: Warmytuggs; Nuno Bartolomeu, Almada.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.