domingo, 13 de novembro de 2011

RECORDANDO O AFUNDAMENTO DO VAPOR "COSTEIRO SEGUNDO" EM 1952

 o vapor COSTEIRO SEGUNDO demandando o porto de Leixões em finais da década de 40 / (c) Foto Mar, Leixões /.

COSTEIRO SEGUNDO – Imo 5607607/ 52m/ 486tb/ 9 nós; 11/1933 entregue pelo estaleiro da Companhia União Fabril, Barreiro, à Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes., Lda., Lisboa; 14/09/1952 afundou-se ao largo do Cabo Sardão, devido a colisão com o vapor Francês PENTHIEVRE. A tripulação constituída por 17 homens, foi salva e recolhida a bordo daquele navio Francês que seguia de rumo ao norte da Europa, e ao seu encontro largara do Tejo o salvadego PRAIA DA ADRAGA, do mesmo armador do vapor afundado, para onde embarcaram os náufragos que vieram para Lisboa, onde chegaram de madrugada.
O COSTEIRO SEGUNDO procedia do Pomarão, rio Guadiana, com minério das minas de Aljustrel para o Barreiro.

 O vapor COSTEIRO em operações comerciais no cais de Alcoutim / Diário de Lisboa /.

O pequeno vapor COSTEIRO SEGUNDO era um visitante do porto do Douro, em cuja barra estivera encalhado na década de 40, sem consequências de maior, onde vinha, regularmente com carregamentos completos de enxofre para a CUF, de Vila Nova de Gaia, carregados em cais fluviais do rio Guadiana.
PENTHIEVRE – imo 1165893/ 82,4m/ 1.599tb/ 9 nós; 02/1920 entregue por Grangemouth Dockyard, Grangemouth, como CASSARD à Compagnie Nantaise des Chargeurs de L'Ouest, Nantes; 1948 PENTHIEVRE, Compagnie Nantaise des Chargeurs de L'Ouest, Nantes; 07/09/1959 chegava a Savona para desmantelamento em sucata.
Fontes: Imprensa diária; Miramar Ship Index.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.

Sem comentários: