quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O PAQUETE PORTUGUÊS “PATRIA”(1) DA ANDRESEN LINE

P A T R I E


O vapor misto (passageiros/carga) Português PATRIA (1); cff 115m?/ cpp 110,2m/ 3.152tb/ 2.197tl/ máquina tripla expansão/ 10 nós; 30/09/1890 lançado à água e em 11/1890 e entregue pelo estaleiro J. L. Thompson & Sons, Sunderland, como KEEMUN À China Shippers Mutual Steam Navigation Co. Ltd., Londres; 1892 KEEMUN, China Mutual Steam Navigation Co., Ltd., Londres; 1897 KEEMUN, Donaldson Bros, Ltd., Glasgow; 1900 PATRIE, G. Tonnelier & F. Scheppen, Antuérpia; 1901 PATRIA, J. H. Andersen, Sucrs, Lda. (Andresen Line), Porto; 1905 PATRICIA, G.S. Patrikios & Sons, Argostoli, Greece; 18/01/1907 naufragou a cerca de 7 milhas náuticas do barco-farol de Habsborough, Norfolk, quando em rota de Hull para Alexandria, transportando um carregamento de carvão, devido a colisão com o vapor Norueguês MORINGEN, 568tb, construído em 1871. O PATRIA como PATRIE transportou tropas expedicionárias para a China, a fim de combaterem na guerra dos Boxers, entre 1890 e 1900.

J. H. Andersen & Sons., Lda, um dos mais importantes armadores nacionais, com uma enorme frota de vapores e navios de vela, empregou o PATRIA no tráfego de passageiros e carga da sua carreira entre Portugal, Açores e Nova Iorque, particularmente no tráfego de emigrantes, que iam procurar melhor vida na América do Norte, tendo realizado entre outras as seguintes escalas em Nova Iorque: 13/09/1901, 04/11/1901, 06/06/1902 e 16/09/1902 juntamente com os paquetes DONA MARIA, DONA AMÉLIA e OEVENUM, da Andresen Line e o PENINSULAR, da Empresa Insulana de Navegação (Insular Line), Lisboa.

O PATRIA era um dos vapores de grande deslocamento, senão o maior, que cruzava a barra do Douro, sem qualquer percalço, mesmo quando, por vezes estava à barra bastante carregado em 18,5 pés de água, e mesmo 19 pés, equivalente a cerca de 6 metros. Está claro, com uma barra larga e condições de tempo favoráveis. Actualmente isso parecerá inverosímil! O certo é que era a realidade!

O primeiro porto nacional que escalou foi o do rio Douro, em 30/07/1901 para descarga de carvão de Gales, procedente de Newport em 18,5 pés de calado, e a 15/08/1901 saiu para Lisboa, de onde partiu no dia 19 na sua primeira viagem comercial com destino a Nova Iorque, com escala pelo arquipélago Açoreano.

LINHA DE NAVEGAÇÃO DE J. H. ANDRESEN / ANDRESEN LINE

A Linha de Vapores Portugueses, também conhecida por “Linha de Navegação de J. H. Andresen” ou “Andresen Line” foi iniciada no ano de 1840 com uma pequena frota de navios de vela. O primeiro vapor foi adquirido em 1860, o DUQUE DO PORTO, 268tb, para um serviço de carga com o Brasil. O serviço de passageiros foi inaugurado num serviço triangular entre Antuérpia, Porto, Rio de Janeiro e Nova Iorque em 1887. Mais tarde passaram a escalar os Açores, Reino Unido e portos do Amazonas. Devido à concorrência bastante intensa, e também pelo falecimento de J. H. Andresen, seu fundador, a companhia cessou a actividade no ramo da navegação marítima, continuando a prevalecer o negócio do vinho do Porto, ainda hoje existente em Vila Nova de Gaia.

Fontes: F. Cabral, The Ships List, Miramar Ship Index, Belgische Koopvaardij.

Imagem: autor desconhecido – Colecção de F. Cabral.

Rui Amaro