A 23/08/1940, usualmente mês de nevoeiros, singrava o lugre-motor NOSSA SENHORA D’AGONIA (1), sob forte cerração, transportando um carregamento completo de 3.600 sacos de cimento, proveniente de Setúbal e consignado a Manuel Martins Branco, negociante da praça de Viana do Castelo, quando pelas duas horas da madrugada embate fragorosamente em qualquer escolho imprevisto.
Dado o alarme e avaliando a situação, verifica-se que o navio bateu na temível penedia denominada Cavalos de Fão, a pouca distância da barra do rio Cávado, ficando com água aberta e a arriar-se, pelo que o seu mestre apressa-se a fazer silvar a sirene, pedindo socorro.
Prevendo o pior, sai a barra ao encontro do naufrágio, a sempre diligente lancha salva-vidas da Estação de Socorros a Náufragos de Esposende (ISN), tripulada por valentes e abnegados marítimos locais, que recolhendo os sete membros da tripulação, fá-los chegar a terra sãos e salvos, onde são carinhosamente recebidos.
A tripulação era constituída por César Martins, mestre, 45 anos; Manuel João, contra-mestre, 46 anos; Américo A. Santos, 1º motorista, 26 anos; José Pimenta, 2º motorista, 52 anos; António F. Sousa, marinheiro, 33 anos, todos eles residentes em Viana do Castelo; Manuel Graixieiro, marinheiro, 39 anos, de Vila do Conde.
NOSSA SENHORA D’AGONIA (1) – 05/1921 entregue por José Maria de Lemos, estaleiro de Aveiro, como palhabote ORION, ao armador Bagão, Nunes & Machado, Aveiro; 1925 convertido em lugre de três mastros, mesmo armador e praça; 1934 SILVA LAU, Amândio Mathias Lau, Aveiro; 1936 NOSSA SENHORA D’AGONIIA (1), Sociedade e Navegação Costeira Nossa Senhora da Agonia, Lda., (Vidal Lourenço de Carvalho, sócio gerente) Viana do Castelo.
A tripulação do lugre-motor NOSSA SENHORA D'AGONIA (1) /(c) colecção João José Teixeira Passos - Viana do Castelo /.
Nº Oficial: 90 / lic.: CSEF / Porto de registo: Viana do Castelo.
Cpmts.: Ff 35,04 mts / Pp 31,74mts / Boca 8,34 mts / Pontal 3,40 mts.
Arqueação: 184,40tb / 118,29tl
Máq.: Volund, Dinamarca, 1936 / 1;V / 2 Ci. / 159 Bhp / Veloc. 9m-h.
Como ORION e SILVA LAU foi empregue na pesca do bacalhau nos Grandes Bancos e como NOSSA SENHORA D’AGONIA (1) foi colocado no tráfego costeiro internacional.
A 19/12/1945, devido a um forte temporal, o lugre-motor NOSSA SENHORA D’AGONIA (2) naufragou por afundamento a cerca de 10 milhas do porto de Alger. Os seus nove tripulantes salvaram-se na baleeira de bordo.
O lugre-motor NOSSA SENHORA D'AGONIA (2) no rio Lima /(c) colecção João José Teixeira Passos - Viana do Castelo /
NOSSA SENHORA D’AGONIA (2) – 1874 construído por um estaleiro do Essex, Massachusets, EUA, como lugre-patacho CARRIE D. ALLEN para o armador local F. M. Lan, que o empregou na pesca da cavala no Ipswich Bay. O2/1886 vendido a interesses Portugueses para a pesca do bacalhau, tendo rumado ao porto de Lisboa com um carregamento de 2.950 quintais de bacalhau das províncias e mais 950 quintais carregados em Provincetown; 1887 lugre-patacho JÚLIA 2º, A. Mariano & Irmão, Lisboa; 1903 reconstruído numa carreira da Figueira da Foz; 1915 JÚLIA 2º, Atlântica - Companhia Portuguesa de Pesca, Lisboa: 1938 lugre ATALANTE PRIMEIRO, Mesquita & Santiago, Viana do Castelo, tendo sido reconstruído em estaleiros da Foz do Lima; 15/02/1941 naufraga no estuário do rio Sado, sob violento ciclone; 1942 posto a flutuar foi reconstruído nos estaleiros do Sado e volta a navegar no tráfego costeiro internacional, desta vez sob o nome de NOSSA SENHORA D’AGONIA (2), Sociedade de Navegação Costeira Nossa Senhora da Agonia, Lda., Viana do Castelo, tomando o lugar do seu antecessor naufragado nos Cavalos de Fão em 22/08/1940.
O lugre-patacho JULIA 2º no porto da Figueira da Foz /(c) livro Veleiros Portugueses - detalhe /.
Cpmts.: Ff 37,30 mts / Pp 32,60 mts / boca 7,85 mts / Boca 7,85 mts / Pontal 3,60 mts.
Arqueação: Tab 206,80tb / 146,52tl
Máq.: Skandia, Suécia, 1937 / 1: Sd / 2 Ci / 130 Bhp / Veloc. 9 m-h.
Foi uma pesquisa aturada com a colaboração do amigo Reinaldo Delgado (Blogue NAVIOS E NAVEGADORES), que nos levou à conclusão de terem existido dois lugres com o mesmo nome, quando tudo levava a crer ter havido apenas um, até porque os nomes ostentados nos seus cascos NOSSA SENHORA D’AGONIA e Nª Sª D’AGONIA diferiam da mencionada documentação encontrada NOSSA SENHORA DA AGONIA.
Fontes: Imprensa diária, jornal Falcão do Minho, Lloyd’s Register of Ships
Rui Amaro
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