Será que alguém poderá dar um nome ao rebocador que se mostra em primeiro plano envolvido em material flutuante da AGPL no porto de Lisboa no ano de 1929. O paquete que se distingue como fundo é um dos da série RMS ALMANZORA, da Mala Real Inglesa, que naquela época escalavam o estuário do Tejo.
De acordo com o dono da foto, um membro da página SHIPS NOSTALGIA, o nome parece terminar em …EILHA, no entanto não se consegue distinguir o nome à proa se é o que está por baixo da faixa pintada de branco, ou se é o que parece mais destacado um pouco mais atrás, que também se confunde com uma estrutura do próprio rebocador, e parece terminar em ...HAFRE, e como tal ler-se-á MILHAFRE, de cujo nome existiram dois, dos quais abaixo se junta detalhes fornecidos amavelmente pelo colega Reinaldo Delgado do BLOGUE NAVIOS E NAVEGADORES, um dos bons "experts" nestas pesquisas.
Milhafre 1 – (O que está em causa) – construído em Inglaterra 1912 Milhafre 2 – (O que não está em causa) - construído em Hamburgo em
1914 - Pertenceu à Parceria Geral de Pescarias e esteve matriculado em Ponta Delgada.
Vamos ao 1
1º Registo disponível já desde Janeiro de 1914 – Armador: António M.
Silva, Lisboa
2º Registo disponível já desde Janeiro de 1924 – Armador: Empresa de Rebocadores do Tejo, Lda., Lisboa Outros detalhes:
Nº Oficial: 422-E – Iic.: H.M.I.F. – Registo: Lisboa Tab 83,99 t Tal 6,23 t Pp 23,05 mt Boca 5,20 mt Pontal 2,40 mt
5 tripulantes.
Desaparece dos registos em 1934 (não está no Miramar/Lloyds ton inferior a 100t) No ano de 1934 não consta como navio naufragado, mas... (sem confirmação) Imagino que possa ter sido comprado por João António Júdice Fialho, neste mesmo ano passando desde então a ficar com as seguintes características:
Nome "Galgo"
Nº Oficial: 616 - Iic.: C.S.C.B. – Registo: Portimão
Construtor: Ross & Duncan, Glasgow, 1911 (?) Tab 75,26 t Tal 20,86 t Pp 25,65 mt Boca 5,18 mt Pontal 2,60 mt Maq João Peres, Lisboa (1911) 1:Cp 2:Ci 235 Ihp.
Imensamente grato por qualquer informação
Rui Amaro
5 comentários:
O Galgo era um rebocador diferente. Estão aqui os detalhes que eu tenho.
David
==============
75grt 21nrt 25.65/27.10 x 5.18 x 2.6m
blt 1887 McGill & Gilmour, Irvine (Yd 2)
C2cy 235ihp 10kn Ross & Duncan
1887 Ross & Duncan, Glasgow [unregistered]
1887 Companhia Marítima Portuense de Reboques e Salvadego, Porto as GALGO (PRT flag)
1911 rebuilt at Lisbon
1911 João António Júdice Fialho, Faro (PRT flag, reg Portimão, ON 616, c/s CSCB)
1938 Júdice Fialho & Cia, Faro
??
Parece que MILHAFRE (1) estêve reconstruído como LUSI I. Dure visto em 2010 encontros afundados em Alhos Verdes.
http://lmcshipsandthesea.blogspot.com/2010/08/alhos-vedros-ultimo-cais.html
MILHAFRE foi rebatizado em algum dia MILHAFRE PRIMEIRO. Eu penso que o último operador de LUSI mim era agente Big International Marítima, mas quem tem detalhes da história precedente deste rebocador?
http://www.portodelisboa.pt/portal/page/portal/PORTAL_PORTO_LISBOA/NAVIOS_PILOTAGEM/EM_PORTO?navio=LUSI%20I&nimo=2223336
David
O rebocador mistério era o MILHAFRE
dos agentes de navegação James Rawes & Co, Ltd, de Lisboa.
1912 construído pelos estaleiros Britânicos Scotts, Bowling - 23m/79tb.
Só tinha uma lembrete e eu ver que havia outra resposta há muito tempo que não vejo. Minhas desculpas. Claro que é fácil de ver o "Milhafre" agora!
Então, tentando juntar tudo::
84grt 6nrt (later 79grt) 23m
built 1912 Scott & Sons, Bowling (Yd 233)
steam 250ihp, Gauldie, Gillespie & Co, Glasgow
19xx new engine 600bhp
30/04/1912 launched for John Stewart & Co, Glasgow for James Rawes & Co, Lisbon as MILHAFRE (PRT flag, reg Lisbon, ON ??]
1912 delivered
1912 Antonio M Silva, Lisbon.
19xx Empresa de Rebocadores do Tejo Lda, Lisboa
1924? renamed MILHAFRE PRIMEIRO
19xx Navegação Fluvial e Costeira de Julio da Cruz & Rui da Cruz Ltda, Lisbon as LUSI I
19xx BIG International Marítima, Lisbon
2002 arrived at scrapyard of Baptistas - Reciclagem de Sucatas SA at Alhos Vedras.
by 2010 lying semi-submerged at Alhos Vedras
Provavelmente algumas da seqüência não é certo, então eu gostaria de receber ainda mais clareza.
E o mais importante, quem era o proprietário em 1929 quando a foto foi tirada?
Obrigado novamente a todos
David
Ver Link
http://naviosavista.blogspot.pt/2013/11/rebocador-milhafre-primeiro.html
Enviar um comentário