Inicio da década de 50, mês de Maio, tarde de nortada fresca, mais conhecida aqui no norte por Nortada de Maio ou do Senhor de Matosinhos, a sul, ao mar de Espinho, avista-se um lugre de quatro mastros, navegando de rumo ao porto de Leixões muito encostado à costa, propulsionado pelo seu motor auxiliar, e apesar de se debater contra a incomoda ondulação própria da nortada, graças à sua boa marcha em pouco tempo passa diante da barra do Douro, e atinge o farol do esporão do porto de Leixões, sendo abordado pela lancha de pilotar P1, a fim de receber o respectivo piloto da barra, acabando por demandar aquele porto indo de imediato atracar à doca 1 – lado sul, a fim de iniciar as suas operações comerciais. Pois esse lugre era nem mais nem menos do que o ALBATROSS, que procedia de portos do Mar Negro e do Mediterrâneo com escala pelo porto de Lisboa, de onde saíra no dia anterior e destinava-se a Gotemburgo, seu porto de armamento. Foi assim que pela primeira vez vi aquela unidade de treino dos futuros oficiais e marinheiros da potencial Marinha Mercante Sueca, particularmente do “Brostromskoncernens”, grupo armador ainda hoje em actividade.
O lugre-motor escola sueco ALBATROSS, 67,5m/1.052tb; 17/12/1942 entregue pelo estaleiro Lindholmens Mekaniska Verkstad, Gotenburgo, para Rederiet AB Albatross (Erik T. Christiansson, director geral do grupo Brostroms, Gotemburgo); Devido à guerra 1939/45 serviu como navio-escola da marinha mercante sueca estacionário até 1945, quando iniciou o tráfego comercial no Mar Báltico e Mar do Norte. Depois de três viagens à América do Sul e África do Sul, regressou a Gotemburgo e foi reconstruído como navio de expedição cientifica oceanográfica, e deixou aquele porto a 04/07/1947 fretado pela Gothenburg Academy of Sciences para uma viagem de circum-navegação, e durante 15 meses cobriu 45.000 milhas náuticas conduzindo a Expedição Albatross liderada por Hans Petersen, tendo a finalidade de estudar o fundo dos oceanos. O grupo Brostroms emprestou o navio, praticamente sem custos, sendo a expedição mantida através de doações privadas; 1949 passou a arvorar o pavilhão da Svenska Orient Line, grupo Brostroms, em viagens comerciais ao Mediterrâneo, altura em que passou a escalar os portos de Lisboa e Leixões, as quais serviam de treino a futuras equipagens da frota daquele importante consorcio de companhias de navegação; 1949 devido a colisão com um vapor de pesca, algures em Inglaterra, perdeu a sua figura de proa, um albatróz: 1967 DONNA, j. Bootsman, Panama, foram-lhe retiradas as velas e convertido em navio-motor e passou a realizar prospecção de óleos; 1967 DOROTHEA, Panama; 1970 MIRANDA, Board of Trade Sea Transport Branch, Inglaterra, gestores Ellerman Wilson Line, Hull; 1971 MIRANDA, Frederick Oldham, Ltd., Liverpool, e é sujeito a uma intensa reconstrução, que alterou o seu perfil, e desde 1970 foi utilizado como navio de apoio à frota pesqueira a fainar nos bancos de pesca do Noroeste da Islândia; 1981 ALBATROSS. Paul Iser, Hamburgo, que o converte em navio de cruzeiros; 1986 ALBATROSS, armador desconhecido de Lubeck; 2000 deixa de estar inscrito no Lloyd’s Register of Shipping.
http://www.shipsnostalgia.com/gallery/showphoto.php?photo=4404
http://home.freeuk.com/nigelhadley/albatrossinfo.htm
Fontes: OM Kommandobryggan; Miranda Website e Miramar Ship índex.
Imagens: Postais ilustrados do armador – colecção do autor do Blogue.
Rui Amaro
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