sexta-feira, 26 de abril de 2013

CACHORRO “EMBARCADIÇO” VIROU “CAMINHANTE PEDESTRE”


Cais de Gaia, rio Douro, década de 60 / postal ilustrado - colecção do autor do blogue /. 


Nos primeiros anos da década de 60 atendi no cais de Gaia, rio Douro, como empregado da agência consignatária, um navio de nacionalidade Holandesa de carreira regular, cujo capitão trazia a bordo o seu cão de estimação. Não sei pormenores sobre a sua raça, sei que era um cão bastante corpulento de cor branca, bastante felpudo.
Antigamente era normal ver-se cães postados nos cais junto à borda dos navios, mais propriamente perto da cozinha, e de vez em quando lá vinha um naco de comida arremessado pelo cozinheiro, que em pouco tempo era devorado, e alguns chegavam mesmo a entrar a bordo e procurar a cozinha.
Ora o nosso cão “embarcadiço” costumava saltar para terra, e sem mais nem menos lá saia a portaria do cais acompanhando os amigos canídeos de ocasião, e de vez em quando retornava ao seu lar e em todas as escalas do navio nunca faltou à largada, e quando se atrasava, o capitão fazia soar a sirene do navio e lá vinha ele muito ofegante a correr para bordo e depois de uma boa repreensão la se refugiava no seu cantinho.
À atracação lá estava ele debruçado no castelo da proa a ladrar, como que a chamar os amiguinhos, e estes lá apareciam a ladrar numa correria desenfreada como a convidá-lo para um passeiozito.
Acontece que numa certa largada, já muito perto da maré e com piloto a bordo, o cachorro não aparecia, e o capitão bem acionava a sirene, mas o seu “tripulante” não se fazia chegar. Procurou-se pelas redondezas e cães nem vê-los. Pergunta-se aqui e ali, e nada!
Entretanto, o piloto avisou o capitão, que não podia esperar mais, devido â maré, e como tal o navio teve de largar, e por azar nessa viagem, contra o usual não escalava Leixões para completar o carregamento, pois iria directo a Vigo, e ainda sairia de lá no mesmo dia, perto da meia-noite.
Pediu-se ao pessoal do cais e à vizinhança, caso o vissem para avisar a agência, e passaram-se os dias e nada. O navio além de Vigo escalava Dover, Anvers e Roterdão, seu porto de registo. A viagem levaria à volta de oito dias.
Muito estupefacta ficou toda a gente no cais de Gaia, quando passados quinze dias, vindo de Lisboa, o navio atracava aquele cais, e o cachorro “embarcadiço”, lá vinha ele à proa farto de ladrar, e os colegas em terra a responder-lhe.
O certo, é que o capitão quando chegou a sua casa, bastante distante de Roterdão, teve uma recepção inesperada lá estava o seu cão mascote, à sua espera.
Na altura da largada, não havia qualquer navio no Douro ou Leixões, que fosse para a Holanda e camiões TIR, nem se quer haviam.
O cachorro de “embarcadiço” deve-se ter virado “caminhante pedestre”, e como tal sentindo que o seu navio já deixara o porto do Douro, há que por patas ao caminho, e tudo levou a crer que assim fosse, pois quando do aparecimento imprevisto em casa dos seus donos, na Holanda, encontrava-se muito fatigado, sujo e esfomeado.
Agora um cachorro, por muito robusto que seja, fazer uma caminhada do Porto à Holanda em menos de oito dias, parece inacreditável, mas pelos vistos ocorreu mesmo!
Rui Amaro
  
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.