O rebocador CATRAIO navegando no Tejo em 1992 / autor Luis Miguel Correia, de Lisboa, a qual me foi transmitida por Nuno Bartolomeu, de Almada /.
O rebocador LEÃO DOS MARES saindo da doca nº 1 do porto de Leixões em 1996 / foto de autor desconhecido, a quem solicito autorização para que a mesma continue postada no blogue, o que desde já fico grato, a qual me foi transmitida por Nuno Bartolomeu, de Almada /.
Rebocador
costeiro português (MAR) LEÃO DOS MARES, imo 7413830/ 31,22m/ boca 09m/ pontal
3,59m/ calado 04,86m/ 274,48tb/ 1xdiesel Brons-Appingedam 4.800hp 2.334kw 16cyl/
13nós/ tracção 55tons; 12/1975 entregue por Scheepswerf Peters’ BV, Kampen,
como ACHILLES a Neptun Bergings och Dyken A/B, Estocolmo, que o devolveu ao
estaleiro constructor por anomalias na máquina; 1977 ROUSTABOUT, fretado pela
TSS – Towage & Salvage Services, Ijmuiden; 1980 ZWITSERLAND, Bureau
Wijsmuller, Terneuzen; 11/1989 CATRAIO, Soc. Cooperativa dos Catraeiros do
Porto de Lisboa, Crl, Lisboa; 1993/95 “laid up” Lisboa, devido a falência do
armador; 1995 LEÃO DOS MARES, TINITA – Transportes e Reboques Marítimos SA,
Viana do Castelo (registo MAR); 05/04/2010 chegava a Alhos Vedros para
desmantelamento em sucata. Chegou, tanto como CATRAIO ou LEÃO DOS MARES, a
operar no porto de Leixões na assistência à acostagem de navios-tanques ao
posto A do terminal de Petroleiros.
Como ZWITSERLAND actuou em operações de resgate de navios em dificuldade, por vezes coadjuvado por outros salvadegos, em reboque de plataformas energéticas, e na condução de mergulhadores e transporte de camaras subaquáticas para apoio aos mergulhadores, etc.
Como ZWITSERLAND actuou em operações de resgate de navios em dificuldade, por vezes coadjuvado por outros salvadegos, em reboque de plataformas energéticas, e na condução de mergulhadores e transporte de camaras subaquáticas para apoio aos mergulhadores, etc.
Fontes:
Bureau Wijsmuller; Miramar Ship Index; Nuno Bartolomeu, Almada.
Rui
Amaro
ATTENTION.
If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos
posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but
will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the
continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much
appreciated.
ATENÇÃO: Se houver alguém que se
ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de
imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena,
contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)
em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.