o LIBERAL conduzindo de saída da barra do Douro um palhabote / Colecção F. Cabral /.
Rebocador LIBERAL, 19m/ 35tb/ 200hp; 1889 entregue por um dos estaleiros navais sediados em Vila Nova de Gaia, à Parceria de Reboques Liberal Lda, do Porto; 1916 LIBERAL, Empresa de Pescarias e Reboques Lda, do Porto; 1917 ALENTEJANO, interesses na praça de Lisboa; Subsequente história ainda não encontrada.
O LIBERAL junto da Ribeira participando num festival náutico ou em alguma excursão fluvial / postal ilustrado da cidade - colecção F. Cabral, Porto /.
O vapor LIBERAL além do serviço de apoio às fainas fluviais no porto do Douro, e idas a Leixões e outros portos conduzindo fragatas, era empregue em excursões fluviais de curta distancia e como transbordador no transporte de passageiros entre a Ribeira e a Cantareira, nomeadamente em ocasiões de greves nos transportes, e também ia ao porto de Leixões, levando romeiros que iam passar o dia a Matosinhos, a fim de assistirem à romaria e às solenidades religiosas em honra do Nosso Senhor de Matosinhos.
O "link" abaixo mostra-o diante da praia da Ribeira d'Abade, Valbom, em serviço de excursão ou transporte de passageiros, e a seu bombordo distingue-se um vapor, que parece um iate de recreio ou mesmo uma pequena unidade naval.
Fontes: Memórias; F. Cabral, Porto.
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.