sábado, 6 de julho de 2013

Navio-motor Português “MADALENA”


Navio-motor MADALENA, década de 50 / Autor desconhecido, transmitida por Nuno Bartolomeu, Almada /.


Batelão MADALENA no mar da Palha, Estuário do Tejo, década de 80 / Autor desconhecido, transmitida por Nuno Bartolomeu, Almada /.




Batelão auto-propulsor SEIXINHA, amarrado à margem na zona de Entre-os-Rios, rio Douro, 2013 /Autor desconhecido, transmitida por Nuno Bartolomeu, Almada /.


Navio-motor MADALENA, imo 52162525/ cff 72,18m/ boca 10,73m/ 1.198tb/ 635,92tl/ 12,5nós/ 2xmotores diesel, de 8 cil. cada, 1440 cavalos, construídos por Mirrlees, Bickerton & Day, Ltd, Stockport; tripulantes 21; 12/11/1950 entregue por The Grangemouth Dockyard Co., Ltd, Grangemouth, à Empresa Insulana de Navegação (EIN), Lisboa, para o seu serviço de Lisboa para os Açores, Madeira e Canárias; década de 60 passou também a operar de Leixões e eventualmente de Aveiro; 02/1974 MADALENA, Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos (CPTM) por fusão da Companhia Colonial de Navegação e a Empresa Insulana de Navegação; 1977 MADALENA, Felisberto Valente de Almeida, Lisboa, que o converteu num batelão areeiro para operar no rio Tejo, passando a possuir três porões cobertos com encerados com uma capacidade carga de 1,747 toneladas, e uma equipagem de 3 elementos; 1977 MADALENA, Empresa de Transportes de Areia, Lda, Lisboa; 1981 MADALENA, Empresa de Tráfego e Estiva, Barreiro, serviu no transbordo de soja, cereais, clinquer e carvão, dos graneleiros fundeados no Mar da Palha, para os respectivos terminais; 1992 MADALENA, excluído do Lloyd’s Register of Shipping; 1998 vem para o rio Douro, adquirido por interesses Durienses, que operam na extracção de inertes e o rebaptizaram de SEIXINHA, e recebe a instalação de três gruas e de um motor diesel; 06/07/2013 SEIXINHA, continua em bom estado a operar na extracção de inertes no rio Douro, zona de Alpendurada. Navios gémeos: TERCEIRENSE, GORFULHO/LURIO.
Fontes: Navios Mercantes Portugueses, Miramar Ship Index, Facebook Amigos dos Cruzeiros do Douro, Nuno Bartolomeu, Almada.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.