quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

NA DÉCADA DE 70, OS CAPACITADOS " ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO" ENTREGARAM À POLÓNIA UMA IMPORTANTE ENCOMENDA DE CINCO NAVIOS DE GRANDE PORTE


O MAJOR SUCHARSKI ainda numa das docas de flutuação dos ENVC /gravura de O COMERCIO DO PORTO /.


Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que têm desempenhado um papel de relevo no panorama da construção naval Portuguesa, na década de 70, entregaram à CENTROMOR, Instituição Polaca, ainda existente, responsável pela actividade de várias indústrias, nomeadamente a da construção naval, o primeiro de cinco navios de grande porte, que lhe foram encomendados.


MAJOR SUCHARSKI / postal da POL /.


Tratava-se de navios de carga geral de 12.200tdw, com 133m de comprimento, 11,63m de pontal, 9,05m de calado carregado, com uma velocidade 18nós e uma potência de 7.200BHP; pois eram navios muito semelhantes ao PORTO e ao MALANGE, que foram construídos há já alguns anos pelos estaleiros de Viana do Castelo para a Companhia Colonial de Navegação. Esses novos navios foram os seguintes: MAJOR SUCHARSKI – const. 92 e MARIAN BUCZEK - const. 92a, para o armador Polaco Polskie Linie Oceaniczne, de Gdynia; ARYA SUN – const. 93, ARYA SEEM – const. 94 e ARYA ZAR - const. 95, para o armador iraniano Arya National Shipping Lines, Teerão.

Neste caso a construção só foi parcialmente realizada em Portugal, correspondendo ao casco completo com superstruturas, veio, hélice, leme e todo o aprestamento necessário para não necessitar de docagem posterior, sendo a montagem do restante aprestamento e maquinaria, executada no estaleiro de Gdynia para onde o casco já seguiu a reboque. Para o mesmo estaleiro, em devido tempo, foram mais três e um outro para o estaleiro de Gdansk.

O MARIAN BUCZEK, foi entregue pelos ENVC a construir nos Estaleiros da Lisnave, estuário do Tejo, possivelmente para cumprir prazos de entrega.

Para a operação de reboque MAJOR SUCHARSKI, realizada pela Polratox – Polish Ship Salvage Co., Szczecin, firma Polaca especializada, deslocou-se a Viana do Castelo o rebocador oceânico SWAROZYC, que por falta de fundos, não pode dar entrada no porto Minhoto, indo arribar a Leixões.


O SWAROZYC na bacia do porto de Leixões 07/1973 / foto de Rui Amaro /.


Foi necessária a colaboração dos rebocadores MONTE CRASTO e MONTE XISTO, da APDL, vindos de Leixões, para fazer a entrega do navio ao largo da barra, manobra que decorreu duma maneira impecável, e que mostrou bem a perícia dos pilotos da barra que dirigiram as manobras, dados os condicionalismos da barra e porto, de então.

Mais uma vez, durante as operações e manobras de saídas, ressaltaria os problemas e dificuldades do porto de Viana do Castelo no que se referia à facilidade de manobra e fundeamento para a entrega de navios daquelas dimensões.

O protocolo de entrega do MAJOR SUCHARSKI, nome de um herói Polaco da Segunda Guerra Mundial, foi assinado em Viana do Castelo, estando os estaleiros Polacos representados por uma comissão de recepção constituída pelo presidente, o engenheiro construtor naval Wladyslaw Sudwoj, e os Slawomir Rejment, Edmund Winstewski e Wladyslaw Szymanski; os eataleiros de Viana estavam representados pelos seus Administradores Dr. Luis Lacerda e Eng. Francisco Eugénio Martins.

Todos os ensaios de recepção decorreram com plena satisfação sendo a qualidade da construção Portuguesa muito elogiada pelos técnicos Polacos. Referiram também o seu apreço pela capacidade de construção demonstrada pelos ENVC, ao fazerem a entrega anteciparam-se ao prazo contratual.

No decorrer das reuniões realizadas nos estaleiros foi apresentada ao técnicos Polacos a maqueta e exposto o plano de desenvolvimento e de expansão a realizar nos anos que se seguiriam, em dependência com o desenvolvimento futuro do porto de Viana do Castelo. Foi especialmente ressaltado que, dentro do planeamento existente, era possível ter, a curto prazo, na primeira fase de expansão uma doca de flutuação e um cais de aprestamento que permitiriam receber novas encomendas e realizar em Viana todo o acabamento.

A fabricação dos restantes quatro cascos, que prosseguia activamente nas diversas oficinas, foi também apreciada pelos técnicos Polacos que novamente mostraram o seu inteiro agrado pela qualidade e nível técnico da construção.


MARIAN BUCZEK / postal da POL /.


A entrega do último navio estava prevista para Dezembro de 1974, completando-se assim uma das maiores encomendas para exportação executadas por estaleiros Portugueses de que muito se pôde orgulhar Viana do Castelo.

Alguns destes navios já escalaram portos Portugueses, incluindo LEIXÕES, nomeadamente o MAJOR SUCHARSKI empregue no tráfego inter-oceânico regular.

http://www.shipsnostalgia.com/gallery/showphoto.php/photo/242105/title/major-sucharski/cat/510

MAJOR SUCHARSKI – Constr. 92/ Imo 7325851/ 153m/ 8.756tb/ 18 nós; 04/07/1973 flutuação nos E.N.V.C., Viana do Castelo; 23/07/1973 entrega do casco e superstruturas à Centromor, Polónia; 01/01/1974 entrega da construção completa pelo estaleiro Stocznia Gdynia, Gdynia, à Polish Ocean Lines, Gdynia; 1997 DIAMOND RAY, interesses estrangeiros; 07/10/1998 chegava a Alang, Índia, para desmantelamento.

http://www.shipspotting.com/gallery/photo.php?lid=142723

http://www.shipsnostalgia.com/gallery/showphoto.php/photo/263895/title/marian-buczek/cat/510

MARIAN BUCZEK - Constr. 92a/ Imo 7362794/ 153m/ 8.756tb/ 18 nós; -- / -- / 1974 flutuação na LISNAVE, Almada, Lisboa; -- / -- / 1974 entrega do casco e superstruturas à Centromor, Polónia; 08/1974 entrega da construção completa pelo estaleiro Stocznia Gdynia, Gdynia, à Polish Ocean Lines, Gdynia; 1997 MARIAN, nome encurtado para a viagem de entrega aos sucateiros; 15/11/1997 chegava a Alang, Índia, para desmantelamento.

O casco e superstruturas do MARIAN BUCZEK por subcontrato dos E,N,V.C.

ARYA SUN – Constr. 93/ Imo 7362835/ 153m/ 9.206tb/ 18 nós; -- / -- / 1974 flutuação nos E.N.V.C., Viana do Castelo; -- / -- /1974 entrega do casco e superstruturas à Centromor, Polónia; 06/1974 entrega da construção completa pelo estaleiro Stocznia Gdynia, Gdynia, à Arya National Shipping Lines, Teheran; 1980 IRAN SEEYAM, mesmo armador; 1999 registo retirado do LR.

http://www.shipspotting.com/gallery/photo.php?lid=321486

http://www.photoship.co.uk/JAlbum%20Ships/Old%20Ships%20I/slides/Iran%20Kalam-01.html

ARYA SEEM – Constr. 94/ Imo 7385150/ 153m/ 9.206tb/ 18 nós; 28/06/1974 flutuação nos E.N.V.C., Viana do Castelo; -- / -- / 1974 entrega do casco e superstruturas à Centromor, Polónia; 01/1975 entrega da construção completa pelo estaleiro Stocznia Gdynia, Gdynia, à Arya National Shipping Lines, Teheran; 1980 IRAN KALAM, mesmo armador; 23/12/1989 chegava Gadani Beach, Paquistão, para desmantelamento.

http://www.shipspotting.com/gallery/photo.php?lid=575517

ARYA ZAR – Constr. 95/ Imo 7385162/ 153m/ 9.206tb/ 18 nós; 08/01/1975 flutuação nos E.N.V.C., Viana do Castelo; -- / -- / 1975 entrega do casco e superstruturas à Centromor, Polónia; 06/1975 entrega da construção completa pelo estaleiro Gdanska Lenina, Gdansk, à Arya National Shipping Lines, Teheran; 1980 IRAN SALAM, mesmo armador; 28/06/2003 chegava a Mumbai, India, para desmantelamento.

http://www.shipspotting.com/gallery/photo.php?lid=177152

SWAROZYC – Rebocador/Quebra Gelos de alto-mar/ Imo 5346801/ 50,04m/ 712tb/ 1.850 Ihp/ 10nós; 1944 lançado à água como FAIRPLAY XX, Fairplay Schlepperdampfsschiffs – Reederei Richard Burchard, Hamburgo; 04/1948 entregue por Amsterdamsche Droogdok Mij, Amesterdão, como SWAROZYC à Polimex – Polish Export & Import Co. Szczecin; 1951 SWAROZYC, Governo polaco, gestores Polratox – Polish Ship Salvage Co., Szczecin; 196x SWAROZYC, Polratox – Polish Ship Salvage Co., Szczecin; 03/1979 chegava a Gdansk para desmantelamento pelo sucateiro Raduna Repair Yard.

Fontes: O Comércio do Porto, Lloyd's Register of Shipping, Polship, Ships Nostalgia; Shipspotting-

Rui Amaro

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