domingo, 24 de novembro de 2013

NAVIOS GÉMEOS “SERPA PINTO” (2) e “ROÇADAS” CONTRUIDOS NA URSS

 O SERPA PINTO em manobras na doca nº 1 do porto de Leixões em 1972 / Rui Amaro /.

 O SERPA PINTO no Tejo em 1972 / autor desconhecido - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /-

O SERPA PINTO navegando de rumo a  Leixões em 1971 /autor desconhecido - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

O IRENE P atracado ao cais do Jardim do Tabaco, Lisboa, em 1986 /autor desconhecido - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

O IRENE P atracado ao cais do Beato, Lisboa, em 1997 autor desconhecido - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.



O IRENE P cruzando o estreito de Gibraltar em 1997 autor desconhecido - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

SERPA PINTO (2) – navio-motor de carga de linha regular/ imo 7044110/ 170,42m/ 12.112tb/ 14 nós/ 8 passageiros; tipo KAPTAIN encomendados por interesses Suíços para venda; 12/1970 entregue pelo estaleiro Chernomorsky Nosenko South, Nikolaiev, Odessa, USSR, como TROPICALIA  à Yellow Globe Shipping Co., Panamá. Uma subsidiária da Empresa Insulana de Navegação, Lisboa, que o empregou no “tramping” internacional, enquanto não era embandeirado sob pavilhão Português com tripulação Portuguesa; 1971 SERPA PINTO, Empresa Insulana de Navegação, Lisboa, que o colocou no tráfego regular Europa, Matadi, Angola; 1974 SERPA PINTO, CTM – Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, Sarl., Lisboa, companhia formada pela fusão da Empresa Insulana de Navegação e a Companhia Colonial de Navegação; 07/12/1972 SERPA PINTO, entrou em “laid up” em Lisboa; 19/09/1986 IRENE P, Petrogel Shipping Co., Ltd., Limassol; 30/11/1998 chegava a Alang para desmantelamento.


O ROÇADAS a navegar em pleno Atlântico / autor desconhecido - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

O ROÇADAS fundeado na bacia do porto de Leixões em 1971 / / autor desconhecido - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

O ROÇADAS no Mar da Palha, Lisboa, em operações de descarga para fragatas em 1972  / autor desconhecido - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.

O ROÇADAS na doca nº 1 do porto de Leixões em 1983 / autor desconhecido - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /. 

O GASPAR VAZ saindo a doca da Rocha, Lisboa,1985 /autor desconhecido - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.


O GASPAR VAZ largando do Tejo já com as cores da Portline, 1985 / autor desconhecido -passada por Nuno Bartolomeu. Almada /.

ROÇADAS - navio-motor de carga de linha regular/ imo 7110048/ 160,9m/ 12.112tb/ 18 nós/ 8 passageiros; tipo KAPTAIN encomendados por interesses Suíços para venda;  01/1971 entregue pelo estaleiro Chernomorsky Nosenko South, Nikolaiev, Odessa, USSR, como TROPICO à Empresa Insulana de Navegação, Lisboa; 1971 ROÇADAS, Empresa Insulana de Navegação, Lisboa, que o colocou no trafego regular Europa, Matadi, Angola; 1974 ROÇADAS, Lisboa, formada pela fusão da Empresa Insulana de Navegação e Companhia Colonial de Navegação, Lisboa; Angola; 1974 ROÇADAS, CTM – Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, Sarl., Lisboa, companhia formada pela fusão da Companhia Colonial de Navegação e Empresa Insulana de Navegação; 1985 GASPAR VAZ, Portline – Transportes Marítimos Internacionais SA., Lisboa: 1986 ALPHA NOVA, Fremo Maritime, Ltd., Gibraltar; 1989 ALPHA NOVA, Dominion Transportes SA, Nassau; 1993 WON SAN, Daedonggang Shipping Co., Ltd, Nampo, Coreia do Norte; 1993 WON SAN, Korea Tonghae Shipping Co, Ltd., Nampo, Coreia do Norte; 1999 WON SAN, Korea Samilpo Shipping Co, Ltd., Nampo, Coreia do Norte; 18/07/2001 vendido para sucata.
Fontes: Miramar Ship Index, Nuno Bartolomeu, Almada.
Rui Amaro

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