O salvadego oceânico Dinamarquês VALKYRIEN, 50m/343tb, foi construído pelos estaleiros Burmeister & Wain, Copenhaga, no ano de 1907 para o armador A/S Em. Svitzer’s Bjerg., Copenhaga, chegando a ser um dos mais famosos rebocadores de alto-mar da sua época.
VALKYRIEN /(c) Cortesia Danish Maritime Museum, Elsinore /.
Aquele salvadego do comando do Kapt. Wittrup, que fazia do porto de Leixões a sua estação de assistência, além dos portos de Gibraltar, Corunha e Lisboa, foi adaptado a navio-motor mercante em 1948, tendo para tal recebido uma transformação total, apenas se aproveitando o seu casco com popa de rebocador, recebendo o nome de KNUDSHOVED, em 1954 INGELA e a 01/08/1974 chegava a Masnedo, Dinamarca, para desmantelamento.
Em 09/1923 participou nas tentativas de salvamento do vapor Português SANTA MARIA, 72m/ 1.104tb, que naufragara e acabou por se perder na enseada de Corme, perto do cabo Vilano, Noroeste da Galiza, quando em viagem do porto de Anvers para o rio Douro, vapor esse que foi uma das primeiras unidades da Companhia de Navegação Carregadores Açoreanos, Ponta Delgada, também em 03/06/1932, coadjuvado pelo SEEFALKE, contribuiu na reflutuação do navio-motor Alemão GAUSS, 76m/ 1.236tb, encalhado na barra do Douro, desde 11/05/1932 e ainda no desencalhe do vapor Português AVIZ, 68m/ 847tb, que sofrera um grave acidente ao demandar o porto de Leixões em 12/03/1934, tendo sido varado num areal dentro do porto, junto do molhe Norte, com vários rombos e safo a 23/04/1934, tendo-o o conduzido a reboque para o porto de Lisboa, a fim de ser reparado em dique seco.
Fontes: Imprensa diária; Miramar Ship Index.
Rui Amaro