Aquele arrastão bacalhoeiro que fazia parte de uma encomenda de três unidades encomendadas pelo governo autónomo das Ilhas Faroe, Foroya Landsstyri, tinha uma capacidade de navegação reforçada própria para mares de gelo, e estava equipado com um motor de 1.470bhp, que o fazia navegar a uma velocidade máxima de 13 nós.
Como novidade, aquele navio apresentava uma superestrutura de liga de alumínio, à prova de água, assim como roda de proa arredondada. Dispunham os seus porões duma capacidade de 22.000 pés cúbicos e o frigorifico de peixe 1.400 pés, além de instalações para fabrico de farinha e óleo de fígado de bacalhau. Aquela construção, cujo prazo de permanência de mar, sem abastecimento, era de sessenta dias, importou em mais de vinte mil contos. Nos mesmos estaleiros, quando da largada do LEIVUR OSSURSSON encontravam-se em fase de acabamentos mais duas unidades gémeas, também para o Governo das Ilhas Faroe, que foram baptizadas com os nomes de OLAVUR HALGI e VAGBINGUR.
Detalhes e história dos três navios de pesca:
LEIVUR OSSURSSON (FG32) – 61m/792tb, 17/01/1959 flutuação, Inicio da década de 70 foi convertido para operar na pesca pelágica da espécie “Verdinho”, tendo sido pioneiro nesse tipo de pesca no Banco Porcupine, SW da Irlanda até ao NE das Ilhas Faroe; 1987 após um período de imobilização no porto de Tórshavn, chegava a um porto algures em Espanha para demolição.
Leivur Ossursson ou Leif Ossursson (ca.980/1047) foi Senhor das Ilhas Faroe, antes de lhe terem dado a Noruega em 1035. O seu reino marcou o começo da era Viking, e o fim da República Faroe.
LEIVUR OSSURSSON (FG632)
OLAVUR HALGI (FD100) – 61/792tb, 16/05/1959 flutuação; 1978 vendido e reconstruído na Dinamarca como navio de protecção das pescas, tendo conservado o mesmo nome e o pavilhão das Ilhas Faroe; 1996 vendido à Noruega e alterado o nome para VEAVAG, e foi também utilizado como navio de fiscalização das plataformas petrolíferas no Mar do Norte. Actualmente parece estar a operar no Golfo do México como navio patrulha sob o nome NOE e bandeira de S. Vincent e Grenadinos, após vendido pelos Noruegueses.
Olavur Halgi ou Santo Olavo (ca. 995/1030) foi Rei da Noruega 1015/1028. De origwm Viking converteu-se ao cristianismo na cidade de Ruão.
OLAVUR HALGI (FD100)
Navio de Protecção das Pescas OLAVUR HALGI
Navio de Fiscalização VEAVAG
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http://www.shipsnostalgia.com/gallery/showphoto.php?photo=55011
VAGBINGUR (TG66) – 61/792tb, 26/06/1959 flutuação; 1959 VAGBINGUR, Hvorjum Landsstyi, Vagur, Ilhas Faroe; 1974 BJARNOY II, Hera Hjelm & Absalon Absalonsen, Vagur, Ilhas Faroe; 1978 BJARNOY II, vendido ao estaleiro Fartygsentreprenader A/B, Uddevalla, Suécia, como troca por embarcação semi-construída; 1980 BJARNOY ll, O. Christensson, Gotemburgo; 1982 AUGUST STRINDBERG, Rederi A/B Sommer & Sol, Estocolmo; 1982/88 AUGUST STRINDBERG, reconstruído de navio de pesca para navio de passageiros, salão de teatro e conferências; 1988 baptizado de TEATERSKEPPET passou a operar também nos fretamentos turísticos; 1997 TEATERSKEPPET, reconstruído no Stadsgardskajen, tendo a ponte de comando sido deslocada para vante; 2000 fretado ao M/S Teaterskeppet A/B, Estocolmo, que passou a gerir o navio; 2003 reconstruido e fretado ao Club Maritim Ostra Kretsen para uma viagem de jantar de aniversário; 06/2004 TEATERSKEPPET, M/S Teaterskeppet A/B, Estocolmo; 09/06/2006 fretado à Concordia Maritim (Stena Line) Gotenburgo, a fim de transportar os convidados para a cerimónia de baptismo do navio-tanque STENA PRIMORSK em Estocolmo; 04/2009 continuava a operar.
O VAGBINGUR fez nos seus primeiros 20 anos de serviço no Mar do Norte e no Oceano Árctico, tendo as Ilhas Faroes, como base. Várias vezes rumou ao Atlântico Sul e ao Pacifico.
Vagbingur é o nome dado aos habitantes de Vagur, seu porto de armamento.
VAGBINGUR (TG66)
BJARNOY ll
http://www.faktaomfartyg.se/vagbingur_1959.htm
http://www.marinetraffic.com/ais/shipdetails.aspx?mmsi=265535300
http://www.youtube.com/watch?v=NWODRgLx_po
Esta foi a história dos três primeiros navios construídos para um país estrangeiro pelos conceituados ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO, e que muito honrou e prestigiou a indústria de construção naval Portuguesa.
Fonte: Jornal de Noticias (noticias de Viana do Castelo), Jónleif Joensen, (Tórshavn. Faroe Islands), Brumlebass (Noruega) e Fakta om Fartyg (Suécia)
Imagens: Colecção e cortesia de Jónleif Joensen, Tórshavn.
Rui Amaro