segunda-feira, 10 de maio de 2010

SAUDAÇÃO DOS HOMENS DO MAR AO PAPA JOÃO PAULO II NO RIO DOURO


Embarcações de pesca e mercantes saudando o PAPA JOÃO PAULO II, que os abençoou de meio da ponte D. LUIS I, na sua passagem pela cidade do Porto em 15/05/1982.

Na foto de autor desconhecido destacam-se o arrastão bacalhoeiro FERNANDES LAVRADOR, aguardando lugar no cais de Gaia, o n/m SECIL GRANDE atracado ao cais do Terreiro e a fragata GIBRALTINA junto da lingueta do Terreiro.

FERNANDES LAVRADOR – 71,3m/1.287,61tb/20.305 quintais/ 69 homens entre tripulantes e pescadores; 07/1948 entregue por Van Duijvandijk‘s, Lekkerkerk; 1984 FERNANDES LAVRADOR, Pesca e Secagem de Bacalhau, Lda., Lisboa; 1991 chegava a Alhos Vedros, estuário do Tejo para demolição pelos sucateiros Baptista & Irmão, Lda.

Fonte: Miramar Ship Index

Rui Amaro

2 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Caro Rui Amaro.
Está na hora de lançares outro livro.

Força

Saudações Marítimas
José Modesto

Rui Amaro disse...

Os pescadores do centro piscatório da Afurada e de outros ancoradouros do rio Douro, e ainda barcos turisticos e de recreio marcaram presença na homenagem a Sua Santidade o PAPA BENTO XVI na sua passagem pelo Porto, entre pontes, e pena foi Sua Santidde não ter saido do papa-móvel ponte do Infante e saudado e abençoado as embarcações e todos que se se encontravam a bordo, como o fez o seu antecessor o PAPA JOÃO PAULO II em 1982.
Saudações maritimo-entusiasticas
Rui Amaro