sábado, 2 de fevereiro de 2013

TRÊS FAMOSOS REBOCADORES DA APDL – ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DO DOURO E LEIXÕES

O NRP SAGRES sai a barra do Douro assistido pelos rebocadores MONTE DA LUZ e MONTE DA LAPA em 09/1990 / Rui Amaro /. 

O ARC GLORIA sai a barra do Douro assistido pelos rebocadores MONTE DA LAPA e MONTE DA LUZ em 03/08/1994 / Rui Amaro /.

MONTE DA LUZ, imo 7004732/ 25,78m/ 122,67tb/ 12,97tl/ calado 2,27m/ 2x Deutz SBA 8M528/ 2xVoith Schneider 20E/ esforço de tracção 14tons; 12/1969 entregue pelo estaleiro Argibay – Sociedade Construcções Navais e Mecânicas, Alverca do Ribatejo, à APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões; 199__ MONTE DA LUZ, Rebonave – Reboques e Assistência Naval SA, Setúbal; 2011 SAFADO, Lutamar – Prestação de Serviços à Navegação, Lda, Setúbal; 2011 SAFADO, Empresa Resistência, Lisboa, Grupo Lutamar. 01/02/2013 em serviço activo.

O MONTE DA LUZ entra na barra do Douro em 03/08/1994 / Rui Amaro /.

O MONTE DA LUZ no porto de Leixões, inicio da década de 70 / Rui Amaro /.

MONTE XISTO, imo 7010884/ 25,78m/ 122,67tb/ 12,97tl/ calado 2,27m/ 2x Deutz SBA 8M528/ 2xVoith Schneider 20E/ esforço de tracção 14tons; 02/1970 entregue pelo estaleiro Argibay – Sociedade Construcções Navais e Mecânicas, Alverca do Ribatejo, à APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões;199__ MONTE XISTO, Tinita – Transportes e Reboques Marítimos, SA, Viana do Castelo. 01/02/2012 em serviço activo, nomeadamente no porto de Viana do Castelo, em cuja capitania se encontra registado.

O MONTE XISTO demanda a barra do Douro em 09/1990 /Rui Amaro /.


O MONTE XISTO entra no porto de Leixões no inicio do anos 70 / Rui Amaro /.

MONTE DA LAPA, imo 7012981/25,78m/ 122,67tb/ 12,97tl/ calado popa 2,27m/ 2x Deutz SBA 8M528/ 2xVoith Schneider 20E/ esforço de tracção 14tons; 03/1970 entregue pelo estaleiro Argibay – Sociedade Construcções Navais e Mecânicas, Alverca do Ribatejo, à APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões; MONTE DA LAPA, Tinita – Transportes e Reboques Marítimos, SA, Viana do Castelo. 01/02/2012 em serviço activo, nomeadamente no porto de Aveiro, em cuja capitania se encontra registado.



O MONTE DA LAPA sobe o rio junto da ponte da Arrábida em 03/08/1994 / Rui Amaro /.

Estes três rebocadores, em minha opinião, eram dos mais operacionais a nível portuário, que alguma vez já vi, e selectos, não só nas suas elegantes linhas mas sobretudo pintados com as antigas cores das embarcações da autoridade portuária dos portos do Douro e Leixões, e além de que o seu pouco calado lhes permitia navegar no rio Douro e sua barra, na baixa-mar, e ainda para se aproximarem de navios encalhados na costa, e há época da sua construção, pelo menos aqui no norte, era uma novidade, os navios conseguirem rodar no seu próprio eixo, se bem que por essa altura eu tivesse assistido às manobras do n/m NIEUWLAND, 79m/499tb, da VNG&Co’s, de Rotterdam, que acostou à muralha da doca nº 1 do porto de Leixões, completamente de lado, apenas com o auxilio da sua máquina e dos propulsores de proa.
Fontes: Miramar Ship Index; Internet.
Rui Amaro