O RIO CAIA no Tejo em 1988 / Autor desconhecido - foto amavelmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /.
O RIO CAIA demandando o porto de Leixões em 21/06/1966 com as cores dos SH / Rui Amaro /.
O RIO CAIA atracado à muralha do Cais de Sodré em 1987 / Autor desconhecido - foto amavelmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /.
Rebocador Português RIO CAIA, No Oficial 2867EST/ sinal de chamada CSGS/ porto de registo Lisboa/ Cpp 18,81m/ boca 5,02m/ pontal 1,91m/ 1xLister de 1958 - 270Bhp – 300rpm – 11 nós/ 6 tripulantes; 1959 entregue pelos Estaleiros Navais do Mondego, Sarl, Figueira da Foz, à Direcção Geral de Serviços Hidráulicos e Eléctricos, vulgo SH – Serviços Hidráulicos, Lisboa, para apoio às operações de dragagens nos portos de Portugal, no reboque dos batelões de dragados; 1975 Dragapor – Dragagens de Portugal SA, Alcochete; 1975 Navegação Fluvial e Costeira de Rui da Cruz e Júlio da Cruz, Lda., Lisboa, que o colocou no serviço fluvial do porto de Lisboa; 2005 devido à falência do armador amarrou na doca do Jardim do Tabaco, ficando à ordem do tribunal e no mesmo ano afundou-se na referida doca; 2008 ainda se encontrava afundado, tendo sido retirado do local e desmantelado por uma empresa de sucatas, a fim de se aterrar a doca do Jardim do Tabaco, para dar inicio à construção do novo Terminal de Cruzeiros do porto de Lisboa.
O RIO CAIA no molhe do cais de Sodré entre várias lanchas em 1989 / Autor desconhecido - foto amavelmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /. |
O RIO CAIA afundado na doca do Jardim do Tabaco em 2008 / Autor desconhecido - foto amavelmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /.
O SETÚBAL demandando a barra do Douro em 31/08/1929 / Autor desconhecido - colecção F. Cabral, Porto /
O GUADIANA demandando o porto de Leixões em 05/96/1965 / Rui Amaro /.
O SADO saindo do porto de Leixões década de 50 /(c) Foto Mar, Leixões /,
Frota dos SH – Serviços Hidráulicos:
Rebocadores:
MONDEGO, SETÚBAL, GUADIANA, SADO, VALE DE CAMPILHAS, VALE DE GAIO, RIO CAIA, ENGº
VON HAFFE, COMANDANTE ROCHA E CUNHA.
Segundo
consta o rebocador SETÚBAL foi adquirido por uma empresa privada e mandado reconstruir há alguns anos atrás
para serviço fluvial no estuário do Tejo.
Dragas de
baldes estáticas: ENGº SILVÉRIO DE OLIVEIRA e DR. ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR.
Dragas auto
propulsoras de sucção: PORTO, ADOLFO LOUREIRO, MONDEGO, FINAL MARINA, MARINHA,
BELLATRIX e ENGº EDUARDO ARANTES DE OLIVEIRA.
Draga auto
propulsora de gadanha: ARGANAZ.
Quebra-rochas estático: DOURO
Além do material acima referido possuía um substancial numero de batelões de dragados.
Além do material acima referido possuía um substancial numero de batelões de dragados.
As oficinas
e armazenamento dos SH situavam-se na doca de Santo Amaro.
Fontes: Meu
arquivo, Reinaldo Delgado, Nuno Bartolomeu.
Rui Amaro
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authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much
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