terça-feira, 26 de julho de 2011

REBOCADOR "AVESTRUZ" NO LUGAR DO CAIS DA RIBEIRA (PORTO)

 O rebocador AVESTRUZ amarrado no lugar do cais da Ribeira (Porto) / cartão postal da cidade /.

O cartão postal acima mostra um pormenor do porto comercial do Douro no lugar do cais da Ribeira, margem direita, aspecto obtido na década de 20 do século XX, com a presença de alguns navios de comércio, além de rebocadores e embarcações das fainas fluviais.
Em primeiro lugar surge-nos o rebocador AVESTRUZ, da Companhia de Pesca e Navegação, do Porto, ladeado por barcaças do carvão, e um pouco mais recuado vê-se uma laita e, dificilmente visível, outro rebocador que segundo dizem era o DOURO PRIMEIRO, da Companhia Nacional de Navegação, que naquela época tinha bastante serviço no Douro, além do movimento substancial de rebocagem de laitas de carga entre o Douro e Leixões e assistência às manobras dos navios, nomeadamente daqueles pertencentes ao seu armador, o qual chegou a ter um dos seus rebocadores registados na capitania do porto do Porto, que possivelmente terá sido o TEJO. O DOURO PRIMEIRO aqui no Norte era mais identificado como DOURO DE LISBOA.

O DOURO PRIMEIRO conduzindo uma típica fragata do Tejo, década de 50. Ao longe distingue-se o rebocador GUADIANA da SH / cortesia de Nuno Bartolomeu /.

À esquerda na fotografia distingue-se o que parece ser parte do vapor IBO, também da Companhia Nacional de Navegação, que mantinha serviço regular de cabotagem entre Lisboa e Douro/Leixões.
Mais próximo do cais encontra-se outro vapor de casco claro, de nacionalidade Norueguesa e pertencente ao armador A/S Thor Thoresen, de Oslo, que mantinha ligação regular com a Noruega, e que se manteve depois da sua integração do serviço na armadora Fred, Olsen & Co., de Oslo, e é possível que esse vapor seja, pelo tamanho do nome, o SALAMANCA.
O rebocador AVESTRUZ foi construído em 1919 num dos estaleiros do rio Ave, e em 1927 foi vendido e regressou a Vila do Conde, embora continuasse a operar também no Douro/Leixões. 
Fonte: Francisco S. Cabral, Porto
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

2 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

O DOURO PRIMEIRO esteve registado aí no Douro muitos anos. Ainda navega em Lisboa com o nome ALA

Rui Amaro disse...

O meu pai que se dedicava a modelar miniaturas de embarcações chegou a fazer uma do DOURO PRIMEIRO, que aqui no Douro/Leixões era conhecido pelo DOURO DE LISBOA, modelo esse que o então Ruizinho acabou por o ir mandando para "breaking up".
Saudações maritimo-entusiástiacas
Rui Amaro