sábado, 13 de fevereiro de 2010

RECORDANDO O SALVAMENTO DOS TRIPULANTES DO NAVIO “NISSOS SKOPELOS” PELO ARRASTÃO BACALHOEIRO “NAVEGANTE” EM 1986




O NAVEGANTE atracado ao cais Norte da docax nº 1 do porto de Leixões em 17/11/1986 /c) foto de autor desconhecido - MMI /.
--> -->
Olhos congestionados de alegria, e lágrimas, também de alegria, “receberam” os tripulantes do navio mercante Grego naufragado ao largo dos Açores a 15/11/1986, bem como os seus salvadores, a companha do arrastão de pesca do bacalhau NAVEGANTE. O episódio aconteceu no final da tarde 17/11/1986 no cais Norte, da doca nº 1 do porto de Leixões, local onde se encontrava um grande número de familiares e amigos da companha daquele navio bacalhoeiro, assim como o armador do navio acidentado, o NISSOS SKOPELOS, e ainda os representantes no Porto dos armadores de ambos os navios. Abraços, agradecimentos, troca de endereços, palmas, vivas, manifestações tocantes da solidariedade que define especificamente os homens do mar, foram atitudes que “encheram” o cais de Leixões, quando os náufragos do navio Helénico desembarcavam e os pescadores Portugueses se despediam deles, improvisadamente calçados com alpercatas, num sinal da necessidade sentida em tirar os sapatos para melhor fugirem à morte.
O navio Grego foi atingido por volta das 15h00 da passada Quinta-feira (a cerca de 200 milhas de Ponta Delgada) por avaria de origem desconhecida, que o colocou na situação de “água aberta” (terminologia marinheira que significa entrada de água), e com a inclinação de 45 graus para bombordo. A bordo haviam 26 homens – 20 Gregos e 6 Egípcios – que emitiram um SOS.
Este SOS seria captado pelo arrastão NAVEGANTE, então a 20 milhas do NISSOS SKOPELOS, que de imediato se dirigiu para local do sinistro.
“Por volta das 17h45 avistámos o navio de carga, e constatámos que apesar de dispor das usuais embarcações salva-vidas, elas não poderiam ser utilizadas, dada a posição complicada em que se encontrava o navio”, relatou Fernando Vergas, comandante do NAVEGANTE.
O NAVEGANTE numa escala logistica ao porto de Rochefort-sur-Mer em 1982 /(c) Cortesia Olivier Leblanc - Rochefort-sur-Mer /.

A OPERAÇÃO DE SALVAMENTO
Explicando aquela impossibilidade, Fernando Vergas relatou “que o que aconteceria era que se se tentasse libertar a baleeira do bordo mais emergido, ela despenhar-se-ia e ao mesmo tempo ia retirar peso imprescindível à manutenção do navio sobre as águas. Isto, enquanto por outro lado, se tornava impossível retirar a baleeira instalada no bordo oposto, o menos emergido, dado o desnível a que se encontrava das águas”.
Sequentemente, o comandante disse que a operação de salvamento iniciada pelo NAVEGANTE constaria do envio de barcos salva-vidas do seu navio para junto do NISSOS SKOPELOS, já que a iminência de afundamento deste, impedia a sua abordagem.
A agravar acentuadamente a operação, juntou-se ainda o péssimo estado do mar e do tempo, que aliás deverá também ter estado na origem do rombo sofrido pelo navio em dificuldades, também segundo a descrição do comandante da embarcação salvadora.
Após várias tentativas de disparo dos cabos que seguravam as baleeiras a bordo do navio acidentado, o NAVEGANTE só lograria por volta da 01h00 de Sexta-feira resgatar 24 dos 26 náufragos, portanto depois de sete horas e meia de tentativas, sempre segundo o depoimento do Comandante Vergas.
Dois dos náufragos não haviam assim desgraçadamente tido possibilidades de ainda escapar.
Tal deveu-se ao facto do cabo que segurava o bote salva-vidas ter então rebentado, originando posteriormente nova série de lançamentos de cabos.
Isto até que, sob condições ambientais ainda piores, o salvamento dos dois homens ocorresse, o que aconteceria por volta das 13h30.
O Comandante Fernando Vergas exteriorizou ainda que a operação desencadeada pelo NAVEGANTE foi acompanhada por dois navios mercantes Alemães Federais, que todavia, porque dispunham de grande porte, não se poderiam aproximar do NISSOS SKOPELOS.
Vergas fez igualmente questão de agradecer a colaboração da FAP - Força Aérea Portuguesa, por ter procedido ao lançamento de vários foguetes luminosos, “dessa forma permitindo, não só uma melhoria no visionamento do naufrágio, mas também o conforto de, numa ocasião como aquela, sentirmos que não estamos sós”.
O LOUSADO na doca seca dos ENVC em 1954, distinguindo-se também os dois transbordadores inter-ilhas ARNEL e CEDROS / (c) Imprensa Diária /.
O AFUNDAMENTO
Questionado “se os marinheiros haviam assistido ao afundamento do seu navio”, Vergas referiu que “não, pois entretanto chegara ao local a corveta da Armada Portuguesa NRP OLIVEIRA E CARMO, vinda de área a 35 milhas do local do naufrágio “.
Solicitado por sua vez a fazer um relato do desespero vivido pela tripulação do NISSOS SKOPELOS, o seu comandante, Kouziolis Evangelis, escusar-se-ia a fazê-lo.
O afundamento do navio, segundo dados recolhidos, verificar-se-ia cerca das 16h30 de Sexta-feira – quatro horas depois de terem sido salvos os seus últimos tripulantes.
Sublinhe-se que durante o sinistro um marinheiro Helénico fracturou uma perna, tendo sido assistido pelo enfermeiro do NAVEGANTE.
Diga-se também que o NAVEGANTE tentou durante o dia de ontem e manhã de hoje demandar a barra de Aveiro, não o podendo fazer dado o mau estado do mar e tempo, rumou ao porto de Leixões.
O NISSOS SKOPELOS rumava de Amesterdão para Havana, transportando 3.000 toneladas de batata de semente.
No tocante ao NAVEGANTE, havia largado da Gafanha da Nazaré, há quatro meses, para uma campanha próximo das águas territoriais do Canadá, na Terra Nova, de onde deveria regressar apenas em 15 de Dezembro, porém, em consequência de uma avaria no guincho de alagem das redes, regressou agora a Portugal com 250 toneladas de pescado (parte da sua capacidade), entre ele bacalhau, e do seu lotamento faziam parte 45 Portugueses e um Japonês.
Este salvamento foi o segundo até agora realizado pelo NAVEGANTE. O outro ocorreu precisamente ao largo das águas territoriais do Canadá, em Agosto passado, e disse respeito ao bacalhoeiro Português MARIA DE RAMOS PASCOAL, que sofrera uma avaria na hélice e fora rebocado para o porto de S. João da Terra Nova.
Resta acrescentar que os tripulantes do NISSOS SKOPELOS foram transportados num autocarro alugado pelo armador para um hotel da cidade do Porto, e já examinados por uma equipa médica, regressando hoje mesmo por via aérea à Grécia.
LOUSADO /(c) autor desconhecido - MMI/.
HISTORIAL E DETALHES
NAVEGANTE – Imo 5213066/67m/1.179tb/12,5nós; 05/1954 entregue pelo ENVC – Estaleiros Navais de Viana do Castelo, Viana do Castelo, como n/m bacalhoeiro de pesca à linha LOUSADO para a Pescal – Empresa Comercial e Industrial de Pesca., Lda., Lisboa; 1959 LOUSADO, mesmo armador, convertido em n/m de pesca com redes de emalhar c/ utilização de chalandras motorizadas; 1967 NAVEGANTE, João Maria Vilarinho, Sucrs, Lda., Ílhavo, Aveiro, que entretanto o converteu em navio de pesca de arrasto lateral; 1990 SILVESTRE VIEIRA, Sociedade de Pesca Silva Vieira, Lda., Ílhavo, Aveiro; 1990 NAVEGANTE, Empresa de Pesca João Maria Vilarinho, Sucrs., SA., Ílhavo, Aveiro; 01/1993 NAVEGANTE, adquirido pelo sucateiro Baptista & Irmão, Lda., Lisboa, para desmantelamento.

O SILVESTRE VIEIRA em Ponta Delgada no ano de 1990 /(c) Cortesia Yvon - Ships Nostalgia/.
NISSOS SKOPELOS – Imo 6905290/frigorifico/140,7m/4.889tb; 10/1969 entregue pelo estaleiro Drammen Slip & Verk, Drammen, como SLEVIK para o armador Skibs A/S Karlander, Fredrikstad; 1969 ALASKACORE; 1975 ALASKA; 1979 ALASKA 1; 1986 NISSOS SKOPELOS, f.c. Georgopoulos & A.N. Athanassiades, Grécia; 15/11/1986 naufragou na posição 39,42N/21,24W.
Fontes: Jornal “O Comércio do Porto” (redactor José Braga) de 18/11/1986, c/ algumas adaptações à giria maritima; Miramar Ship Index; Lloyd’s Register of Shipping.
Rui Amaro