terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O NAVIO-MOTOR BACALHOEIRO “SAM TIAGO” DEIXA A BARRA DO LIMA

O SAM TIAGO na doca Comercial /(c) Diário do Norte /.


A saída do novo navio da pesca do bacalhau à linha SAM TIAGO a 17.04.1955, posto a flutuar nas cerimónias da flutuação do navio de apoio à frota bacalhoeira GIL EANNES em 11.03.1955, fez atrair à doca comercial centenas de pessoas que admiraram a nova unidade pesqueira, impecavelmente pintada de branco, como manda a tradição da “Portuguese White Fleet”, oferecendo um soberbo aspecto.
No mastro da ré já flutuava a bandeira representativa da SNAB – Sociedade Nacional dos Armadores de Bacalhau, Lisboa, empresa a quem se destina. A saída, prevista para as 10h00, só se verificou perto das 12h00, mesmo assim, esse atraso não diminuiu o interesse dos numerosos curiosos que ali se mantiveram para ver a largada de mais um bacalhoeiro construído nos abalizados estaleiros de Viana do Castelo.


O SAM TIAGO saindo da doca Comercial /(c) Joranl de Noticias /.

À partida compareceram as autoridades portuárias e administradores daqueles estaleiros que apresentaram cumprimentos de despedida ao capitão da nova unidade, o cmte José Teiga Gonçalves Leite.
Foi pois com sentida emoção que o SAM TIAGO começou a deslizar suavemente pelo canal de acesso à doca, impulsionado pela sua máquina de 950 BHP. Fora da barra, já depois de desembarcado o respectivo prático, com a máquina em pleno rendimento, a moderna unidade tomou rumo ao porto de Lisboa, onde se foi aparelhar para iniciar a sua primeira campanha de pesca dos mares gelados do Noroeste do Atlântico, dentro de dias.

O GIL EAANNES, á esquerda, e o SAM TIAGO, à direita, nas doscas dos estaleiros Vianenses /(c) imagem de autor desconhecido /.


O SANTIAGO já transformado em arrastão sia do porto de Leixões de rumo ao Douro em 29/06/1967 / Rui Amaro /.


SAM TIAGO – imo 5308524/ 67,2m/ 1.184tb/ 17.000 quintais/ 26 tripulantes/ 74 pescadores/ 10nós; 04/1955 entregue pelos ENVC – Estaleiros Navais de Viana do Castelo, Viana do Castelo, à SNAB – Sociedade Nacional dos Armadores de Bacalhau, Lisboa; 1962 SAM TIAGO, convertido num arrastão classico lateral;1970 Parceria Marítima Esperança, Aveiro; 2008 SAM TIAGO, American Shipbuilding, Lorain, EUA.
Subsequente história não encontrada.
Navio gémeo e do mesmo armador: NOSSA SENHORA DA VITÓRIA
Fonte: Imprensa diária
Rui Amaro

2 comentários:

Erik Azevedo disse...

Veja o que temos aqui, um excelente serviço a toda comunidade Marítima, a toda Marinha mercante mundial, ótimo blog sem sombras de duvidas!

Obrigado por tantas historias, desejo sua autorização para colocar o link de seu blog relacionado ao meu:
Navios no Porto de Vitória.

http://naviosnoportodevitoriaes.blogspot.com/

Saudaçoes Maritimas
Erik Azevedo

Rui Amaro disse...

Caro Erik
Grato pelo seu elogioso comentário, pois eu também tenho seguido o blogue NAVIOS NO PORTO DE VITÓRIA, que é um porto inserido numa "cidade dum cenário maravilhoso" e que dá um enquadramento fantastico a excelentes fotos.
Quanto ao link está autorizado.
Saudações maritimo-entusiásticas da cidade do Porto.
Rui Amaro