O paquete GENERAL OSORIO passando junto da Ilha Fernando Noronha /postal artistico da HAPAG - m/c
Pelas 15h30 de 03/07/1929, vindo do Norte, estava à vista do porto de Leixões um navio de grande porte de duas chaminés, que era nem mais nem menos do que uma das mais modernas unidades da Marinha Mercante Germânica, o paquete GENERAL OSORIO, que realizava a sua viagem inaugural ao Brasil e Rio da Prata e procedia de Hamburgo, de onde saíra a 29/06 e de Vigo cerca de três horas antes, com carga diversa e passageiros, na sua maior parte emigrantes, sobretudo espanhóis, alemães e nacionais de países bálticos.
Entretanto, com a aproximação do GENERAL OSORIO, a lancha de pilotos P1, cruzava os molhes ao encontro daquele belíssimo navio, para o abordar, a fim de subir a bordo o piloto da barra José Fernandes Amaro Júnior, que iria conduzir as manobras de entrada e amarração.
O paquete GENERAL OSÓRIO no porto de Hamburgo /postal da HAPAG - m/c
Às 16h30 cruzava os molhes e pouco tempo depois fundeava ao Norte, a dois ferros, baixando a escada de portaló, começando de imediato, após a entrada a bordo das autoridades sanitárias/marítimo/alfandegárias, agência e estivadores, o desembarque de alguns passageiros destinados à região do Porto, e iniciava o embarque daqueles outros, mais deles emigrantes, da sua bagagem, correio e alguma carga, através de barcaças e lanchas que andavam num rodopio entre o cais do porto de serviço e o paquete.
Pelas 21h00 do mesmo dia, conduzido pelo piloto Alfredo Pereira Franco, manobrava de largada de rumo ao porto de Lisboa, seguindo daí para vários portos do Brasil, Montevideu e Buenos Aires e assim continuou a escalar os portos de Leixões e Lisboa por muitos mais anos, tanto nas viagens para a América do Sul como para Hamburgo, seu porto de armamento.
GENERAL OSORIO - gravura da HAPAG- m/c
GENERAL OSORIO, 160,80m/ 11.590tb/ calado 8,53m/ 2 motores diesel MAN 12 cilindros 7.400HP/ 2 hélices de quatro pás cada/ 2 chaminés/ velocidade de cruzeiro 15 nós/ tripulantes 223/ passageiros 1022 (2ª classe 272 e turística 750); 22/12/1927 assentamento da quilha; 20/03/1929 entregue pelo estaleiro Bremer Vulkan Werft, Vegesack, ao armador Hamburg Amerika Linie (Hapag), Hamburgo; 08/08/1931 tendo captado um rádio de pedido de socorro de bordo do paquete americano WESTERN WORLD, 163m/13.712tb, ao serviço da Munson Steamship Lines, Nova Iorque, que saíra na véspera de Santos, e que encalhara no local da Ponta do Boi, no litoral de São Sebastião, pelo que rumou à costa resgatando 88 passageiros e parte da tripulação do WESTERN WORLD, que voltou a flutuar quatro dias depois. 1933 iniciavam-se as mudanças políticas na Alemanha, que levariam à Segunda Guerra Mundial e a navegação comercial, que gerava grande percentagem de divisas à Alemanha, era controlada por um típico cartel. Era o que sucedia com as três importantes companhias alemãs da linha da América do Sul, Hamburg Amerika Linie, Nortdeutscher Lloyd e Hamburg Sud; 1934 aquelas três companhias, de comum acordo e sob orientação sindical, reestruturaram os seus serviços através de um relançamento radical das respectivas frotas e assim a Hamburg Sud, como detentora da linha da América do Sul recebeu, a titulo de afretamento em 01/11/1934, juntamente com outros navios das suas duas concorrentes, o GENERAL OSORIO, contudo em 30/06/1936 foi adquirido, em definitivo, pela Hamburg Sud, tendo sido alterada a sua silhueta, particularmente a elevação das duas chaminés em cerca de três metros; 1939 com o início da guerra é retirado do serviço comercial; 10/04/1940 é colocado como unidade naval da “Kriegsmarine”, em Kiel, para acomodação e apoio à tripulações da arma submarina do “Reich”; 24/07/1944 bombardeado por ataque aéreo da RAF acabando por se incendiar, ficando bastante danificado, soçobrando de popa. Tempos depois foi reparado pela própria tripulação e equipas especiais; 02/10/1944 foi posto a flutuar; 09/04/1945 novo ataque aéreo aliado a Kiel, e desta vez o paquete é atingido com bastante violência e afundou-se, e apenas por um mês não sobreviveu à guerra; 29/08/1947 os britânicos resgataram-no do fundo do porto de Kiel, sendo mais tarde vendido à British Iron & Steel Corporation (Salvage) Ltd.; 07/09/1947 o GENERAL OSORIO, em estado irrecuperável chegava ao Inverkeithing, perto de Glasgow, para demolição pelos sucateiros T.W.Ward.,Ltd.
Postal da Hamburg Sud -m/c
A Hamburg Sud (Hamburg Sudamerikanische Dampfs. Ges.) no Brasil e em Portugal era mais identificada como Companhia Hamburguesa.
O paquete ostentava o nome de um destacado cabo de guerra e senador do Brasil, que alcançou a patente de General e Marechal de Exército.
(c) Fotos gentilmente cedidas pelo Eng.Otto Triebe, de São Paulo, Brasil
Fontes: Miramar Ship Index, Plimsoll Ship Data (LR), HAPAG, Hamburg Sud e Novo Milénio (Rota do Ouro e da Prata/navio General Osório.
Rui Amaro