quinta-feira, 8 de outubro de 2009

NAVIO VIANENSE



O VIANENSE na ocasião do bota-abaixo, 15/09/1943


Com os meus cerca de sete anos de idade, indo eu pela mão de meu pai, o piloto da barra José Fernandes Amaro Júnior, ali junto à barra, ao dique da Meia-Laranja, e olhando para os lados do mar, vi aproximar-se um interessante navio que vinha em lastro, apesar de pintado de negro, que aproveitando a brisa de Nordeste, enfunava as suas velas e recebido o prático Aristides Pereira Ramalheira e ferrado o pano demandou a barra do Douro em boa marcha.

Como apaixonado de barcos, que sempre o fui, questionei o meu pai acerca daquele navio de três mastros com mastaréus, que ostentava pintado no seu costado, além da bandeira de Portugal as palavras “Vianense” e “Portugal” em letras garrafais, entre duas listas brancas a toda a sua extensão, que assinalavam a sua neutralidade, uma vez que estávamos em finais de 1943, em pleno período de conflito mundial, tendo me dito que era o lugre VIANENSE, que vindo do estaleiro em Viana do Castelo, onde fora construído, vinha ao Douro carregar carvão em pó para o porto de Setúbal.

Chegado a casa, e com a mania dos barquinhos, não perdi tempo e de um pequeno pedaço de palmeira e umas aparas de cortiça, apareceu em pouco tempo, pintado e tudo, um modelo tosco do lugre-motor VIANENSE.

Muitas vezes aquele lugre, que foi por muitos anos capitaneado por mestre Cachim Júnior (Rufino), da Ribeira de Viana, foi pilotado por meu pai, tendo num certo dia de mar na barra, sofrido um acidente quando logo após ter saltado para bordo, e ainda fora da casa do leme, sido levado de roldão pelo convés fora, devido a uma volta de mar que atravessou o navio de borda a borda, felizmente sem danos físicos de maior, apenas uma valente encharcadela.


O constructor naval José Ferreira Maiato, 15/09/1943


VIANENSE – 32,37m/162,33tb; 15/09/1943 lançado à água pelo estaleiro de José Ferreira Maiato, lugar do Cabedelo, Viana do Castelo, por encomenda do armador João Cândido Rodrigues Maduro, Viana do Castelo, que o colocou no tráfego costeiro internacional (NCI), particularmente entre os portos de Setúbal, Lisboa, Porto/Leixões e Viana do Castelo, transportando cimento ensacado, sal e carvão a granel. A 13/02/1948 foi comprado pela Sociedade de Transportes Marítimos Judite, Lda., Porto, para tomar o lugar do iate-motor METEORO, que se perdeu na barra do Douro a 16/01/1947.


O VIANENSE na carreira do estaleiro do Cabedelo, Viana do Castelo, 15/09/1943


--/04/1964 durante a viagem do Douro para Setúbal sofreu uma violenta explosão na casa da máquina, tendo prosseguido a viagem até Setúbal, onde descarregou o seu carregamento de carvão, regressando depois ao Porto, entrando a barra do Douro em 04/05/1964 a reboque do GOLFINHO, a fim de ser reparado.

Durante os muitos anos em que foi propriedade daquele armador do Porto, sofreu várias conversões, passando por lugre (3 mastros), iate (2 mastros) e lanchão (1 mastro), tendo a sua tonelagem sido alterada para 169,66tb.

Não possuo dados da sua história subsequente, mas se não estou em erro, parece-me que em finais da década de 70 foi vendido para o Mar Vermelho para ser utilizado em cruzeiros turísticos.


O lugre VIANENSE na carreira do estaleiro do Cabedelo, Viana do Castelo


O iate-motor VIANENSE amarrado junto das instalções da Secil, rio Douro, aguarda lugar no cais, década de 60


O iate-motor VIANENSE sai em lastro do porto de Leixões de rumo ao rio Douro, década de 60


O lanchão-motor VIANENSE demanda a barra do Douro em 12/03/1971


Fotos ©: Rui Amaro e colecção de João José Teixeira Passos.

Rui Amaro