O salvadego de bandeira Panamiana CINTRA, 58m/716tb/13 nós; 02/11/1944 lançado à água e a 06/04/1945 entregue pelo estaleiro Cochrane & Sons, Ltd., Selby, como rebocador auxiliar de frota HMT ENCHANTER (W178), tipo ENVOY, para a “Royal Navy”, armado com 12xmetralhadoras de convés, 2xcanhões Oerlikon e 2xmetralhadoras Colt para sua defesa quando em escolta ou serviço de salvamento e rebocagem; 1945/46, o submarino Alemão U-244, Obtnt. Hans Peter Mackeprang, que se rendera aos Aliados a 14/05/1945 no porto de Lisahally, Irlanda do Norte, durante a “Operation Deadlight” do pós-guerra, enquanto era rebocado pelo HMT ENCHANTER, a fim de ser metido a pique, a amarreta rebentou e o submarino teve de ser alvejado e afundado a tiros de canhão lançados do contra-torpedeiro Polaco PIORUN na posição 55.46N/08.32W, no mesmo dia da largada do porto de internamento; 27/07/1947 ENGLISHMAN, United Towing Co. Ltd, Hull, e desde então cruzou as sete partidas do mundo, assistindo navios em dificuldades ou em operações de salvamento e realizando rebocagens de longo curso, tornando-se como tal uma embarcação afamada e de enorme utilidade.
http://www.photoship.co.uk/JAlbum%20Ships/Old%20Ships%20E/slides/Envoy-01.jpg
http://www.shipsnostalgia.com/gallery/data/516/Dickinson_Album_002_-_076s.jpg
A 01/1952 foi fretado pela agência noticiosa Associated Press, a fim dos seus repórteres cobrirem “in loco” a saga do navio Norte-americano FLYING ENTERPRISE, 1944 C1-3/ 127m/ 6.711tb, da Isbrandtsen Lines, de Nova Iorque, do comando do Capt. Kurt Carlsen, que se tornou famoso e emocionou o mundo por não ter abandonado o seu navio, com um perigosíssimo adornamento e sob mau tempo, durante cerca de 15 dias, em pleno Oceano Atlântico, após uma tripulação de 40 elementos e 4 passageiros terem sido recolhidos por outros navios que acorreram à área do acidente, malgrado o FLYING ENTERPRISE, quando era rebocado para Falmourh pelo salvadego Inglês TURMOIL, Capt. Parker, que juntamente com outros rebocadores que também acorreram ao local, tendo o seu corajoso imediato, Capt. Keneth Dancy, ido para bordo do navio sinistrado, a fim de ajudar o seu colega nas manobras de estabelecimento do cabo de reboque.
O ENGLISHMAN, apesar de não estar envolvido na esquadra de rebocadores que tentavam o salvamento do navio em dificuldades, foi a embarcação que mais se aproximou da borda do FLYING ENTERPRISE, e caso se proporcionasse, o seu comandante não hesitaria em estabelecer reboque, pois como excelente salvadego oceânico que era e com uma tripulação experiente, estava equipado e preparado para isso (No link da British Pathé é possível por vezes vislumbrar o ENGLISHMAN).
http://www.britishpathe.com/record.php?id=29542
1962 CINTRA, Suprema Compañia Naviera SA, Panama, gestores Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes, Lda., Lisboa, ambas empresas pertencentes ao grupo económico CUF, Lisboa. Logo que foi entregue pela United Towing Co., Ltd., no porto de Hull, onde se encontrava sedeada aquela armadora de uma importante frota de rebocadores, realizou o seu primeiro contrato, procedendo ao reboque do navio-tanque Norueguês WILFRED, 155m/9.931tb, desde Stavanger para Santander, a fim de ser entregue a sucateiros locais, continuando durante a sua existência ao serviço da Sociedade Geral, realizando rebocagens oceânicas e resgate de navios, dentre os quais um navio mercante junto do mar do Norte, sob comando experimentado e tripulações capazes, além disso andou fretado algum tempo à importante casa Wijsmuller, de Ijmuiden, de rebocagem oceânica e salvetagem marítima. Um dos seus capitães foi o Cmte Luís Santos Serpa, que também foi seu imediato; 1968 NISOS SKIATHOS, Tsavliris (Salvage and Towage) International, Pireo, Grécia; Consta que a sua chaminé, pela Suprema ou pela Tsavliris, foi substituída por uma mais alta e de estilo mais moderno: 1972 NISOS SKIATHOS, Papageorgiou Towage & Salvage, Grécia; 1972 chegava a Perama, Grécia, para demolição.
http://riodasmacas.blogspot.com/2009/12/rebocador-de-alto-mar-cintra.html
Fontes: Sea Breezes, U-boatNet, Photoship Co.UK, Solship (Peter) SN; Blogue Rio da Maçãs.
Imagem: Foto Mar, Leixões.
Rui Amaro