quinta-feira, 6 de junho de 2013

O NAVIO-MOTOR POLACO “MONTE CASSINO” ARRIBOU AO PORTO DE LEIXÕES PARA O SEU IMEDIATO RECEBER ASSISTÊNCIA MÉDICA


MONTE CASSINO (3) / cartão postal dp armador /.

A 10/04/1969, noite de mau tempo com bastante ondulação a entrar pela bacia, arribou ao porto de Leixões pelas 20h00, fundeando ao norte a um ferro, o navio-motor Polaco MONTE CASSINO, da Polish Ocean Lines, Gdynia, procedente dos portos do Mar Negro e Mediterrâneo, a fim do seu imediato, Kpt. Kazimierz Piwowarski, individuo de cerca de 60 anos, receber assistência médica a bordo.
Após a entrada a bordo do Dr. Moitas, médico da Sanidade Marítima, foi dada livre prática ao navio e então eu e o colega Joaquim da Silva Neves, como empregados da agência consignatária, a firma Garland, Laidley & Co., Ltd, subimos a bordo e solicitamos àquele clinico, para a titulo particular examinar o doente, uma vez que também exercia clínica privada no seu consultório da Foz do Douro, não o tendo feito por razões burocráticas. Em face da situação, o diligente colega Neves veio a terra, apressadamente arranjar a assistência dum médico amigo, que usualmente era chamado para estes casos. Aquele médico, depois de observar o doente, diagnosticou que o caso era grave e que o imediato tinha de ser hospitalizado, a fim de ser submetido a uma cirurgia devido estar a padecer de apendicite aguda. Chamada uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos e Leça, corporação de que o colega Neves era seu 2º comandante, foi o paciente transportado à Casa de Saúde da Boavista, ficando internado.
O MONTE CASSINO, que apenas poderia permanecer duas horas no porto sem ser despachado, conservou o piloto da barra a bordo e saiu às 21h56, de rumo ao porto de Gdynia via canal de Kiel-Holtenau.
O Kpt. Kazimierz Piwowarski, cuja cirurgia a 11 decorreu sem percalços, contudo, sem que nada o previsse, na madrugada de 16, foi acometido dum enfarte do miocárdio, que o vitimou, dia em que estava tudo preparado para o seu regresso à Polónia, deixando-nos bastante consternados. Uma sua filha, médica, chegou a vir ao Porto conferenciar com os médicos. O corpo seguiu para Lisboa, onde foi embarcado num navio Polaco com destino a Gdansk.
MONTE CASSINO (3) – Imo 5240394/ 108,3m/ 3.724tb/ 12 nós/ 8 passageiros; 08/12/1957 entregue por Gdanska Lenina, Gdansk, à Polish Ocean Lines, Gdynia; 1981 SOLIDARITY, Hobby Maritime Co., SA,, Panama: 1982 SOLIDARITY, Limassol; 26/04/1982 colidiu ao largo de Jeddah com “lash carrier” Americano WILLIAM HOOPER (272,3m/ 32.278tb) e sofreu graves danos; 14/04/1983 chegava a Gadani Beach para desmantelamento em sucata.
O nome de Monte Cassino, que o navio ostentava, foi dado como homenagem ao esforço dos intrépidos e valorosos soldados do 2º corpo do exército Polaco, integrados nas forças aliadas, a alcançar o cume do Monte Cassino, Itália, a 18/05/1944, expulsando e derrotando as forças militares nazis, que se serviam do famoso convento como bastião contra as forças Aliadas desembarcadas nas praias da costa Italiana.
Fontes: Polish Ocean Lines; Miramar Ship Index.
Rui Amaro

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