sexta-feira, 22 de novembro de 2013

RECORDANDO O ARRASTÃO CLÁSSICO “INVICTA”, O ÚNICO DA PRAÇA DO PORTO


O INVICTA demanda o porto de Leixões, afim de ratificar o calado para depois rumar a barra do Douro, 1955 / (c) Foto mar, Leixões /.

O INVICTA fundeado algures nos pesqueiros da Terra Nova ou Gronelândia /A foto é de autoria de Alfredo Augusto Vieira, a quem solicito autorização de a mesma continuar postada no blogue, o que desde já agradeço /-

O INVICTA com as cores da SNAB a largar do Tejo para os pesqueiro da Terra Nova e Gronelândia em 1974 / autor desconhecidos - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /. 

O INVICTA fundeado no Tejo, diante de Cacilhas, no "laid up" em 1985 / autor desconhecidos - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /. 

O INVICTA no "laid up" acostado ap cais da CPP - Olho de Boi - Almada em 1985 / autor desconhecidos - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /. 

O INVICTA em pleno desmantelamento junto do estaleiro de sucatas de Alhos Vedros em 1987/ autor desconhecidos - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /. 

O TIFÓN ao afundar-se a 26/05/1955 depois de ter sido abalroado pelo INVICTA, vendo por perto o ÁLVARO MARTINS HOMEM / Foto de autor desconhecido - Arquivo Urzi Museoa, País Basco /.

Arrastão clássico lateral INVICTA, imo 5162229/ 71,3m/ 1.298tb/__nós/ 18.105 quintais/ companha: 15 tripulantes e 57 pescadores; 12/1948 entregue por T. van Duijvendijk’s Scheepswerf, Lekkerkerk, à Companhia de Pesca Transatlântica, Porto; A 07/10/1952 o INVICTA chegava a Leixões, trazendo desde Ponta Delgada 31 náufragos do n/m bacalhoeiro JOÃO COSTA, que se afundara perto dos Açores em 23/09/1952; 26/05/1955 colidiu fortemente com o arrastão Espanhol TIFÓN, 1945/71,1m/1.359tb, do armador Pesquerias Y Secadores de Bacalao de España SA, San Sebastian, no Davis, Gronelândia, afundando-se aquele. O INVICTA navegava a toda a máquina e o TIFÓN encontrava-se parado para virar. O capitão Português entrou-lhe no quarto de rota e quando se deu conta meteu-lhe a proa por todo o lado de bombordo, à altura da casa das máquinas. O TIFÓN, que ia bem carregado, afundou-se em 11 minutos. Os sobreviventes foram socorridos por arrastões Portugueses, principalmente pelo ALVARO MARTINS HOMEM. Uma hora depois de resgatada a tripulação, levantou-se mar de temporal e se o acidente se tivesse dado naquela altura, ninguém se salvava; 30/12/1961, o INVICTA foi uma das vitimas da grande cheia do rio Douro de 1961/62, o qual fortemente amarrado à margem do lugar do cais da Pedras, margem direita, não conseguiu suportar a força arrasadora da corrente, que lhe provocou o rebentamento das amarrações que o ligavam aquele cais, garrando ao sabor das águas, com os motores a trabalhar, de madrugada, todo iluminado mas sem tripulação, e saindo a barra de popa arrastando pelo fundo os ferros largados ao lançante, juntamente com outros navios, até ter sido resgatado pela sua tripulação, que seguira a bordo do arrastão costeiro MIRAGAIA, do mesmo armador, ao largo da barra, entrando de seguida em Leixões, aparentemente sem qualquer dano; 1965 INVICTA, SNAB – Sociedade Nacional dos Armadores de Bacalhau, Lisboa, contudo continuou registada na capitania do Douro; 1985 entrava em “Laid up”; 10/10/1990 fundeava junto dos estaleiros de sucata, de Baptista & Irmão SA, Alhos Vedros, Moita do Ribatejo, para desmantelamento.
Fonte: Miramar Ship Index; Nuno Bartolomeu, Almada; Imprensa diária; Blogue Caxinas… de Lugar a Freguesia.
Rui Amaro

OBS: Em tempos ao pesquisar na Internet acerca de um assunto, deparei num blogue, que já não me recordo da sua designação, que os arrastões MARIA DE RAMOS PASCOAL e INVICTA, depois da falência da SNAB estiveram sobre armamento ou gestão da firma Pascoal & Filhos, de Aveiro. Quanto ao primeiro ficou a pertencer à frota da Pascoal, pois existem fotos com o navio com as cores da empresa de Ílhavo, já no que diz respeito ao INVICTA não tenho encontrado nada que diga que o navio pertenceu ou esteve sob gestão daquela empresa. Será que alguém possa comentar!?

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

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