sexta-feira, 15 de maio de 2009

O “MONSANTO” UM SALVADEGO QUE FOI DE MUITA UTILIDADE

Sexta-feira, 15 de Maio de 2009

O MONSANTO na doca nº 1 do porto de Leixões em 26/10/1969 preparando-se para ir prestar assistência ao petroleiro JECI na sua atracação ao posto A do terminal de petroleiros / ©foto de F. Cabral, Porto /.

 
 O MONSANTO demanda o porto de Leixões em 1969 / (c) Foto Mar, Leixões /.
 
O MONTE BRANCO saindo do porto de Leixões em 1976 / autor desconhecido - foto amavelmente  enviada por Nuno Bartolomeu, de Almada /.
 
O MONTE BRANCO atracado a um dos cais do porto de pesca de Leixões em 03/1976, durante a sua permanência para assistência à acostagem dos petroleiros / foto de Rui Amaro /.

O Salvadego Português MONSANTO, 44,25m/613,32tb/motor diesel eléctrico/ 1.875HP/ uma hélice/ 13nós; 09/03/1942 entregue pelo estaleiro Levingston Shipbuilding Co., Orange, Texas, para US Navy como BAT-3 (ATA-128), também foi registado como USS CAADO, como pertencente à classe ATA-121 Sotoyomo, de rebocadores auxiliares de frota, se bem que destinado a "lend-lease" à Grã-Bretanha; 15/06/1942 entrou ao serviço da Royal Navy como HMRT FAVOURITE (W119); 27/03/1946 devolvido à US Navy; 1946 SUSAN A. MORAN, Moran Towing Corporation e finais do mesmo ano rebaptizado de EUGENE F. MORAN; 1947 MONSANTO, Companhia Colonial de Navegação, Lisboa; 1975 MONTE BRANCO, Rebosado – Rebocadores Fluviais do Sado, Setúbal; 1993 abatido e logo de seguida vendido a sucateiros de Setúbal para desmantelamento; Entre outras acções de auxilio a embarcações em dificuldade e assistência nas manobras de petroleiros no porto de Leixões nas décadas de 60 e 70, tanto como MONSANTO ou MONTE BRANCO, em 28/07/1949 participou, juntamente com o rebocador ESTORIL e a lancha RAMALHEIRA na reflutuação do navio-motor ALEXANDRE SILVA, encalhado na penedia, junto da capelinha do Senhor da Pedra, Francelos, quatro milhas a Sul da barra do Douro, após empresas estrangeiras da especialidade terem desistido do salvamento daquele navio, por inviável, tarefa bem sucedida e levada a cabo pelos técnicos do grupo CUF, do qual fazia parte a Sociedade Geral, armadora do ALEXANDRE SILVA.


Fontes: NAVSOURCE PHOTO ARCHIVE - AUXILIARY FLEET TUG (ATA) INDEX // UBOAT.NET.
Rui Amaro

quarta-feira, 13 de maio de 2009

IMAGENS DE ANTIGAS LANCHAS SALVA-VIDAS AUTO PROPULSORAS, QUE PRESTARAM SERVIÇO EM ESTAÇÕES DE SOCORROS A NAUFRAGOS NO NORTE DE PORTUGAL






PATRÃO CÉSAR MARTINS (UAM 671) - Classe Oakley - 14,50m/24tons/10nós - Construido em madeira em 1975 pelas Oficinas do ISN de Paço de Arcos - Fez estação no porto da Povoa de Varzim e em 15/09/2007 foi abatido ao efectivo - Historial subsequente desconhecido.



PATRÃO RABUMBA (UAM 661) - Classe Oakley - 09,50m/08,50tons/07nós - Construido em 19-- em madeira pelas Oficinas do ISN de Paço de Arcos - Fez estação nos portos da Povoa de Varzim e Esposende e em --/--/---- foi abatido ao efectivo, tendo sido recuperado pelo Forum Esposendense para servir com embarcação turistica no rio Cavado, onde continua a operar.



ALMIRANTE FERREIRA DO AMARAL (UAM 652) - 09,50m/08,50/07nós - Construido em 1952 em madeira pelas Oficinas de Porto Brandão - Fez estação nos portos de Viana do Castelo, onde sofreu um grave acidente com a perda de três elementos da sua equipagem e Fuzeta e em 2005 foi abatido ao efectivo - Actualmente encontra-se varado na lingueta da Fuzeta.

Fotos gentilmente cedidas pela Direcção do ISN - Instituto de Socorros a Náufragos, Paço de Arcos, a quem cumprimento e apresento os meus sinceros agradecimentos.

Rui Amaro