domingo, 23 de março de 2014

REBOCADOR PORTUGUÊS “SETÚBAL" DOS SH

O SETUBAL (1) demandando a barra do Douro em 21/09/1929 / autor desconhecido - Colecção F. Cabral, Porto /.

O rebocador SETUBAL (1) acostado ao cais de Vila Franca de Xira juntamente com a draga de areia LEZIRIA em 1998 / Nuno Bartolomeu, Almada /.

Entre varias embarcações em "laid up" m terceiro lugar distingue-se o SETÚBAL (1) na doca de Santo Amaro, Lisboa. / Nuno Bartolomeu, Almada /.  

Rebocador português SETÚBAL (1), imo____  / nº oficial 463F/ Lic. C.S.I.C./ porto de registo: Lisboa/ cff 28m/ cpp 23,91m/ boca 05,53m/ pontal 3,42m/ tab 96,44/ tal 30,59/ máquina a vapor 300bhp/ 8 tripulantes; 1912 entregue por desconhecido estaleiro holandês à Direcção dos Serviços Hidráulicos e Eléctricos EP, Lisboa, vulgo SH, para os seus serviços de apoio às dragas estáticas, quebra-rochas, e no reboque dos batelões de dragados, etc,, nos portos nacionais; 1975 SETUBAL, Dragapor – Dragagens de Portugal SA, Alcochete; 1987 SETÚBAL, João Conde & Fos, (Dragagens), Vila Franca de Xira, que o converteu em rebocador fluvial a diesel. Subsequente história não encontrada.

OBS: Note-se que existiu ou existe um segundo rebocador com o nome de SETÚBAL (2), imo_____/ cpp 14,16m/  boca 03,43m/ pontal 01,39m/ 19,49tab/ 04,23tal/ motor 60bhp; 1930 entregue pelo estaleiro holandês Zaandam scheepswerf, Zaandam, a Junta Autónoma das Obras do porto de Setúbal. Subsequente historia não encontrada.
Fontes: Reinaldo Delgado; Nuno Bartolomeu.
Rui Amaro

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.