sexta-feira, 4 de novembro de 2011

OS BARCOS DA CARREIRA DO RIO DOURO

Barcos de ribadouro em operações comerciais nas escadas da Padeira, do lugar do cais da Ribeira, na cidade do Porto / postal ilustrado da cidade /.

Continuam as viagens, saindo das escadas da Padeira, do lugar do cais da Ribeira, na cidade do Porto, para a Régua no dia 06/03/1839, impreterivelmente se o as condições de tempo o permitir e sucessivamente todas as quartas-feiras; e da Régua para o Porto no dia 11 e todas as segundas-feiras; sendo o preço dos passageiros 1$920 dentro da tolda e 960 fora da mesma. As encomendas a 80 reis, aquelas que forem de pouco peso e as mercadorias de grande volume será por ajuste.
Todas as encomendas e mercadorias poderão ser recebidas nos seguintes portos: Caldas de Moledo, Bernardo, Porto de Rei, Aregos, Entre-os-Rios e Espadaneda. Quem quiser carregar ou ir de passagem deve dirigir-se ao escritório da Administração da firma, nos Guindais, nº 57, à Ribeira, do Porto.
Como é sabido a navegação de passageiros e carga já de há muitos anos sulcava o rio Douro, contudo com grandes dificuldades e muito acidentada, dando origem a enormes prejuízos materiais e humanos.

Titulo de propriedade da encomenda/mercadoria (B/L) próprio para transportes fluviais relativo a um embarque realizado em 11/1861 pelo barco nº 811 da Navegação do Douro, do Porto para a Régua / colecção F. Cabral /.

Barco rabelo carregado larga do Porto de rumo à Régua / postal ilustrado da cidade /.

Fonte: Jornal "Periódico dos Pobres do Porto" – 05/03/1839.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: