domingo, 12 de agosto de 2012

O “SANTA MARIA MANUELA” PELA PRIMEIRA VEZ NO PORTO DO DOURO


O SANTA MARIA MANUELA passa diante do centro piscatório da Afurada, vendo-se ao cimo da encosta o bairro dos pescadores / foto gentilmente cedida por R. Delgado, Blogue NAVIOS E NAVEGADORES /.

Porto Comercial de Aveiro, 05/08/2012, da esquerda para a direita NTM CREOULA e o SANTA MARIA  MANUELA, incorporados no Festival Marítimo de Ílhavo / Foto de José Rui Amaro /.

Lugar da Ribeira, Porto, lugres e palhabotes à descarga de "stockfish" para os armazenistas locais /postal ilustrado da cidade /.

Na verdade na passada quarta-feira, dia 8, pelas 17h50, foi a primeira vez que o famoso lugre SANTA MARIA MANUELA se fez à barra do Douro e subiu o rio até ao cais do Terreiro/Estiva, no lugar da Ribeira, ali junto à ponte D. Luís, passando diante do centro piscatório da Afurada, com o seu bairro dos Pescadores lá no cimo, onde residiram tantos e tantos homens do "one man dory" e do “trawl” e muitos deles devem ter embarcado no SANTA MARIA MANUELA, e talvez em navios da conceituada armadora Pascoal & Filhos, da praça de Aveiro, que presenteou as cidades do Porto e Gaia com tal surpresa, aproveitando o périplo Aveiro, Vigo, Porto, Aveiro. Pena foi a escala ter sido tão curta, pois o belo lugre largou do Douro na quinta-feira, dia 9, pelas 13h30.
Pois nem no tempo em que pertenceu à Empresa de Pesca de Viana veio ao Douro, porque transbordava o produto das suas campanhas aos Grandes Bancos e Gronelândia, na bacia do porto de Leixões para batelões ou na doca nº 1 para seguir por via rodoviária, a fim de aliviar carga para ter água suficiente para demandar a doca de Viana, ou aguardar melhor maré na barra.
O único navio daquela empresa que escalou o Douro, foi o arrastão VASCO D' OREY que descarregou toda a carga para o cais de Gaia, e por conseguinte saiu em lastro, talvez o bacalhau tivesse sido vendido para a seca de Lavadores ou para Aveiro.
Infelizmente por motivos de tratamento hospitalar não me desloquei à Ribeira para melhor apreciar aquele “cisne dos gelos”, mas viajando no autocarro da carreira 500, pelo enfiamento da rua da Alfandega (Velha), que dá acesso ao cais do Terreiro/Estiva, ainda vislumbrei o seu pau do gurupés, se bem que no passado domingo, dia 5, o apreciei exteriormente atracado à muralha do porto comercial de Aveiro, juntamente com os outros navios integrados no Festival Marítimo de Ílhavo, nomeadamente com os gémeos ARGUS e CREOULA, mas nem tentei ir para a imensa fila das visitas, porque a minha idade e maleita que me aflige, já não me permite aventuras, é que a minha idade é igual à daqueles três veteranos dos mares gelados do Noroeste do Atlântico, construídos em 1937.
O SANTA MARIA MANUELA como acima se relata atracou ao cais do Terreiro/Estiva, no lugar da Ribeira, local onde em tempos longínquos, vapores, lugres e palhabotes Ingleses da Terra Nova, Dinamarqueses, Noruegueses e alguns Portugueses, tais como o FAYAL, CATALINA e OUREM, traziam o fiel amigo, “stockfish”, carregado em vários portos da Terra Nova e Labrador, Gronelândia, Islândia e Noruega, para os armazenistas de bacalhau da Ribeira e da rua de S. João, ali junto ao rio, onde hoje em dia há muitos restaurantes, que certamente incluem nas ementas produtos alimentares "Pascoal”, passe a publicidade.
Obrigado â firma Pascoal & Filhos, SA, por ter trazido ao “meu rio Douro” o seu SANTA MARIA MANUELA, e queira Deus, que um dia tragam o ARGUS também, que será prenúncio de mais e grande desenvolvimento das suas indústrias.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.