MONTE CASSINO (3) / cartão postal dp armador /.
A 10/04/1969, noite de mau tempo com bastante ondulação a entrar
pela bacia, arribou ao porto de Leixões pelas 20h00, fundeando ao norte a um
ferro, o navio-motor Polaco MONTE CASSINO, da Polish Ocean Lines, Gdynia,
procedente dos portos do Mar Negro e Mediterrâneo, a fim do seu imediato, Kpt.
Kazimierz Piwowarski, individuo de cerca de 60 anos, receber assistência médica
a bordo.
Após a entrada a bordo do Dr. Moitas, médico da Sanidade Marítima,
foi dada livre prática ao navio e então eu e o colega Joaquim da Silva Neves,
como empregados da agência consignatária, a firma Garland, Laidley & Co.,
Ltd, subimos a bordo e solicitamos àquele clinico, para a titulo particular
examinar o doente, uma vez que também exercia clínica privada no seu
consultório da Foz do Douro, não o tendo feito por razões burocráticas. Em face
da situação, o diligente colega Neves veio a terra, apressadamente arranjar a
assistência dum médico amigo, que usualmente era chamado para estes casos.
Aquele médico, depois de observar o doente, diagnosticou que o caso era grave e
que o imediato tinha de ser hospitalizado, a fim de ser submetido a uma
cirurgia devido estar a padecer de apendicite aguda. Chamada uma ambulância dos
Bombeiros Voluntários de Matosinhos e Leça, corporação de que o colega Neves
era seu 2º comandante, foi o paciente transportado à Casa de Saúde da Boavista,
ficando internado.
O MONTE CASSINO, que apenas poderia permanecer duas horas no porto
sem ser despachado, conservou o piloto da barra a bordo e saiu às 21h56, de
rumo ao porto de Gdynia via canal de Kiel-Holtenau.
O Kpt. Kazimierz Piwowarski, cuja cirurgia a 11 decorreu sem
percalços, contudo, sem que nada o previsse, na madrugada de 16, foi acometido
dum enfarte do miocárdio, que o vitimou, dia em que estava tudo preparado para
o seu regresso à Polónia, deixando-nos bastante consternados. Uma sua filha,
médica, chegou a vir ao Porto conferenciar com os médicos. O corpo seguiu para
Lisboa, onde foi embarcado num navio Polaco com destino a Gdansk.
MONTE
CASSINO (3) – Imo 5240394/
108,3m/ 3.724tb/ 12 nós/ 8 passageiros; 08/12/1957 entregue por Gdanska Lenina,
Gdansk, à Polish Ocean Lines, Gdynia; 1981 SOLIDARITY, Hobby Maritime Co., SA,,
Panama: 1982 SOLIDARITY, Limassol; 26/04/1982 colidiu ao largo de Jeddah com “lash
carrier” Americano WILLIAM HOOPER (272,3m/ 32.278tb) e sofreu graves danos;
14/04/1983 chegava a Gadani Beach para desmantelamento em sucata.
O nome de Monte Cassino, que o navio ostentava, foi dado como
homenagem ao esforço dos intrépidos e valorosos soldados do 2º corpo do
exército Polaco, integrados nas forças aliadas, a alcançar o cume do Monte
Cassino, Itália, a 18/05/1944, expulsando e derrotando as forças militares
nazis, que se serviam do famoso convento como bastião contra as forças Aliadas
desembarcadas nas praias da costa Italiana.
Fontes:
Polish Ocean Lines; Miramar Ship Index.
Rui Amaro
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