quinta-feira, 13 de junho de 2013

LUGRE E PALHABOTE MISTÉRIO SAINDO A BARRA DO PORTO DE VILA DO CONDE

ALGUÉM PODE DAR NOME A ESTES DOIS NAVIOS DE VELA?


PRAIA DA SRA. DA GUIA, VILA DO CONDE - Lugre saindo a barra.


 FOZ DO RIO AVE - Palhabote saindo a barra.


Lugre (1907/08) e Palhabote (??) cruzando de saída a barra do rio Ave, onde devem ter acabado de ser construídos num dos afamados estaleiros locais, tanto podem ser bacalhoeiros como do tráfego comercial. Até parece impossível, embora o lugre vá em lastro, navegar no rio Ave, se bem que outros de mesmo porte também lá foram construídos.
Naqueles tempos os navios de vela, no rio Ave eram rebocados por catraias a remos, e raramente por rebocadores. Devia ser um martírio para os remadores e para o prático da barra, ou julgo que aproveitariam a enchente no caso de entrada e a preamar ou o início da vazante, nas saídas.
Por volta de 1947, com os meus pais, fomos a Vila do Conde em passeio, tinha eu 10 anos de idade, e já era um apaixonado por barcos, aliás sempre fui, e lembro-me de ter visto uma pequena barca equipada com um género de cábrea, mais ou menos parecida com as típicas barcaças do rio Douro, carregada de sucata recuperada de qualquer naufrágio ocorrido em tempos nas imediações da barra, que rebocada por uma pequena lancha, estivera bastante tempo fundeada à entrada da barra, dava aspecto que aguardava maré para subir o rio, e a bordo da lancha, entre vários elementos estavam o mergulhador e um cabo de mar, este conhecido de meu pai, um piloto do Douro e Leixões, e se não estou em erro também fazia de prático da barra do Ave, pois notava-se que ele estava a dirigir as manobras de entrada.
O certo é que as duas embarcações às tantas foram subindo o rio, e quando se preparavam para acostar à margem norte, onde ainda existia uma pequena doca com um passadiço, ambas as embarcações ficaram em seco no meio do canal de navegação, que de facto estava muito assoreado, pois praticamente distinguia-se o leito do rio, pelo que o pessoal depois de ter lançado as âncoras, veio para terra num bote de apoio. Está claro que hoje em dia o porto de Vila do Conde tem melhores condições de acesso, devido a obras então realizadas.
Fotos de autor desconhecido partilhada do “Facebook Vila do Conde” e do "Blogue Carioca da Vila".
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.