O INVICTA demanda o porto de Leixões, afim de ratificar o calado para depois rumar a barra do Douro, 1955 / (c) Foto mar, Leixões /.
O INVICTA fundeado algures nos pesqueiros da Terra Nova ou Gronelândia /A foto é de autoria de Alfredo Augusto Vieira, a quem solicito autorização de a mesma continuar postada no blogue, o que desde já agradeço /-
O INVICTA com as cores da SNAB a largar do Tejo para os pesqueiro da Terra Nova e Gronelândia em 1974 / autor desconhecidos - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.
O INVICTA fundeado no Tejo, diante de Cacilhas, no "laid up" em 1985 / autor desconhecidos - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.
O INVICTA no "laid up" acostado ap cais da CPP - Olho de Boi - Almada em 1985 / autor desconhecidos - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.
O INVICTA em pleno desmantelamento junto do estaleiro de sucatas de Alhos Vedros em 1987/ autor desconhecidos - passada por Nuno Bartolomeu, Almada /.
O TIFÓN ao afundar-se a 26/05/1955 depois de ter sido abalroado pelo INVICTA, vendo por perto o ÁLVARO MARTINS HOMEM / Foto de autor desconhecido - Arquivo Urzi Museoa, País Basco /.
Arrastão
clássico lateral INVICTA, imo 5162229/ 71,3m/ 1.298tb/__nós/ 18.105 quintais/
companha: 15 tripulantes e 57 pescadores; 12/1948 entregue por T. van
Duijvendijk’s Scheepswerf, Lekkerkerk, à Companhia de Pesca Transatlântica,
Porto; A 07/10/1952 o INVICTA chegava a Leixões, trazendo desde Ponta Delgada
31 náufragos do n/m bacalhoeiro JOÃO COSTA, que se afundara perto dos Açores em
23/09/1952; 26/05/1955 colidiu fortemente com o arrastão Espanhol TIFÓN, 1945/71,1m/1.359tb,
do armador Pesquerias Y Secadores de Bacalao de España SA, San Sebastian, no
Davis, Gronelândia, afundando-se aquele. O INVICTA navegava a toda a máquina e o TIFÓN
encontrava-se parado para virar. O capitão Português entrou-lhe no quarto de
rota e quando se deu conta meteu-lhe a proa por todo o lado de bombordo, à
altura da casa das máquinas. O TIFÓN, que ia bem carregado, afundou-se em 11
minutos. Os sobreviventes foram socorridos por arrastões Portugueses,
principalmente pelo ALVARO MARTINS HOMEM. Uma hora depois de resgatada a
tripulação, levantou-se mar de temporal e se o acidente se tivesse dado naquela
altura, ninguém se salvava; 30/12/1961, o INVICTA foi uma das vitimas da grande cheia
do rio Douro de 1961/62, o qual fortemente amarrado à margem do lugar do cais
da Pedras, margem direita, não conseguiu suportar a força arrasadora da
corrente, que lhe provocou o rebentamento das amarrações que o ligavam aquele
cais, garrando ao sabor das águas, com os motores a trabalhar, de madrugada,
todo iluminado mas sem tripulação, e saindo a barra de popa arrastando
pelo fundo os ferros largados ao lançante, juntamente com outros navios, até
ter sido resgatado pela sua tripulação, que seguira a bordo do arrastão
costeiro MIRAGAIA, do mesmo armador, ao largo da barra, entrando de seguida em
Leixões, aparentemente sem qualquer dano; 1965 INVICTA, SNAB – Sociedade
Nacional dos Armadores de Bacalhau, Lisboa, contudo continuou registada na
capitania do Douro; 1985 entrava em “Laid up”; 10/10/1990 fundeava junto dos estaleiros de
sucata, de Baptista & Irmão SA, Alhos Vedros, Moita do Ribatejo, para
desmantelamento.
Fonte:
Miramar Ship Index; Nuno Bartolomeu, Almada; Imprensa diária; Blogue Caxinas…
de Lugar a Freguesia.
Rui
Amaro
OBS: Em tempos ao pesquisar na
Internet acerca de um assunto, deparei num blogue, que já não me recordo da sua
designação, que os arrastões MARIA DE RAMOS PASCOAL e INVICTA, depois da falência
da SNAB estiveram sobre armamento ou gestão da firma Pascoal & Filhos, de
Aveiro. Quanto ao primeiro ficou a pertencer à frota da Pascoal, pois existem fotos
com o navio com as cores da empresa de Ílhavo, já no que diz respeito ao
INVICTA não tenho encontrado nada que diga que o navio pertenceu ou esteve sob
gestão daquela empresa. Será que alguém possa comentar!?
ATENÇÃO: Se houver alguém que se
ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de
imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena,
contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)
em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.
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