sexta-feira, 22 de junho de 2012

REBOCADORES A VAPOR DAS ANTIGAS ADMINISTRAÇÕES PORTUÁRIAS DO PORTO DE LISBOA – EPL e AGPL


O CABO RASO assistindo o paquete Francês FRANCE nas manobras de acostagem no porto de Lisboa, década de 60 / Imprensa diária - colecção Nuno Bartolomeu, Almada /.

CABO DA ROCA (1) – Imo_______/ 35,56m/ 198,54tb/__nós/ 500 ihp; 04/1910 entregue por JP Rennoldson & Sons, Ltd., South Shields, Tyne, a Exploração do Porto de Lisboa – EPL; 1934 Administração Geral do Porto de Lisboa – AGPL; 196_ vendido a sucateiro com estaleiro instalado algures no estuário do Tejo.


 
CABO DA ROCA (1) - em cima: mostrando as cores da EPL e em baixo com as primitivas cores  da AGPL / Autor desconhecido - imagem gentilmente passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

FIGUEIRA DA FOZ, detalhes e história ainda não encontrados.

CABO ESPICHEL (2), rebocador salvadego/ imo 5956757/ 46,2m/ 394tb/ 12nós/ 1.500hp; 28/03/1928 entregue por Harland & Wolff, Belfast, a Exploração do Porto de Lisboa – EPL; 1934 Administração Geral do Porto de Lisboa – AGPL; 02/1973 vendido a sucateiro com estaleiro instalado algures no estuário do Tejo. Rebocadores gémeos: CABO SARDÃO e CABO RASO, se bem que as suas dimensões e deslocamento eram menores do que as do CABO ESPICHEL (2).


 
O CABO ESPICHEL (2) assistindo um navio na largada, década de 50 / Autor desconhecido - imagem gentilmente passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

CABO RASOrebocador salvadego/ imo 5956757/ 41,7m/ 230tb/ 12,5nós/ 900hp; 02/08/1928 entregue por Harland & Wolff, Belfast, a Exploração do Porto de Lisboa – EPL; 1934 Administração Geral do Porto de Lisboa – AGPL; 1970 vendido a sucateiro com estaleiro instalado algures no estuário do Tejo. Rebocadores gémeos: CABO SARDÃO e de dimensões e deslocamento um pouco superiores o CABO ESPICHEL (2).

 
O CABO RASO no estuário do Tejo, década de 50 /  Autor desconhecido - imagem gentilmente passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

CABO SARDÃO – rebocador salvadego/ imo______/ 41,7m/ 230tb/ 12,5nós/ 900hp; 17/08/1928 entregue por Harland & Wolff, Belfast, a Exploração do Porto de Lisboa - EPL; 1934 Administração Geral do Porto de Lisboa - AGPL; 16/08/1939 afundou-se no Tejo por colisão do paquete Inglês RMS VANDYCK, da Lamport & Holt Line, de Liverpool, quando colaborava nas manobras de acostagem daquele paquete ao cais da Rocha. Meses mais tarde foi posto a flutuar e depois de reparado voltou ao serviço normal. 1969 vendido a sucateiro com estaleiro instalado algures no estuário do Tejo. Rebocadores gémeos: CABO RASO e de dimensões e deslocamento um pouco superiores o CABO ESPICHEL (2).

 

 
CABO SARDÃO - em cima mostra-se no estuário do Tejo por volta de 1930, e em baixo durante as operações de reflutuação, vendo-se por perto o CABO DA ROCA (1) / Autor desconhecido - imagem gentilmente passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

Estes foram os rebocadores a vapor das antigas administrações portuárias do porto de Lisboa, a nível estatutário, cuja razão social se denominava Exploração do Porto de Lisboa – EPL, a qual em 1934 foi alterada para Administração Geral do Porto de Lisboa – AGPL, e em 1987 sofreu nova alteração, desta vez para Administração do Porto de Lisboa – APL, e em 1998 passa Administração do Porto de Lisboa SA – APL, conforme hoje se denomina. Dos quatro rebocadores, os três últimos eram considerados como salvadegos.
Na página Miramar Ship Index, Wellington, Nova Zelândia, uma magnífica fonte de informação dedicada a entusiastas de navios e navegação, encontrei um rebocador denominado CABO ESPICHEL, IDno. 8873, 268tb, construído em 1914 pelo estaleiro Verschure & Co's, de Amesterdão, infelizmente sem grandes detalhes, incluindo o seu armador, que leva a crer tenha sido encomendado pela autoridade portuária da altura, a EPL, e como assim, terá sido o CABO ESPICHEL (1). Se alguém tiver pormenores desse rebocador seria interessante de os revelar.
Os quatro rebocadores a vapor perduraram até à década de 60, e em 1939 aparece o CABO DE SINES, o primeiro rebocador a gasóleo da AGPL, gémeo do SOURE da SG, e em 1949 surge o rebocador de alto mar DOM LUIZ comprado â US Navy, juntamente com o rebocador portuário SERRA DE SINTRA. Em 1953 chega o duo SERRA DE PORTALEGRE e SERRA DE PALMELA, e em 1956 aparecem os dois gémeos SERRA DE MONTEJUNTO e SERRA DE PALMELA, e finalmente em 1973, ainda no reinado da AGPL chegam os excelentes e potentes rebocadores portuários CABO ESPICHEL e CABO DA ROCA, que ainda continuam em actividade, o primeiro denominado BOULONNAIS, propriedade do armador Boulenaise de Remorquage, Boulogne-sur-Mer, França, e o segundo ostentando o primitivo nome, sob o armamento Sadino Rebosado – Rebocadores Fluviais do Sado.

O CABO DE SINES e o FIGUEIRA DA FOZ no estuário do Tejo, tendo por fundo a fragata D. FERNANDO E GLÓRIA, década de 50 /  Autor desconhecido - imagem gentilmente passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.


O CABO DE SINES acostado ao cais do estaleiro da CUF, década de 50  Autor desconhecido - imagem gentilmente passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.
 
 
O DOM LUIZ no estuário do Tejo, década de 50 / Autor desconhecido - imagem gentilmente passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.
  
O SERRA DE PORTALEGRE no estuário do Tejo década de 60 / Autor desconhecido - imagem gentilmente passada por Nuno Bartolomeu, Almada /
  
 
O SERRA DE PALMELA no estuário do Tejo, década de 60 / Autor desconhecido - imagem gentilmente passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

 
O SERRA DE MONTEJUNTO no estuário do Tejo, década de 60 / Autor desconhecido - imagem gentilmente passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

SERRA DE MONTEJUNTO, SERRA DE PALMELA  e o MILHAFRE PRIMEIRO na doca da Rocha / Autor desconhecido - imagem gentilmente passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

Da esquerda para a direita vê-se o CABO ESPICHEL (3), SERRA DE PORTALEGRE e o CABO DA ROCA (2), e ainda ao centro as lanchas BARRETE VERDE e CACILHAS / Autor desconhecido - imagem gentilmente passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.
 
Fontes: Miramar Ship Index, Diário da República, Nuno Bartolomeu.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.