domingo, 27 de abril de 2008

O NAVIO-MOTOR "MARIAECK" CHOCA COM O CONHECIDO "PENEDO LADRÃO" ÀS PORTAS DA BARRA DE VIANA DO CASTELO

A 17/09/1953, pelas 09h30, procedente do porto do Douro com carga diversa em transito, o navio-motor alemão MARIAECK, comandado pelo capitão Karl Boland, o qual possuía suficiente experiência pelas suas escalas regulares a portos Portugueses, fazia a aproximação ao porto de Viana do Castelo, e, inesperadamente, por qualquer motivo descaiu demasiado sobre a costa, acabando por chocar com o conhecido e temido “Penedo Ladrão”, responsável por tantos outros acidentes.
Com avarias no leme, desgovernado, o MARIAECK teve de fundear ao largo e esperar que os pilotos da barra fossem a bordo na hora da maré, e tomassem conhecimento da ocorrência. Estes, dada a impossibilidade do navio se poder mover pelos seus próprios meios, pediram a assistência do rebocador RIO VEZ, da JAPN, que o conduziu para a doca de flutuação, onde ficou atracado a aguardar acesso à doca seca “Eng. Duarte Pacheco”, a fim de se realizarem as devidas reparações aos danos sofridos, particularmente a porta do leme.
Aquele moderno navio da Marinha Mercante Germânica estava a escalar o porto de Viana do Castelo, a fim de ir carregar uma partida das excelentes madeiras da região do Alto Minho, tendo seguido, depois de vistoriado pela autoridade marítima e colmatadas as avarias, para os portos de Roterdão e Bremen via o porto de Lisboa.
O MARIAECK(3), 71,10m/1.294tb, entregue pelo estaleiro Rolandwerft GmbH, Bremen, em 03/03/1953 ao armador DDG Hansa, (Hansa Linie), Bremen, para o seu tráfego de Portugal e Espanha; 1964 HAWTHORNE TRADER, Forster Hawthorne Co.,Ltd., Georgetown, Cayman Islands; 31/01/1970 em rota de Curaçao/Puerto Cortes, sofreu uma explosão na casa da máquina, seguida de incêndio, a 8 mn a Sul de Roatan Islands, tendo sido varado na praia de Dixon Cove, tendo mais tarde sido demolido.
Navios gémeos: ROLANDSECK(5); SONECK(5); SCHWANECK(2).
Fontes: Imprensa Diária Portuense
Rui Amaro

O navio-motor alemão MARIAECK deixando a barra do Douro em 1960. /(c) imagem de F. Cabral/.

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