sexta-feira, 15 de maio de 2009

O “MONSANTO” UM SALVADEGO QUE FOI DE MUITA UTILIDADE

Sexta-feira, 15 de Maio de 2009

O MONSANTO na doca nº 1 do porto de Leixões em 26/10/1969 preparando-se para ir prestar assistência ao petroleiro JECI na sua atracação ao posto A do terminal de petroleiros / ©foto de F. Cabral, Porto /.

 
 O MONSANTO demanda o porto de Leixões em 1969 / (c) Foto Mar, Leixões /.
 
O MONTE BRANCO saindo do porto de Leixões em 1976 / autor desconhecido - foto amavelmente  enviada por Nuno Bartolomeu, de Almada /.
 
O MONTE BRANCO atracado a um dos cais do porto de pesca de Leixões em 03/1976, durante a sua permanência para assistência à acostagem dos petroleiros / foto de Rui Amaro /.

O Salvadego Português MONSANTO, 44,25m/613,32tb/motor diesel eléctrico/ 1.875HP/ uma hélice/ 13nós; 09/03/1942 entregue pelo estaleiro Levingston Shipbuilding Co., Orange, Texas, para US Navy como BAT-3 (ATA-128), também foi registado como USS CAADO, como pertencente à classe ATA-121 Sotoyomo, de rebocadores auxiliares de frota, se bem que destinado a "lend-lease" à Grã-Bretanha; 15/06/1942 entrou ao serviço da Royal Navy como HMRT FAVOURITE (W119); 27/03/1946 devolvido à US Navy; 1946 SUSAN A. MORAN, Moran Towing Corporation e finais do mesmo ano rebaptizado de EUGENE F. MORAN; 1947 MONSANTO, Companhia Colonial de Navegação, Lisboa; 1975 MONTE BRANCO, Rebosado – Rebocadores Fluviais do Sado, Setúbal; 1993 abatido e logo de seguida vendido a sucateiros de Setúbal para desmantelamento; Entre outras acções de auxilio a embarcações em dificuldade e assistência nas manobras de petroleiros no porto de Leixões nas décadas de 60 e 70, tanto como MONSANTO ou MONTE BRANCO, em 28/07/1949 participou, juntamente com o rebocador ESTORIL e a lancha RAMALHEIRA na reflutuação do navio-motor ALEXANDRE SILVA, encalhado na penedia, junto da capelinha do Senhor da Pedra, Francelos, quatro milhas a Sul da barra do Douro, após empresas estrangeiras da especialidade terem desistido do salvamento daquele navio, por inviável, tarefa bem sucedida e levada a cabo pelos técnicos do grupo CUF, do qual fazia parte a Sociedade Geral, armadora do ALEXANDRE SILVA.


Fontes: NAVSOURCE PHOTO ARCHIVE - AUXILIARY FLEET TUG (ATA) INDEX // UBOAT.NET.
Rui Amaro

2 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Amigo Rui, publiquei umas fotos no meu blog sob titulo BLOG EM VIAGEM...e fiquei curioso com um rebocador que vi.
Sabes alguma coisa sobre esse rebocador?

Saudações Marítimas

Rui Amaro disse...

Caro master of shipping Modesto
Depois de muita pesquisa já descobri a história completa do velhinho salvadego BARRACUDA I, que vou postar no teu Blog.
Até já
Abraço
Rui Amaro