Paquete GUINÉ (1) da CCN, ex LA PLATA, ex PELOTAS / autor desconhecido - colecção F. Cabral, Porto /.legenda alterada de acordo com as duas últimas mensagens.
Paquete GUINÉ (2) durante a 2ª guerra mundial ostentando os sinais de navio neutro Português / autor desconhecido - colecção F. Cabral, Porto /.
Paquete GUINÉ (2) pintado com as novas cores da CCN / autor desconhecido - colecção F. Cabral, Porto /.
Paquete SAN MIGUEL durante a 1ª guerra mundial, mostrando-se com pintura de camuflagem / autor desconhecido - Página Açores 1914/18 - Memórias da História
Patrulha NRP AUGUSTO DE CASTILHO / autor desconhecido - colecção F. Cabral, Porto /
Submarino Alemão U-139 / U-Boat Net /.
Paquete Português GUINÉ (2),
imo 5602521/ 96m/ 2.557gt/ dois hélices/ 12nós/ 135 passageiros; 04/ 1905
entregue por Sir Raylton, Dixon & Co., Ltd., Middleborough, como SAN MIGUEL
à Empresa Insulana de Navegação, Lisboa; 23/03/1918, enquanto em trânsito
Funchal/Ponta Delgada, transportando 206 passageiros, escoltado pelo patrulha
NRP AUGUSTO DE CASTILHO, que foi originalmente o arrastão bacalhoeiro ELITE, construído
em 1909/ 48,76m/ 801tb/ 09nós/ propulsionado por uma máquina alternativa de
vapor com a potência de 704 HP, que havia sido mais antigo arrastão bacalhoeiro
Português e mais tarde passou para a pesca do Cabo Branco; 13/06/1916 foi requisitado
pela Marinha de Guerra Portuguesa, e inicialmente foi equipado com uma peça de
artilharia de 47 milímetros Hotchkiss. Mais tarde, também foi montada uma
segunda peça, um retiro e mais tarde o jogo de frente foi substituído por um
Hotchkiss de 65 milímetros. Na patrulha marítima, o NRP AUGUSTO DE CASTILHO
teve uma série de encontros com submarinos Alemães. A 23/03/1918, durante a
saída do porto de Lisboa para o Funchal, comandado pelo primeiro-tenente
Augusto Teixeira de Almeida, escoltando o paquete LOANDA, abriu fogo a cerca de
500m contra um submarino inimigo que de imediato escapou-se submergindo. A
21/08/1918, navegava ao largo da costa de Cabo Raso, comandado pelo
primeiro-tenente Fernando de Oliveira Pinto, atacou com artilharia, disparando
contra um grande submarino Alemão que desapareceu rapidamente. A 14/10/1918,
enquanto navegava do porto do Funchal para Ponta Delgada, comandado pelo
primeiro-tenente José Botelho de Carvalho Araújo, o NRP AUGUSTO DE CASTILHO escoltava
o paquete SAN MIGUEL, propriedade da Empresa Insulana de Navegação, que por sua
vez era comandado pelo capitão Moniz Caetano de Vasconcelos e transportava 206
passageiros e muitas toneladas de carga diversa. Ao início da manhã, os dois
navios Portugueses, foram avistados pelo submarino Alemão U-139, que tentou
alcançar o paquete, o submarino não conseguiu porque o destemido NRP AUGUSTO DE
CASTILHO se interpôs entre o U-139 e o seu protegido SAN MIGUEL.
Na batalha desigual que se
seguiu, e que incrivelmente durou mais de duas horas, perdeu a vida o heroico
comandante Carvalho Araújo, que fora atingido pelo último disparo Alemão, e
outros seis elementos da sua guarnição de 42 homens.
A desproporção de poder era
tão grande que o resultado da luta foi traçada apenas desde o início, a olhar
para o potencial ofensivo de cada um dos adversários.
O navio patrulha Português,
com duas peças de artilharia Hotchkiss, com um calibre de 65 milímetros. e
outra de 47 milímetros, enquanto o submarino U- 139, era um dos maiores e mais
modernos da Marinha Imperial Alemã, e estava equipado com duas peças de
artilharia de 150 milímetros e seis tubos lança torpedos.
O paquete SAN MIGUEL tinha
aumentado a sua velocidade ao máximo e por outro lado a coragem e tenacidade do
comandante Carvalho Araújo, de colocar o seu navio entre o submarino e o
paquete, este chegou a Ponta Delgada com seus 206 passageiros e os seus 54
tripulantes ilesos e suas muitas toneladas de carga intacta.
No NRP AUGUSTO DE CASTILHO as
munições esgotaram-se e como tal foi forçado a render-se, sem que no combate
seus artilheiros também atingissem o submarino, que sofreu avarias graves. Os
Alemães após a rendição conseguiram saquear tudo que puderam do NRP AGUSTO DE CASTILHO,
e foi afundado com cargas de demolição colocadas a bordo pelos Alemães. Talvez
o seu destino tivesse sido outro, se os navios Portugueses, durante a guerra, tivessem
sido equipados com peças de artilharia de maior calibre, como em várias ocasiões,
afirmaram vários comandantes.
O comandante do submarino era Lothar
von Arnauld de la Perière, com 194 navios e 453.716 toneladas de arqueação
brutas afundadas. Ele foi o ás de submarinos de maior sucesso de sempre.
36 sobreviventes alojados num barco
salva-vidas danificado e numa jangada improvisada, comandados pelo guarda-marinha
Armando Ferraz, imediato do patrulha, chegaram à Ponta do Arnel, Ilha de São
Miguel, a 20/10/1918, após 48 horas do desfecho do combate.
Em 1920, o relatório do comandante
do U-139, onde teceu grande elogio à coragem do comandante Carvalho Araújo, um
facto, que aparentemente permitiu que o Parlamento Português concedesse uma pensão
à sua viúva de valor significativo.
1930 GUINÉ, Companhia Colonial
de Navegação, Lisboa, que a empregou na carreira Lisboa/Las Palmas/ Ilhas de
Cabo Verde/Guiné Portuguesa; durante a 2ª guerra mundial fez algumas viagens
aos portos da costa leste dos EUA; 07/03/1950 chegava a Barrow para
desmantelamento.
Fontes: Miramar Ship Index, U boat
Net, Militaryphotos Net.
Rui Amaro
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