sábado, 15 de setembro de 2012

NAVIO-MOTOR DINAMARQUÊS "ALICE TORM"

O "ALICE TORM" saindo do porto de Leixões em 06/1967 / foto de Rui Amaro /.

ALICE TORM – n/m de linha regular, imo 5011248/ 137,6m/ 7.100tb/ 16nós; 01/1958 entregue pelo estaleiro Nakskov Skibsvaerft A/S, Nakskov, ao armador D/S Torm A/S, de Copenhaga; 1977 EL QUETZAL, Guanacaste SA., do Panama; 1980 STAR I, Mezalimonas Shipping Co., do Pireo; 23/04/1986 chegava a Gadani Beach e era entregue a sucateiros locais para demolição.
Fontes: Miramar Ship Index
Rui Amaro

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O REBOCADOR/TENDER PORTUGUÊS “INCOMATI”

O rebocador/tender INCOMATI no porto da Beira, década de 20

O rebocador/tender Alemão LEUTNANT no porto de Hamburgo, 1914. 

 O rebocador/tender INCOMATI no porto de Lisboa, década de 30. A embarcação que se distingue ao fundo parece ser o pontão depósito de carvão EMPREZA NACIONAL que em 1944 foi convertida no n/m NACALA.


Proa do batelão INCOMATI em Santos, porto de Lisboa, década de 70.


Batelão areeiro auto-propulsor INCOMATI, Crestuma, rio Douro, 2012. 

INCOMATI – imo 5603346/ tender e rebocador de alto-mar/ ff 44m/ pp 39,5m/ 340tb/ 118tl/ máquina Deutz/ 9nós; 10/1902 entregue pelo estaleiro Grbr. Sachsenberg AG, Koln-Deutz, como LEUTNANT à Deutsche Ost-Afrika Linie (DOAL), Hamburgo, que o empregou no serviço de rebocagem de dois batelões “feeder” da companhia de 353tons cada, INGA e IRMA, entre portos dos territórios Alemães do Leste Africano; 08/1914 o LEUTNANT devido ao eclodir da 1ª Guerra Mundial refugiou-se no porto Moçambicano da Beira, a fim de evitar ser atacado e afundado pelo inimigo, onde permaneceu na condição de internado; 1916 Portugal requisitou ao governo de Berlim a cedência dos vários navios mercantes internados em portos Portugueses da metrópole e de além-mar, devido à ameaça de paralisação do seu comércio marítimo, motivado pela situação de guerra e ainda pela enorme carência de navios mercantes, pelo que em face da recusa dos Alemães, o governo de Portugal não teve outra alternativa senão confiscar os 70 navios Germânicos e dois Austro-Hungaros, entre os quais o LEUTNANT, pelo que a 09/03/1916, o governo Alemão declarou guerra a Portugal, o que originou a sua entrada inesperada no conflito; 14/04/1916 INCOMATI, governo de Portugal, que o inseriu na frota da empresa estatal Transportes Marítimos do Estado (TME), Lisboa, tendo sido baseado nos portos de Lourenço Marques e Beira;1924 INCOMATI, Union Castle Mail Steamship Co., Ltd., Beira, que o colocou no serviço “feeder” da costa de Moçambique, escalando os portos de Chinde, Quelimane, Macuse e Maquival rebocando dois batelões do seu armador, e em 1928 foi substituído pelo vapor ROVUMA, uma nova unidade acabada de construir, 70m/1.289tb, que passou a servir pequenos portos da costa ocidental de Africa no serviço “feeder”, incluindo portos Moçambicanos; 22/02/1928 INCOMATI, Companhia Nacional de Navegação, Lisboa, operando o serviço de carreira entre Lourenço Marques, Beira e Chinde, conduzindo os batelões INGA e IRMA, no transporte de açúcar para a Sena Sugar Co.; 1930 foi transferido para Luanda, a fim de operar no serviço “feeder” de Angola; 14/06/1931 entrava no porto de Lisboa, a fim de operar no serviço portuário do seu armador;1933 INCOMATI, Companhia Nacional de Navegação, Lisboa, convertido num batelão de tráfego fluvial no porto de Lisboa; 1985 INCOMATI, interesses da indústria de extração de inertes no rio Douro, que lhe instalou motor e cabine de navegação à popa, e ainda duas gruas de gadanha; 2012 INCOMATI, contínua em serviço activo na zona de Crestuma e Entre-os-Rios/Sardoura

Fontes; Miramar Ship Index, Union Castle Lines, Nuno Bartolomeu.
Imagens: Autor desconhecido, e gentilmente transmitidas por Nuno Bartolomeu, de Almada.
Rui Amaro

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